Na Política

Biblia Online
`
Eron Ribeiro

01/08/18 | 22:19h

O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), sancionou a aprovação para a mudança da Avenida Heráclito Rosenberg, que passará ser chamada de Construtor José Carlos Silva, pai da esposa do chefe do Executivo. O projeto para essa alteração, foi apresentado pelo vereador Nitinho Vitale (PSD), presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).


Socorro

Em Nossa Senhora do Socorro o prefeito Padre Inaldo (PC do B), Já declarou apoio à reeleição do deputado Luciano Bispo (MDB), presidente da Assembleia Legislativa (AL). Segundo ele, Bispo é um nome que faz parte do grupo político e tem sido muito leal com sua pessoa.

Barra

Na Barra dos Coqueiros, o prefeito Airton Martins (MDB), lançou o seu irmão para concorrer uma das 24 vagas para Assembleia Legislativa (AL), no próximo pleito eleitoral. Antes ele apoiou outros nomes e agora afirma que vai apoiar um pré-candidata do próprio município.

São Cristóvão

No município de São Cristóvão, poderá haver uma divisão no apoio para a eleição de deputado estadual. O prefeito Marcos Santana (MDB), podendo apoiar a reeleição do deputado Francisco Gualberto (PT), enquanto o seu vice-prefeito Adilson Júnior, irmão de Fábio Henrique indo apoiar a reeleição de sua cunhada deputada estadual Silvia Fontes (PDT).

CPI

Na sessão passada que ocorreu na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a CPI da Saúde ouviu representantes do Hospital Filantrópico São José, que confirmaram algumas pendências nos repasses do município e um valor maior do Estado. Para o presidente da CPI, vereador Seu Marcos (PHS), essa investigação tem sido produtiva para esclarecer os fatos e corrigir o que for necessário.

Próxima

Nesta segunda-feira, 30, haverá uma nova sessão da CPI da Saúde, quando serão ouvidos os dirigentes do Hospital Santa Izabel. Os parlamentares informaram que será mais uma oportunidade para saber como ocorre os repaces dos governos para essa Casa de Saúde.

Final

Com a apresentação do relatório que foi lido pelo vereador Dr. Manoel Marcos (PSB), foi anunciado o final da CPI do Lixo que teve também o relatório paralelo do vereador Elber Batalha (PSB), que acrescentou algumas informações. Por maioria de votos foi aprovado o relatório do vereador Dr. Marcos que solicitou o final dos trabalhos. "Será encaminhado para os órgãos competentes todo trabalho realizado pela Comissão!",falou o vereador Vinicius Porto (DEM) que comandou todo trabalho.

Repercussão

Segundo o vereador Professor Bitencourt presidente estadual do PC do B em Sergipe, a repercussão foi positiva da pré-candidata para presidente da República Manuela D,avila em Aracaju na última segunda-feira, quando participou de encontros com aliados e representantes de classes. Segundo o parlamentar, a pré-candidata é uma jovem que está no seu segundo mandato como parlamentar no Rio Grande do Sul e representa um nome novo para comandar o país.


Por Eron Ribeiro

Eron Ribeiro

20/02/18 | 09:32h

O deputado estadual Pastor Antônio dos Santos (PSC), denunciou a falta de segurança em Sergipe e afirmou que mesmo o vice- governador Belivaldo Chagas (MDB)assumindo o comando com a desincompatibilização do governador Jackson Barreto para disputar uma vaga no senado, os problemas vão continuar. Segundo o parlamentar, ele pertence ao mesmo sistema e vai seguir com o mesmo modelo de administração. "É um modelo que só tem prejudicado à população ",afirma.

Permanência
Depois de uma reunião com os demais integrantes da bancada de oposição ao governo na Assembleia Legislativa (AL), ficou definido que o deputado Geogeu Passos (sem partido) vai permanecer comandando o bloco que é minoria na Casa Legislativa Estadual. "Vamos continuar cobrando o que o governo promete e não faz", disse.

É normal
O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD), disse que é normal a oposição afirmar que o governo não trabalha e tem muitos problemas. Para o parlamentar, mesmo com os problemas econômicos que o país atravessa, o governo vem trabalhando muito com o objetivo de oferecer o melhor para à população e o bloco de oposição não entrega.

Por Eron Ribeiro

Eron Ribeiro

16/02/18 | 09:30h


O jornalista e radialista César Cabra, que foi coordenador de imprensa da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante a gestão do então presidente Vinicius Porto (DEM), é mais um reforço na assessoria de comunicação do Tribunal de Contas de Estado de Sergipe. Ele vai compor o setor que é comandado pelo jornalista Teotônio Neto, ex-prefeito de Carmópolis.

CMA

Os trabalhos na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em 2018 serão iniciados nesta terça-feira, 20 de fevereiro e não no dia 15, porque segundo o vereador Nitinho Vitalle (PSD) presidente da Casa, teve que melhorar o sistema de informática para melhorar as condições de trabalho para todos. Ele confirmou que o prefeito da capital Edvaldo Nogueira (PC do B) fará a leitura da mensagem de abertura dos trabalhos.

Rumo

O vereador de Aracaju Professor Bitencourt, que é presidente da Executiva estadual do PC do B em Sergipe, informou que o partido está apoiando a pré-candidatura do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) ao governo do Estado. O parlamentar disse que aguarda a composição da chapa majoritária para definir o grupo. “O PC do B terá grandes nomes para concorrer espaços na Alese, disse.

Não resolverá

O Secretário do Planejamento do Estado Rosman Oliveira, afirmou que mesmo com as mudanças que foram anunciadas de redução de gastos no governo em vários setores, mas os problemas financeiros não serão equacionados imediatamente. Segundo ele, será necessário um prazo para que toda situação seja normalizada, inclusive os salários dos servidores inativos e pensionistas.

Obras

Com o empréstimo que foi aprovado no final do ano passado na Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro de R$ 55 milhões, o prefeito Padre Inalo (PC do B) está iniciando algumas obras em seu segundo ano de gestão. Segundo informações de sua assessoria, no primeiro ano ele tentou resolver o pagamento de débitos que foram deixados por seu antecessor.


Por Eron Ribeiro

Eron Ribeiro

20/11/17 | 18:27h


O diretório Estadual do PMDB de Sergipe realizou um grande ato, com cerca de mil pessoas, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe para hipotecar integral apoio ao nome do vice-governador Belivaldo Chagas como pré-candidato do partido ao governo de Sergipe. O encontro foi comandado pelo governador Jacson Barreto e contou com a presença de membros do partido, que possui diretórios em 72 municípios.

Pagamento

O presidente da Assembleia legislativa (AL) de Sergipe deputado Luciano Bispo (PMDB) anunciou que já determinou ao Diretor Geral o pagamento dos salários de novembro e do 13º a todos os servidores da ALESE já nesta segunda-feira, 20, para quem for correntista do BANESE, terá os valores creditados, os demais bancos precisarão aguardar o tempo de compensação bancaria. “Graças a Deus conseguimos com os funcionários da casa, pagando em dia os salários e agora o décimo terceiro de todos os servidores”, comemorou Luciano Bispo.

Filiação

O radialista Alex Carvalho, filia-se ao PHS e é pré-candidato à uma das vagas para a Assembleia legislativa (AL) no próximo pleito eleitoral. Segundo o comunicador, outros colegas já tiveram sua oportunidade e ele também espera esse reconhecimento da população pelos seus relevantes serviços prestado ao povo sergipano. “vou disputar de forma leal e conversando com o povo dos bairros de Aracaju e no interior”, falou.

Concurso

O deputado Luciano Bispo (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa (AL) informou a realização do concurso público para a Casa Legislativa Estadual de Sergipe, que sua elaboração está em fase final na elaboração para ser lançado. “Estamos concluindo toda parte burocrática para apresentarmos a sociedade o nosso concurso para a Assembleia Legislativa, que é o primeiro da história da casa”, finalizou.

PEN

João Tarantela é o novo presidente do Diretório do PEN em Sergipe em lugar do deputado estadual Robson Viana e disse que a mudança na direção do partido, é porque não concorda o modelo de administrar da atual gestão estadual. “Não passei a arrasteira em ninguém e só vai ficar quem estiver de acordo com a linha do partido que vai disputar o governo do Estado”, afirmou.

Redução

O vereador Nitinho Vitale (PSD) presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), disse que atendendo uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPE), já reduziu o numero dos cargos comissionados na Casa e até o final do ano haverá mais exonerações. “Vamos atender ao pedido dos órgãos fiscalizadores e só vai ficar aqueles servidores que foram atendidos pela instituição fiscalizadora”, garantiu.

Indefinido

O senador Eduardo Amorim (PSC) disse que o seu grupo politico tem três nomes para disputar o governo em Sergipe e que além do seu nome, o senador Valadares (PSB) e o deputado federal André Moura (PSC) são os outros dois enquanto outras coligações estão com dificuldades para apontar nomes. “Mas só iremos definir no inicio do próximo ano porque no momento estamos pensando é em trazer recursos para Sergipe”, colocou.

Auditoria

O vereador Seu Marcos (PHS) está solicitando uma auditoria no Hospital de Cirurgia em função da suspensão das cirurgias por atraso dos salários dos seus funcionários que ocorre com muita frequência. “Precisamos saber os valores que são repassados pelos governos, principalmente pelo municipal e onde são aplicados e esperamos que o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual onde protocolei documentação pedindo providências, venham agir porque o povo pobre não suporta mais isso”, espera.

Adiada

O vereador Elber Batalha (PSB) falou que a oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), se retirou do plenário, para evitar a aprovação do empréstimo da prefeitura Municipal de Aracaju (CMA) no valor de RS 100 milhões, dando como garantia para a Caixa Econômica Federal, o FPM. “O parlamentar espera que nessa semana quando o projeto for novamente colocado na pauta, não coloquem o FPM como garantia porque poderá comprometer mais ainda a situação do servidor”, disse.

Discordância

O vereador Professor Bitencourt (PC do B) que é o líder da bancada de situação na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), não concorda com a versão da oposição, alegando que o FPM pode ser colocado como garantia no empréstimo da Prefeitura de Municipal de Aracaju (PMA), para o empréstimo com a CEF e não ira comprometer a situação do servidor. Segundo o parlamentar outros Poderes já votaram e não houve problema e só está acontecendo em Aracaju. “São recursos para conclusão de obras que foram deixadas dessa a pen ultima gestão e o povo precisa”, comentou.

 

Eron Ribeiro o repórter que chega primeiro", assim Eron é aclamado carinhosamente pelos colegas de profissão. Como jornalista e radialista, Eron Ribeiro faz parte da equipe de reportagem da Rádio AM há mais de 20 anos, presta assessoria de imprensa parlamentar, e desde 2010 colabora com o portal Universo Politico.com agora Na Política.

Pr. Luiz Antonio

26/10/17 | 16:29h

Lembro-me que, quando eu era adolescente, ficava olhando alguns meninos da minha idade passeando de Mobyletti ou de Garelli (quem é desse tempo sabe do que estou falando), ou seja, motonetas que eram moda na época e com as quais eu ficava sonhando. Hoje eu tenho carro próprio, mas, às vezes, me pego olhando para outros veículos e continuo sonhando (agora com os carros). Lembro-me que uma vez eu estava com uma equipe de músicos saindo de uma igreja – onde havia realizado um culto muito abençoado – e estávamos indo para outra igreja. Parei num semáforo ao lado de um carro muito bonito e comentei: “Nossa! Que carro bonito!” Então, um dos músicos disse assim: “Bonito é esse em que nós estamos”. Na verdade, aquilo foi como uma tapa com luva de pelica, ou seja, eu já estava num carro muito bom e estava admirando o outro.

 

Parece que nós estamos sempre insatisfeitos. Deixamos de olhar, reconhecer e, até mesmo, agradecer pelo que temos, e sempre olhamos para outra coisa que não temos. Na verdade, acho que devemos sempre sonhar com coisas melhores, mas isso não nos dá o direito de sermos insatisfeitos com o que temos. Deveria ser mais ou menos assim: “Meu Deus, muito obrigado por tudo o que tens feito e por tudo o que tens me dado. Agradeço pelos teus cuidados na minha vida e pelo favor que tens tido para comigo, mesmo sem eu merecer. E, como sei que o Senhor é um Deus de bondade infinita, ousadamente quero lhe dizer que ainda quero mais. Amém!”.

 

Acho que aí fica de bom tamanho, porque estaremos agradecendo, sinceramente, pelo que temos e, ao mesmo tempo, reconhecendo que Deus pode nos dar muito mais. Porém, se ficarmos insatisfeitos com o que temos, iremos murmurar e reclamar de tudo, o que, com certeza, trará tristeza ao coração do nosso Deus que tudo faz por nós. Aconselho você a que comece a fazer uma lista de tudo que tem, e de tudo de bom que acontece em sua vida. Possivelmente ficará abismado com a bondade de Deus para com você. O apóstolo Paulo disse que havia aprendido a viver em todas as situações, tanto na escassez como na fartura. Que seja assim conosco também e que saibamos viver em todas as situações.

 

Já ouvimos tanto sobre crise nesses últimos dias, mas pare para pensar se tem lhe faltado o suficiente. Deus não tem cuidado de você? Quando você menos espera, uma porta não tem sido aberta? Quantas vezes você já esteve diante de situações que pareciam não ter saída? Mas Deus cuidou de você, e o socorro veio de onde você menos esperava. Não sei como está sua vida nesse momento, e nem o quanto essa tal crise já afetou suas finanças, seu ânimo, sua família. Mas, com certeza, as palavras de Davi sempre poderão ser repetidas por todos aqueles que crêem: “Já fui moço, hoje sou velho, mas, nunca vi um justo mendigar o pão”.

 

Pare de falar em crise e lembre-se: uma das mais terríveis crises que o povo hebreu enfrentou, foi a de peregrinar por quarenta anos no deserto rumo à terra prometida. Porém não encontramos em outro lugar da Bíblia Sagrada tantos milagres de prosperidade e livramento. Não fale em crise, fale em fé; não fale do tamanho dos problemas, fale do tamanho do seu Deus. Não fique insatisfeito com o que tem, mas agradeça por tudo, mesmo pelas coisas mais simples. E outras que você nem imagina, Deus vai te dar.

 

Um forte abraço e até a próxima oportunidade se Deus disser que sim.

 

 *Luiz Antonio da Silva, ministro do Evangelho, é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular no bairro Jardins, em Aracaju, e Supervisor da igreja no Estado de Sergipe. Possui formação acadêmica em Teologia e graduação em Psicanálise Clínica, com pós-graduação em Teoria Psicanalítica. Também é graduado em Administração, com ênfase em Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. Apresentador do Programa Pense e Repense, de segunda à sexta, na TV Aperipê às 8h45 e na Rádio Aperipê FM e AM às 12h30, e do Programa No Caminho no www.youtube.com/c/pastorluizantoniodasilva. Colunista no Jornal Correio de Sergipe e no Portal NaPolítica. Contato: luantosilva@msn.com

 

Eron Ribeiro

08/08/17 | 08:49h


Senado

O deputado Luciano Bispo ( PMDB) presidente da Assembleia Legislativa ( AL ), defende a pré-candidatura ao senado federal do governador Jackson Barreto (PMDB) para concorrer uma das duas vagas na eleição do próximo ano. Segundo o parlamentar, Jackson já fez muito por Sergipe. "Lá em Brasília ele vai mostrar seu conhecimento e contribuir muito para o nosso Estado", afirmou.

Recesso

O vereador Fábio Meireles (PPS ), autor do projeto para reduzir às férias dos parlamentares na Câmara Municipal de Aracaju ( CMA ), disse que ficou bastante surpreso com a rejeição por maioria que aconteceu durante votação na Casa Legislativa. Segundo o parlamentar, não vai desistir e tentará novamente no próximo ano, porque considera importante para população.

Repasse

O deputado estadual Georgeo Passos (PRTB), denunciou que o governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação, não está fazendo o repasse dos recursos para o transporte dos estudantes em vários municípios. O parlamentar afirmou que onde ocorre essa situação, alguns prefeitos é que estão pagando. "Lamento existir esse recurso e o repasse não acontecer", falou.

CPI

O vereador Américo de Deus (Rede), espera que seu partido faça parte da CPI do Lixo na Câmara Municipal de Aracaju ( CMA ). Segundo o parlamentar, os integrantes de sua sigla partidária participaram assinando à instalação. "Espero que façamos parte dessa escolha para a investigação", colocou.

Respeito

O vereador Irã Barbosa (PT) solicitou da atual gestão municipal de Aracaju, mais respeito aos servidores, inclusive o magistério que não recebe o piso nacional desde janeiro deste ano. "Na gestão passada, em todos os níveis os professores da rede municipal de Aracaju receberam o piso nacional e é necessário esse reconhecimento",  disse.

Previdência

O ex-ministro da Previdência, Carlos Garba durante palestra realizada na Assembleia Legislativa ( AL ), afirmou que não têm necessidade de uma reforma na Previdência no Brasil e o estão colocando é mentira. Segundo ele, a dificuldade é que houve um número muito grande de desempregados no país e o atual governo está promovendo um desmonte, comentou.



Eron Ribeiro

04/08/17 | 08:08h

Retorno

O advogado e ex-vereador Renilson Felix (DEM) pode voltar à Câmara Municipal de Aracaju ( CMA ). É que o vendedor Manoel Marcos (PSDB), pode assumir uma Secretária e como Renilson é o primeiro suplente, ocuparia a vaga. Apesar de não ter confirmado a sua ida para o Poder Legislativo, o Democrata disse que não tem problema algum em conversar com o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) e descarta a possibilidade de deixar o partido.

Expectativa

O vereador Cabo Amintas (PPS) disse que sua expectativa para o segundo semestre de 2017 na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), é que a CPI do Lixo seja instalada para apurar os contratos da atual gestão e das anteriores em Aracaju. "Não estamos querendo investigar o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), mas para onde está indo o dinheiro público e permitir falta de transparência", disse o parlamentar.

Matrícula

O vereador Seu Marcos (PHS ) que uma das indicações que o deixou bastante feliz no primeiro semestre, foi a aprovação da matrícula pela Internet já no início do próximo ano na rede mundial de educação em Aracaju. Segundo o parlamentar, essa propisitura vai evitar que às pessoas fiquem dormindo na porta das escolas para garantir uma vaga na rede pública. "Já conversei com a secretaria de Educação Cecília e nos garantiu que o trabalho já está sendo organizado", falou.

Socorro

No município de Nossa Senhora do Socorro, vários nomes que estão fazendo parte do grupamento do prefeito Padre Inalado (PC do B), estão querendo disputar uma cadeira no próximo ano na Assembleia Legislativa (AL), entre eles o Secretário de Assuntos Políticos Aeleo Argolo, o vice-prefeito Betinho (PMDB), e mais dois nomes que fazem parte do primeiro escalão da atual administração. O chefe do executivo, até agora não se manifestou dizendo que é muito cedo e que está pensando é em resolver os problemas que foram encontrados.

Câmara

Na Assembleia Legislativa ( AL ), os trabalhos serão iniciados também nesta terça- feira, 1°, e o presidente Luciano Bispo (PMDB) espera mais um semestre com muito trabalho. Segundo o parlamentar apesar das dificuldades financeiras, mas espera que com o trabalho do Legislativo e do Executivo os obstáculos sejam superados.

ALESE

O início dos trabalhos na Câmara Municipal de Aracaju ( CMA ), serão iniciados nesta terça- feira, 1° de julho. O vereador Nitinho Vitale (PSD) afirmou que espera mais um semestre produtivo e vai trabalhar com todos os seus pares.

Elogio

O vereador Vinicius Porto (DEM ) durante pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju ( CMA ), elogiou o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira ( PC do B), por estar pagando os servidores em dia. Segundo o parlamentar, essa atitude merece ser reconhecida mesmo com uma crise econômica que o país enfrenta, o problema foi resolvido e o funcionalismo não tem mais essa preocupação em relação ao pagamento.

Ilusão

O vereador Dr. Manoel Marcos (PSDB) afirmou que é uma ilusão de quem falou que ele poderia assumir uma Secretária na atual gestão municipal em Aracaju. O parlamentar afirmou que já está dando sua contribuição ao prefeito Edvaldo Nogueira ( PC do B), participando de sua bancada e votando nos projetos importantes para os aracajuanos.

Aberto

O ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), informou que é pré candidato ao senado federal na próxima eleição para disputar uma das duas vagas. Segundo o evangélico, mesmo fazendo parte de um grupo político, mas está aberto para conversar com qualquer outro agrupamento. "Daqui até o próximo pleito, poderemos ter alguma surpresa", disse.

O vereador Seu Marcos (PHS ), destacou a postura do deputado federal por Sergipe Fábio Mitidieri por ter mantido sua palavra. Segundo o vereador, não votou nele, mas é necessário reconhecer essa grande qualidade que dificilmente ocorre na política partidária.

O vereador Jason Neto (PDT), cobrou maior atenção do prefeito Edvaldo Nogueira ( PC do B), com os taxistas da capital na questão com aqueles que estão utilizando o novo aplicativo. O vereador afirmou que é necessário uma posição do chefe do executivo municipal, para não prejudicar esta categoria que vem somando prejuízos.

O deputado estadual Augusto Bezerra (PHS ), apresentou uma propositura na Assembleia Legislativa ( AL ), para que os agentes prisionais tenham gratuidade no transporte coletivo na capital e para o interior. Segundo o parlamentar já existe essa gratuidade, mas é necessário ser oficializada para que eles tenham o direito dos policiais militares e judiciários.



Thiago Paulino

11/05/17 | 09:49h

Por Thiago Paulino

 

Brasil. País que vive um período de transição.  Quem tem filho adolescente sabe  muito bem que transição é algo não tão fácil de atravessar.  A garotada  cresce, vem aquela  chuva de emoções fortes (provocada pelos hormônios, insegurança própria da idade) e às vezes é empurrada para a vida adulta sem ainda ter amadurecido.

 A democracia brasileira  e por consequência a cidadania do brasileiro também está buscando amadurecer. Tivemos aí uma longa interrupção durante o a Ditadura Militar no nosso agir político como um todo. Quando a democracia voltou,  ficamos muitos anos (digo isso de uma forma geral) reduzindo nossa participação política ao voto obrigatório. Mas um dia a vida cobra...  Como tudo são ciclos, as consequências de apenas participar votando uma hora chegariam.   Em junho de 2013  entramos na "adolescência".  Protestos e muitos protestos vieram em seguida, mas precisamos afinar esse agir político nas práticas do cotidiano.  Criar novos hábitos. Quando votamos, entregamos uma carta em branco para os representantes, mas o problema é que não criarmos hábitos de fiscalizar e acompanhar melhor a atuação dos nossos "representantes".  Formas de prestação de contas para a população é algo fundamental para estreitar esse laço.   

 

Vivemos em um país que  começa a perceber que do jeito que está não dá e não pode mais. Mas ainda precisamos fazer mais a nossa parte para mudar esse cenário. Estamos começando a perceber que é necessário amadurecermos politicamente para mudar enquanto país. E  buscando refletir como podemos instigar  ainda mais nossa cidadania política,  caro cidadão, pensei em 3  dicas:

 

1.  Fuja  dos posicionamentos extremos e não compre  discursos prontos.  Por mais  que tenhamos inclinações  que pendam para um deles, cheque informações e não repasse de imediato (na dúvida é até melhor silenciar). É preciso criar mais pontes e buscar soluções práticas, do que acirrar debates e ofensas.   Não incorpore discursos como: "A culpa da corrupção é PT"  ou "Lula foi quem tirou o povo da miséria".  O problema dos discursos prontos é que eles nunca enxergam nuances importantes, não buscam entender mais profundamente a questão e podem até ter alguns fragmentos de verdade.  Por exemplo, houve corrupção no governo do PT e os programas sociais e aberturas de universidades ajudaram muitas pessoas a sair de uma condição social desfavorável. Mas percebam que há uma diferença entre usar essas informações para olhar um todo que é mais complexo e requer mais esforço na busca de soluções. Para fugir dos discursos prontos busque informações, leia, observe e principalmente reflita. Os programas como bolsa família e a construção de universidades são méritos todos do Governo?  Será que a sociedade também não pressionou?  Eles são suficientes? E a corrupção? Se o PT  for extinto, ela acaba?   Será que todos no Partido dos Trabalhadores concordam com práticas ilícitas?  Parta dos seus questionamentos... isso é busque a reflexão.  

 

2.  Crie pontes e aprenda debater politicamente de forma respeitosa. Não deixe a emoção  falar mais alto principalmente com quem não conhecemos na internet (a falta do face a face não nos dá o direito de agredir ninguém).  Culturalmente somos torcedores...  mas  política não é final de Confiança X  Itabaiana ou Fla X Flu.   Discutir política é essencial, porém mais essencial ainda é o respeito ao próximo. É bom um certo grau de frieza para pensar nos argumentos colocados e buscar o bom senso nas respostas.  Já  vi amizade quase sendo desfeita por causa de radicalismos ideológicos.  Não precisa-se converter ninguém. Saber dialogar e entender o argumento é uma forma de ampliar a visão e crescer na concepção política.  

 

3. Participe, conheça e fiscalize -  a amadurecimento político vem como uma maior participação da cidadania.  Perceber que construir soluções  requer trabalho de muitos. Como anda a escola no meu bairro?  Como o vereador eleito está atuando? Fiscalize e se informe como os políticos - os nossos servidores - estão honrando seus salários. Temos que mudar outro hábito cultural de reclamar  dos políticos,  ver somente o erro no outro. Mude o disco da reclamação para o da ação (nem que a ação seja pressionar um gestor junto com a comunidade por conta da falta de um remédio em um posto). Pesquise  iniciativas de pessoas quem vem cotidianamente trabalhando por um Brasil melhor (e acredite são muitas e nos deixam com o coração cheio de esperança). O campo de trabalho é vasto e se abrir o coração, vão surgir oportunidades de fazer a diferença nesse cenário.   

 

 São  três  dicas,  instigado cidadão!  Vamos em frente... temos muito trabalho nesse país que vai muito mais além do que Lula e Moro.  

 

*Thiago Paulino é aracajuano, jornalista, roteirista e editor de texto.  Jornalista pós graduado em Jornalismo Cultural e Mestre em Mídia e Cultura. Colunista do NaPolítica com a Cidadania Instigada.

`


26-09-2018
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter