Na Política

Biblia Online

30/08/10 | 22:39h (BSB)

Déda apresenta na televisão seu trabalho em prol da agricultura do Estado

Foi sobre Agricultura o programa eleitoral de Marcelo Déda (PT), que passou na televisão na sexta-feira,27, à noite e foi reprisado hoje à tarde. Desde que assumiu o governo em 2007, Déda trabalhou incansavelmente para dar destaque a agricultura sergipana, que vinha ano após ano perdendo força no cenário econômico estadual e brasileiro.

 

"Quando eu cheguei ao governo, percebi que nossa agricultura vinha perdendo importância na economia sergipana. O meio rural estava empobrecendo e as pessoas migravam para as grandes cidades em busca de emprego e melhores condições", relembrou.
Para enfrentar esse problema, o governo trabalhou com o conceito de desenvolvimento rural, fazendo com que a agricultura e a pecuária voltassem a crescer e a gerar mais emprego e mais renda para os irmãos do campo.

 

Déda conseguiu isso apoiando o pequeno agricultor, ampliando e melhorando a qualidade das sementes distribuídas, doando tratores, criando um avançado programa de combate à pobreza rural e aumentando o número de famílias com assistência técnica, que passou de 14 mil, em 2006, para 40 mil em 2010.

 

A agricultora de Simão Dias, Raimunda Siqueira Santos, conta que antes dos investimentos realizados pelo Governo do Estado ela e a família não tinha nada. "Agora temos o que plantar e colher, somos até proprietários de máquina".

 

Da cidade de Carira, Edelson Pereira dos Santos Dias também agricultor relata a importância da qualidade dos grãos. "Recebemos feijão de boa qualidade, milho, hora de trator, para a gente trabalhar na roça, que antigamente não tinha, hoje está bom demais nossa colheita", revela.

 

Benefícios

 

Outro passo importante foi integrar o produtor familiar ao mercado, fortalecendo novas cadeias produtivas. Em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Déda criou o programa de Aquisição de Alimentos, comprando do pequeno produtor para a merenda escolar e para a assistência a 34 mil famílias carentes. Com a medida, garantiu preço mínimo para a comercialização destes produtos.Com o programa do leite, por exemplo, Déda garantiu a compra da produção, enviou mais leite para a merenda escolar e para a população carente, incentivando o desenvolvimento da bacia leiteira do Estado.

 

O agricultor de Santa Luzia do Itanhy, José Antônio planta planejando o futuro. "Já me programo para o futuro, tenho consciência do que vou comprar com aquele dinheiro, porque eu tenho certeza de que a venda é garantida", diz.

 

Déda também apoiou o agronegócio e incentivou a industrialização da citricultura. Apóia diretamente os produtores com a compra de suco de laranja para a merenda escolar. Apesar de ser uma cultura que enfrenta dificuldades no mundo inteiro, a produção de laranja em Sergipe cresceu de 750 mil toneladas em 2006, para 790 mil toneladas em 2009.

 

O governo de Sergipe estimulou a produção do Etanol, incentivando a criação de duas novas e modernas usinas que voltaram a gerar empregos e fizeram renascer a economia na região de Nossa Senhora das Dores e Capela.
Um dos funcionários da usina instalada em Capela, José Afrânio Araújo explica como a cidade se desenvolveu, após a chegada da indústria. "O pessoal começou a gastar dinheiro no comércio, nas feiras, então, o dinheiro começou a circular, s pessoas começaram a ter mais renda".

 

Reforma Agrária

 

Com Déda, o campo sergipano vive uma nova estrutura fundiária. Ele distribuiu 6.900 títulos de propriedade para as famílias, que agora são donas, de verdade, das terras em que trabalham.
Além disso, realiza uma reforma agrária, em paz, que se tornou modelo para todo país. Já desapropriou mais de 100 mil tarefas de terra e assentou 1.900 famílias.

 

A assentada de Canindé do São Francisco Iuvaneide Santos agora tem segurança de poder estar na sua terra. "Já dividimos nosso lote, já tem nosso gado, já tem nossas ovelhas, porco, e assim, queremos mais ainda", declara.
Mas Déda não esqueceu o assalariado rural. Criou o programa Mão Amiga, que garante renda para 10 mil trabalhadores de cana de açúcar e da laranja, amparando-os durante os meses da entressafra.

 

Resultado

 

Sergipe já começa a colher os resultados. Em apenas três anos e meio, o Estado se tornou o segundo maior produtor de milho do Nordeste, com uma safra recorde de 700 mil toneladas de grãos em 2009. Um aumento de 370% em relação a 2006.
Além disso, hoje Sergipe produz 800 mil litros de leite por dia, e é o quinto maior produtor do Nordeste. O pecuarista de Nossa Senhora da Glória, George Oliveira prova os números. "Melhoramos a qualidade do rebanho, do leite, hoje, trabalhamos com menos animais e mais lucros", ressalta.

 

Compromissos

 

Nos próximos quatros anos Déda continuará investindo no homem do campo: Irá ampliar o apóio a agricultura familiar, investindo R$ 68 milhões no Projeto Dom Távora de combate a pobreza rural, em parceria com a ONU. Vai implantar o Programa de Desenvolvimento Integrado do Alto Sertão e Baixo São Francisco e expandir a reforma agrária, assentando mais famílias.

 

Também vai investir em novas tecnologias e ampliar a assistência técnica aos produtores rurais e ampliar a irrigação com o Projeto Manoel Dionísio, integrando a agricultura familiar com o agronegócio. "Esses resultados mostram que o campo sergipano está iniciando um novo tempo. Ele é fruto do trabalho e da visão empreendedora dos nossos agricultores, mas refletem também, uma nova mentalidade de governo, que planeja, executa, trabalha e faz as coisas acontecerem. Por isso, eu preciso do seu voto, para que o campo sergipano continue progredindo com justiça e inclusão social", disse Marcelo Déda.

 

"PARA SERGIPE CONTINUAR SEGUINDO EM FRENTE"
PT, PMDB, PSB,PSC,PDT,PR,PRB,PC do B,PTC,PSL
AGENDA DE CAMPANHA

 

30/08 - Segunda-feira
19h- Plenária de Robson Viana
Local: Iate Clube
21h- Inauguração do Comitê de Rosário do Catete
Local: Praça Matriz

 

31/08 - Terça-feira
12h- Almoço com a ADEMI
Local: Hotel Celi
16h - Caminhada no Centro de Aracaju
Concentração:Av. Coelho e Campos c/ Carlos Firpo
19h - Mini-carreata no Santa Tereza
Concentração: Bar do Guaiamum
21h - Inauguração do Comitê da Barra dos Coqueiros
Local:Avenida Oceânica, 450

 

1/09 -Quarta-feira
18:30h - Mini-carreata no Manoel Preto, Aracajuzinho, Brasilia
Concentração: Rua de São João
2/09 - Quinta-feira
20h - Debate da TV Cidade
Local: Auditório do Banese

 

Da assessoria do candidato Marcelo Déda



13-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter