Na Política

Biblia Online

05/03/13 | 12:43h (BSB)

Vice-governador prestigia solenidade dos 178 anos da PM/SE

Na noite desta segunda-feira, 4, o vice-governador Jackson Barreto representou o governador Marcelo Déda na solenidade que celebrou os 178 anos da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) completados no último dia 28 de fevereiro. O ato ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Dentre os atos realizados, ocorreu a condecoração de 48 autoridades civis e militares com a Medalha do Mérito Policial Militar. A solenidade foi o ponto uma série de atividades realizadas para celebrar o aniversário da corporação, que envolveu competições esportivas, exposição no Shopping Riomar e a realização de atendimento gratuito, dia 1º de março, por profissionais do Hospital da Polícia Militar (HPM), no Bairro Santa Maria, entre outras ações.

 

O vice-governador foi recepcionado pelo comandante da PMSE, coronel PM Maurício Iunes, que expôs os novos fardamentos, equipamentos, armas, munições e viaturas recentemente adquiridas pelo Governo do Estado e incorporadas à PM. “A Polícia Militar é a instituição mais respeitada do nosso Estado. Ela detém uma história de bravura e de muitos serviços prestados à sociedade sergipana, não apenas na área específica de segurança, mas também operando na humanização da nossa sociedade”, ressaltou Jackson Barreto, ao relatar ações como a realizada na última semana com prestação de serviços de saúde no bairro Santa Maria, na capital.

 

“Fiquei impressionado com o gesto dos militares da área da saúde, médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas prestando serviços à população. Nós estamos vendo a Polícia Militar de Sergipe brilhar pela competência dos seus quadros, pelo comando que assume de fato a sua posição, pelo trabalho desenvolvido pelo governador Marcelo Déda em, além de melhorar o salário, equipar a Polícia Militar de Sergipe com o que há de mais avançado em tecnologia, estrutura, armamentos e viaturas para viabilizar a prestação de serviços cada vez melhores à população sergipana”, relatou o vice-governador, ao descrever o processo de evolução que transformou a PM sergipana numa das referências do país.

 

Restruturação

O comandante da corporação, coronel Maurício Iunes relatou a sua satisfação em colaborar nesse processo histórico de restruturação da PMSE. “Comemorar 178 anos de história com a atual situação de evolução da Polícia Militar sergipana é motivo de orgulho e satisfação para toda a população sergipana. Estamos trabalhando por essa restruturação da nossa briosa corporação, para que possamos oferecer um serviço cada vez mais qualificado ao povo sergipano”, evidenciou o comandante.

 

Ainda segundo o coronel Iunes, a determinação do governador Marcelo Déda é de que a corporação esteja pronta e equipada. “Todas as necessidades que tínhamos, estamos solucionando no dia de hoje com entrega de novos fardamentos, iniciando o processo de substituição de viaturas, com 200 novos veículos (entre picapes e automóveis), 45 mil cartuchos de munição (diversos calibres), cinco mil pares coturnos (as botas utilizadas pelos militares), oferecendo tudo o que se faz necessário para que o policial esteja motivado e, desta forma, ofereça um serviço de qualidade para a nossa sociedade”, descreveu o coronel Maurício Iunes.

 

Condecoração

Na presença de diversos oficiais e praças que hoje compõem a reserva, ex-comandantes, diversas autoridades civis e militares e familiares dos seus integrantes, a PMSE homenageou diversas personalidades que contribuíram, em suas respectivas esferas de atuação, com o trabalho da Polícia Militar com a Medalha do Mérito policial Militar. Dentre os homenageados estavam o controlador Geral do Estado, Adinelson Alves; o delegado da Polícia Civil, André Baronto, diversos integrantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o empresário Fabiano Oliveira, entre outras personalidades.

 

Homenagem Especial

Também foi prestada uma homenagem especial aos cinco policiais militares do Batalhão de Choque que, com sua iniciativa e coragem, minimizaram os efeitos do trágico incidente com o trio elétrico no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, no último Carnaval. Receberam a homenagem os militares: Primeiro-Sargento Cledivaldo Souza Santos, Cabo Sérgio Rosa Nascimento, Soldado Nivaldo dos Santos, Soldado Adeilson José de Deus e Soldado Ewaldo Brito de Souza. A corporação também prestou uma homenagem reconhecendo os relevantes serviços prestados à PM pelo soldado Alexsandro Silva dos Santos, assassinado em 15/07/2011, representado no ato pela viúva Elaine Cristina dos Santos Vieira.

 

“Devemos agradecer à Deus que permitiu estarmos aqui para receber esse reconhecimento do nosso vice-governador e do comandante Geral, além dos representantes da Polícia Militar que resolveram nos oferecer essa homenagem pelo ato que fizemos. Quero agradecer a todos que me apoiaram e dizer que fizemos o nosso dever e faremos sempre que for necessário”, afirmou, emocionado, o soldado Nivaldo dos Santos, que dirigia a picape do Batalhão de Choque que conseguiu conter o trio elétrico na referida ocorrência, evitando que dezenas de outras pessoas fossem vitimadas na tragédia.

 

Após o desfile das diversas unidades operacionais da PMSE, houve uma demonstração de uma ação de retomada de reféns realizada pelo Comando de Operações Especiais (COE) em parceria com o Grupamento Tático Aéreo (GTA).

 

Participação

Também prestigiaram a solenidade o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, o comandante do 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, coronel Sebastião Roberto de Oliveira; o comandante da 19ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM) também do Exército Brasileiro, coronel João Batista Basílio dos Santos; o representante do comando do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente Silas de Almeida Morais; o coronel PM Carlos Augusto de Lima Bispo, chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, o sub-chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, major PM Eduardo Henrique dos Santos, dentre outras autoridades civis e militares.

 

Da ASN



19-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter