Na Política

Biblia Online

15/09/10 | 19:56h (BSB)

"A prioridade é construir e consolidar rede hospitalar capaz de tirar pressão"

Governador Marcelo Déda responde perguntas da TV Sergipe sobre sua candidatura ao governo

Nesta quarta-feira, dia 15, o governador e candidato à reeleição, Marcelo Déda (PT), foi entrevistado, ao vivo, no telejornal SE TV 1ª Edição, na TV Sergipe. Durante 10 minutos, o governador respondeu a uma série de perguntas dentre as mais diversas áreas da administração estadual, como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança.

 

Logo no início da entrevista, a apresentadora Susane Vidal perguntou o que o governador não conseguiu fazer no seu governo e os motivos que o levaram a disputar mais um mandato.

 

"Governar não é uma tarefa fácil e os governadores não são perfeitos. Temos, naturalmente, problemas para realizar tudo o que foi planejado. Conseguimos aplicar 80% do planejado na Saúde, Segurança e Educação. Conseguimos avanços significativos, mas queremos melhorar ainda mais. É essa vontade de concluir a obra e expandir os efeitos positivos do Governo que nos anima a disputar a reeleição. Temos humildade no reconhecimento que apesar dos avanços, ainda há muita coisa para fazer", respondeu Déda.

 

Questionado sobre a principal prioridade para o segundo governo, Déda posicionou a Saúde como a categoria que receberá maior atenção.

 

"A prioridade é recuperar a nossa Saúde. Construir e consolidar uma rede hospitalar capaz de tirar a pressão do Hospital João Alves. Infelizmente, quando cheguei, havia ausência de rede hospitalar no interior, estamos fazendo isso agora. Já temos seis hospitais entregues: o de Lagarto, Poço Redondo, Simão Dias, Boquim, Porto da Folha e Poço Verde, temos ainda mais oito para entregar. Quando esse sistema estiver funcionando, teremos uma menor demanda sobre o João Alves. E vamos completar essa obra separando o hospital do câncer do João Alves", pontuou o petista.

 

O atual modelo das Fundações de Saúde também foi indagado pela apresentadora. Ela quis saber se haverá modificação. O governador respondeu afirmando que nenhum modelo é perfeito, e qualquer colaboração que venha a ser oferecida será bem recebida.

 

"Quando lançamos o modelo de Fundação, tínhamos uma constatação muito clara: o investimento da Saúde no Brasil e Sergipe tinha aumentado. Aumentou o dinheiro, mas não melhorou o serviço na ponte. Era um problema de gestão e precisávamos encontrar um modelo com mais rapidez para que o governo pudesse cobrar mais daqueles que prestam serviços à comunidade. Essas fundações são estatais, elas não são privadas. A Universidade Federal de Sergipe, por exemplo, é uma fundação, mas é pública, pertence ao Governo Federal. Do mesmo modo, as fundações da área da saúde, agora, com novas regras, cobram mais daqueles que dirigem cada unidade", exemplificou.

 

O combate ao tráfico de drogas, especialmente o Crack, também foi questionando. Déda disse que vai combater com mais intensificações policiais. "Estamos desbaratando quadrilhas e apreendendo drogas. No caso do Crack, a repressão para o traficante. No caso do viciado, precisa de atenção e tratamento. Ele vai ter atenção médica com 60 leitos disponíveis. Além desse tratamento, teremos parcerias com a Fazenda Esperança para tratamento e recuperação mais plena. Além disso, programas sociais com formação e qualificação profissional para que o viciado se reintegre à sociedade", afirmou.

 

Infraestrutura

 

Além dos R$ 300 milhões já investidos nas estradas, Marcelo Déda disse que vai continuar investindo em infraestrutura para dinamizar o turismo e viabilizar o escoamento da produção industrial e agrícola para Estados vizinhos.

 

"Além disso tudo, nos nossos planos estão investimentos na Grande Aracaju, que vai integrar a Linha Vermelha, que é uma nova ligação entre a BR 101 à praia de Aruana; a ligação de Nossa Senhora do Socorro com a BR 235 para criar entrada para Zona Norte. Queremos implantar uma nova ponte sobre o rio São Francisco para interligar o litoral Sul de Alagoas com o litoral Sul de Sergipe. Aracaju está se preparando para ser sub-sede da Copa de 2014, com a duplicação do viaduto do Detran, do novo Batistão, reforma do parque dos Cajueiros, e a conclusão da Orlinha do bairro industrial", enumerou Déda

 

Pesquisas

 

Sobre os números positivos das pesquisas eleitorais, Déda deixou claro que elas animam, mas vai continuar trabalhando para mostrar ao povo de Sergipe que a sua coligação tem a melhor proposta de governo.

 

"É claro que nos deixam alegres, mais alegres ainda quando vejo nas ruas a manifestação popular de carinho, combinado com aquilo que os números falam. Agora, conforto não, porque respeito o meu adversário, porque quem decide é o voto popular. A pesquisa está boa, mas vamos mobilizar a nossa militância, dobrar o trabalho e mostrar que o nosso programa é o melhor para o Estado", esclareceu.

 

Emprego e esporte

 

Para gerar ainda mais emprego, Déda reafirmou o compromisso de continuar com as políticas de desenvolvimento econômico, atraindo mais empresas através do Programa de Desenvolvimento Industrial . Nesses quatro anos, Sergipe conseguiu ser o Estado brasileiro que, proporcionalmente, gerou emprego no Brasil. "Vamos estimular os empresários e os micro empresários, comprando mais deles, e criar uma política tributária", respondeu.

 

No esporte, Déda afirmou que vai ampliar a prática esportiva. "Nesse momento, temos cinco estádios de futebol sendo reformados, vamos iniciar a reforma do Batistão, vamos construir uma Vila Olímpica, porque nós temos um sonho: ver sergipanos na equipe olímpica das Olimpíadas de 2016, para preparar a juventude para o esporte olímpico, além de programas sociais que agreguem o esporte à política de combate às drogas", disse.

 

Mensagem

 

O governador despediu-se dos telespectadores passando a mensagem de agradecimento e da esperança. "Agradecimento pela forma como a nossa campanha está sendo atendida pelos sergipanos, e de esperança porque o trabalho que realizamos vai continuar, em alguns casos, o trabalho foi quase que plenamente realizado, e em outros é preciso fazer mais. E fazemos uma campanha sem xingamentos, de propostas, porque acreditamos na inteligência do sergipano", finalizou Déda.

 

 



14-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter