Na Política

Biblia Online

30/08/10 | 17:10h (BSB)

Venâncio põe em xeque pesquisas que dão vitória a Déda por 16 pontos

Deputado desafia jornalistas a percorrerem Sergipe e indagarem as pessoas para ter números reais

Ampliar Foto

Venâncio: sem entender os números

Por Joedson Telles

 

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), colocou em xeque, na tarde desta segunda-feira, dia 30, as últimas pesquisas divulgadas para o governo do Estado pelo Ibope e pelo Dataform, apontando uma vantagem de 16 pontos percentuais em prol do governador Marcelo Déda, contra o ex-governador João Alves Filho (DEM). Observando que em Aracaju a pesquisa Ibope mostra um empate técnico, Venâncio Fonseca disse que gostaria de ter acesso aos números dos maiores municípios do interior sergipano - como Itabaiana, Lagarto Nossa Senhora do Socorro e Tobias Barreto.

 

"Pelo amor de Deus. Na capital, no forte do eleitorado do candidato Marcelo Déda, está empate técnico, segundo o blog do jornalista Ricardo Marques (TV Sergipe), imagine no interior, que todos sabemos como é que está. Escolha as cidades maiores e publiquem, que eu quero ver se dá essa diferença. Todo mundo sabe, há quatro anos como foi a eleição: enfrentamos um candidato com um discurso fortíssimo de mudança, de renovação, que iria transformar Sergipe num grande estado. Hoje, Déda em final de governo, um desgaste que não é pouco, um forte índice de rejeição, essa pesquisa", ironizou.

 

O deputado salientou ainda que, mesmo no auge, quando tinha o discurso da mudança, em 2006, o então candidato Marcelo Déda não conseguiu abrir 16 pontos percentuais de frente. "Ganhou por 6%, depois em desgaste, tem 16%? Não estou entendendo mais nada. Destruir a Saúde, Educação, a Segurança aumenta Ibope? Não entendo. Se a Saúde estivesse funcionando como deveria funcionar, e o povo aplaudindo, tudo bem. Se na Segurança Pública, até as autoridades não estivessem tomando tiro nas ruas, tudo bem: aumenta-se o Ibope. Se na Educação houvesse professor em sala de aula, as escolas não estivessem caindo, se a merenda não tivesse estragada, tudo bem. Mas... Pelo amor de Deus", apelou.

 

De acordo com o parlamentar, é difícil entender os números favoráveis ao candidato Marcelo Déda diante do atual cenário sergipano. "Se realmente for verdadeiro este empate técnico em Aracaju, pago para ver dar este percentual. Sem estar bem nos maiores colégios eleitorais. Não quero desqualificar (as pesquisas). Mas merecem reflexão. A pesquisa Dataform tem números parecidos, só que quando eu somei deu 101. Passou de 100. Outro dia, divulgaram uma pesquisa, contestamos e o instituto confessou o erro. O Brasil é fantástico: tem conserto até de pesquisa. Mas não adianta querer se enganar. A não ser que haja outro objetivo: querer influenciar a cabeça do eleitor indeciso. Ou daquele que gosta de decidir o voto por quem está na frente", disse Venâncio.

 

Venâncio garantiu, por fim, que qualquer jornalista pode ter um real panorama da intenção de voto dos sergipanos, se entrar em um veículo e percorrer o estado. "Pegue o carro. Ande o estado. O interior. E onde encontrar um aglomerado de dez pessoas pergunte. Aí você vai perceber. Mas uma pesquisa... Pelo amor de Deus: aumentaram na dose. E essa (Dataform) somei: dois mais dois são quatro. Não adianta. Somo aqui Déda 48,0%, João Alves 32,7%, NE 5,8%, indecisos 5,3%, nulo e branco 5,2%, Vera Lúcia 2,2%, Leonardo Dias 0,5%, Professora Avilete 0,3%, Henrique 0,1% e pastor Arivaldo 0%. Quando soma, 101", lamentou.

 

Da redação Universo Político.com



14-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter