Na Política

Biblia Online

21/08/14 | 12:25h (BSB)

Rosário apresenta análises sobre a água de Siririzinho

Depois da grande repercussão na mídia local, o presidente da Câmara de Vereadores de Rosário do Catete, Delson Leão (PSB), apresentou na sessão dessa quarta-feira (20) os laudos técnicos que comprovam a inviabilidade do consumo da água que é fornecida para os moradores do povoado Siririzinho. Além da apresentação dos documentos, parlamentares que compareceram a plenária abordaram outros problemas que vem atormentando a comunidade rosarence.


O primeiro a subir a tribuna foi o vereador da situação, Eventor Santos (PT), que falou da insatisfação que vem sentindo ao acompanhar os programas matutinos de rádio da capital sergipana. De acordo com o parlamentar, a maioria dos noticiários vem sendo tendenciosa e favorecendo apenas um agrupamento político. “Sabemos do poder que certas famílias tradicionais do Estado têm sobre a mídia local, mas já está na hora de mudar e o povo precisa acordar para isso. Fica até chato ouvir rádio, porque os programas só estão dando espaço para um lado, enquanto isso a população fica sujeita a ter que aturar esse tipo de postura dessa imprensa marrom”, criticou.


O vereador e 1º secretário Hélio dos Santos apoiou o colega parlamentar e reforçou que parte da mídia tem seguido caminhos tendenciosos. “Concordo, plenamente, com o vereador Everton quando fala que parte da mídia sergipana não está agindo corretamente. Mas também temos bons programas e é só procurar e ficar atento aos temas abordados, porque, afinal de contas, o voto não tem preço, tem consequência, e a população precisa estar atenta a isso”, aconselhou o parlamentar.


Ambos os vereadores falaram também do projeto de aumento salarial para os servidores municipais que ainda não foi apresentando pela Prefeitura e que tem incomodado muita gente. “As pessoas estão me abordando na rua e perguntando sobre o projeto. Por isso, acredito que a gestão municipal tenha que acordar para esse assunto e resolver essa situação”, afirmou Everton.


Mas o principal tema da noite foi os laudos apresentados pelo vereador Delson Leão. Os números comprovam que a qualidade da água que está sendo fornecida para os moradores do povoado Siririzinho está aquém do nível razoável de consumo. “Para se ter ideia da situação, foram feitas análises de duas amostras: uma do poço e outra da água que sai da torneira. Ambas tem qualidade muito semelhante, o que comprova que água fornecida não está sendo tratada adequadamente”, apontou o parlamentar.


O tema ganhou repercussão na plenária onde os demais vereadores presentes à noite pediram vez e afirmaram que problemas de saúde acometidos na população podem estar ligados diretamente a qualidade de água fornecida não somente a comunidade, mas também a todo o município. “O laudos apontam que a água é ‘insatisfatória, sob o ponto de vista físico-químico, por ter sido encontrado valores fora do limite permissível, apesar de se apresentar satisfatória no aspecto bacteriológico’”, afirmou Delson Leão.


O vereador afirmou que também pretende pedir análises sobre a água que é distribuída também na cidade sede para complementar as informações que complementarão um estudo sobre a qualidade da água fornecida a Rosário do Catete. A intenção é formular uma documentação que servirá de prova para que o problema seja resolvido em toda a comunidade.

 

Da Ascom



19-03-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter