Na Política

Biblia Online

23/01/12 | 13:03h (BSB)

Valadares Filho: "Vamos trabalhar para um candidato único, e que seja do PSB"

Deputado quer alianças em torno do nome do PSB, e pede juízo aos partidos para escolherem o candidato que aglutine

Por Joedson Telles e Raissa Cruz

 

 

Em entrevista ao Universo Político.com, o deputado federal Valadares Filho comentou sobre a movimentação do PSB nesse momento que antecede a escolha entre ele e o deputado Adelson Barreto para o eleições para prefeito de Aracaju deste ano. Valadares Filho sustenta que o partido vai lançar seu próprio candidato e, inclusive, defende que esse nome seja o candidato único do bloco liderado pelo governador Marcelo Déda. "Nós vamos trabalhar para termos um candidato único, e que seja do PSB. Não vamos impor isso, mas sim trabalhar, dialogar, respeitando a todos para que seja um candidato do partido o escolhido", declarou ele. O deputado também comentou sobre a especulação de que Adelson Barreto seria barrado nessa disputa por ser de origem humilde, e disse da necessidade de não se confiar só nas pesquisas eleitorais: "não adianta escolhermos um nome que não tenha densidade eleitoral no grupo também". Confira:

 

Universo Político.com- Deputado, como estão as articulações no PSB para as eleições 2012 em Aracaju, já há alguma definição em torno dos nomes propostos?

Valadares Filho - Continuamos com as duas pré- candidaturas, a do deputado Adelson Barreto e a minha. O PSB está trabalhando da mesma forma dos outros partidos. Na última semana foi o PSC que apresentou a pré-candidatura do deputado Zeca, e agora é o momento dos partidos terem muita humildade, tranquilidade e juízo nessa discussão, e cada um fazer um programa de governo para Aracaju. O PSB vai começar a discutir esse programa debatendo temas importantes como a mobilidade urbana, saúde, educação, transporte público, a questão da zona de expansão, enfim, são momentos que o debate tem que aparecer.

 

UP - Quando o senhor fala que os partidos têm que ter juízo o senhor está ponderando que esse juízo seria na hora de escolher o candidato do grupo, ou os candidatos?
V.F.-
Não necessariamente isso. Eu acho que quando eu falo no juízo eu falo na tranquilidade. Juízo é uma palavra para reforçar o pedido de tranquilidade, que é o que todos os partidos já estão tendo. Não tem ninguém inquieto. Temos que continuar dessa forma com muita humildade para podermos no momento adequado, acredito que até maio, aprofundar isso, tendo uma definição de nome que possa apresentar um projeto para a sociedade aracajuana.

 

UP - O deputado Adelson Barreto disse que existe um acordo público de que o PSB escolheria o nome que estivesse em destaque nas pesquisas eleitorais, e que esse acordo foi feito inclusive com o senhor e com o senador Valadares. Existe isso?
V.F.-
Tivemos uma conversa com o deputado Adelson Barreto que é um grande amigo, pré- candidato a prefeito pelo nosso partido, que teremos uma discussão em torno do nome que tiver a maior facilidade de aglutinar e que também dê resultado para a sociedade. Não falo só em números, mas no nome que possa também aglutinar uma aliança com partidos, para que possam construir um grupo e ir para as ruas defender esse projeto político. Não adianta escolhermos um nome que não tenha densidade eleitoral no grupo também.

 

UP - Mas avaliando o que o próprio deputado Adelson Barreto falou, só o fato de ser um destaque nas pesquisas eleitorais já não move essa aglutinação do partido em torno desse nome?
V.F. -
Sim, pode acontecer. Eu acho que o que vai aglutinar o nome do partido é o nome que estiver bem, diante do povo. Eu acredito que quando se está bem perante a sociedade se consegue aglutinar o maior número de partidos. Quanto mais forte você é, você tem mais facilidade, mas não necessariamente consiga essa aliança porque muitas vezes se começa uma pesquisa com 40% e termina com 5%. O senador Valadares chegou em 2000 em primeiro lugar nas pesquisas com 40% e não foi eleito prefeito. Começamos com o nosso companheiro Adelson em 2008 disputando a prefeitura de Socorro com 70% nas pesquisas e durante a campanha isso não foi o resultado final infelizmente. Então a pesquisa é importante porque mostra que você está bem perante o povo, mas a aliança também é importante porque mostra que você tem uma militância política que acredita no seu projeto.

 

UP - É isso que vem acontecendo com o deputado Valadares Filho?
V.F. -
O deputado Valadares Filho não é o deputado Adelson Barreto. A questão é o PSB trabalhar no maior número de alianças, respeitando todos os partidos aliados, defendendo a unidade do bloco do governador Marcelo Déda, que isso é histórico para o PSB. Nós vamos trabalhar para termos um candidato único, e que seja do PSB. Não vamos impor isso, mas sim trabalhar, dialogar, respeitando a todos para que seja um candidato do partido o escolhido. Estamos abertos para dialogar com todos os partidos.

 

UP - Mantendo os índices de todas as pesquisas que são feitas hoje, mesmo assim o PSB negocia a candidatura com outro partido do grupo ou isso mostra, automaticamente, que tem que ser um candidato do PSB?
V.F. -
Nesse momento nós temos que ter humildade. Acho que temos que entrar com aquele nome que possa vencer. Entrar na eleição com uma boa aliança e eu tenho certeza absoluta que todos os partidos da base do governador Marcelo Déda terão essa avaliação no momento adequado.

 

UP - Como vocês recebem essas críticas que o deputado Gilmar Carvalho vem fazendo que Adelson nunca será candidato porque é de origem humilde?
V.F. -
Adelson é um grande deputado, que presta um grande serviço ao povo de Sergipe e merece o nosso respeito pelo grande líder que ele é.

 

UP - Há um pouco de sensacionalismo nessas colocações sobre Adelson?
V.F. -
Eu acho que é natural do processo eleitoral, mas o importante é que o PSB conhece Adelson e todo Sergipe conhece o homem público que ele é.

 

UP - Uma candidatura sua contra o ex-governador João Alves Filho mostra que Aracaju terá uma grande possibilidade de ver o "novo" contra um mais experiente?
V.F. -
Eu acho que nesse sentido o que será discutido em Aracaju será uma cidade que iremos projetar para um mundo moderno ou uma cidade que iremos projetar para o passado, e acho que nessa eleição será claro isso. Se continuarmos a dar passos largos no desenvolvimento de Aracaju ou se a cidade quer ir para trás. Nisso é o que a sociedade vai demonstrar o que prefere para Aracaju e eu tenho certeza que o povo de Aracaju é muito inteligente e progressista.

 

UP - As constantes críticas de Almeida Lima ao seu pai, o senador Valadares, e a sua pré- candidatura, como você vê isso?
V.F. -
Eu acho que não temos que focar nisso. Nesse momento temos que debater o que é melhor para Aracaju. É nisso que o PSB está focado.

 

Da redação Universo Político.com



18-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter