Na Política

Biblia Online

10/09/10 | 12:27h (BSB)

"Se eu tivesse estrutura provava na Justiça a manipulação do Ibope"

Afirmação é do candidato do PRTB. PSTU e PSOL não descartam representar instituto

Ampliar Foto

Pesquisa Ibope: colocada em xeque/Imagem TV Sergipe

Por Joedson Telles

 

A notícia que os candidatos ao Governo do Estado da Paraíba, Marcelino Rodrigues (PSTU) e Nelson Júnior (PSOL) estão entrando com uma representação conjunta junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PB) denunciando uma suposta manipulação dos resultados da pesquisa Ibope, divulgada no dia 27 de agosto, naquele estado, pode motivar as legendas em Sergipe a seguirem o mesmo caminho.

 

A desconfiança nos números do Ibope cresceu, sobretudo, após a denúncia do senador Papaléo Paes (PSDB/AP), que garante: um encarregado do Ibope teria oferecido a manipulação do resultado das pesquisas ao coordenador de campanha de um dos candidatos ao governo do Amapá por R$ 1 milhão.

 

"Vamos discutir com a nossa direção, e podemos, sim, fazer o mesmo aqui", assegura a professora Avilete, candidata ao Governo de Sergipe pelo PSOL. "Nós do PSTU, temos discutido muito a forma como as pesquisas do Ibope são feitas, e não descartamos buscar a Justiça, não", assegurou a candidata Vera Lúcia. "Se eu tivesse estrutura provava na Justiça a manipulação do Ibope em Sergipe", garantiu, Francisco Henrique de Aragão (PRTB), o Henrique do Grupo Mexa-se, referindo-se aos custos de uma assessoria jurídica.

 

O candidato Henrique observa que a sua situação resume como o Ibope trabalha. Ele lembra que, há anos, é um líder comunitário com serviços prestado à sociedade - sobretudo em Nossa Senhora do Socorro. Apesar disso, os números do Ibope não conseguem refletir essa realidade. "Como não pode haver manipulação, se não fui citado? Aposto que, mesmo sendo prejudicado, terei mais de 5% dos votos", garantiu Henrique.

 

A candidata do PSTU observou que anda nas ruas de Sergipe e não vê sintonia entre os números da última pesquisa Ibope e o sentimento do eleitor. "Mas, infelizmente, a Lei Eleitoral não consegue evitar que muita gente se utilize do dinheiro durante uma campanha. E isso vai contra a democracia", lamentou Vera Lúcia.

 

Segundo o candidato Henrique, para frear a força do dinheiro e desmascarar pesquisas falsas, os chamados partidos pequenos precisam de união. "É preciso que os demais partidos façam o que estamos fazendo: preparamos familiares e amigos para dar um flagrante nos crimes eleitorais. Estaremos nas escolas com máquinas fotográficas e celulares para não deixar passar nada no dia da eleição", prometeu.

 

Na Paraíba, o PSTU buscou o caminho da Justiça após ter sido orientado pela direção nacional do partido a não apenas fazer a denúncia, mas também exigir que os verdadeiros números sejam divulgados pelos mesmos veículos de comunicação que noticiaram o "equívoco". Segundo o PSTU, houve a transferência dos pontos percentuais da sua legenda para o PMDB, do candidato José Maranhão.

 

Da redação Universo Político.com



14-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter