Na Política

Biblia Online

24/09/12 | 21:17h (BSB)

Valadares Filho afirma que Curitiba começa a trocar o BRT pelos trilhos

Ele entende que parte dos usuários do BRT está migrando para o automóvel

Apresentado como uma novidade pelo candidato João Alves Filho (DEM) para solucionar o transporte público de Aracaju, o BRT (sigla do inglês bus rapid transit, literalmente “trânsito rápido de ônibus") começa a ser aposentado até mesmo em Curitiba, cidade onde pela primeira vez foi implantado esse sistema de canaletas exclusivas para ônibus, em 1974.

 

Dados da Empresa de Urbanização de Curitiba, que gerencia o serviço, apontam uma queda no número de usuários do BRT. No ano passado, foram 309,6 milhões de passageiros pagantes, um número menor que os 311,3 milhões registrados dez anos atrás, embora a população da cidade tenha aumentando 10,5% no mesmo período.

 

Como a frota de veículos da cidade também aumentou, presume-se que parte dos usuários do BRT está migrando para o automóvel, o que tem resultado em congestionamentos do trânsito nos horários de pico.

 

Por conta disso, Curitiba aderiu aos trilhos e está implantando um metrô. O projeto da primeira etapa do metrô curitibano prevê linhas subterrâneas e elevadas para trens no mesmo trajeto por onde hoje circula o BRT. Uma solução antiga, mas que foi retardada por conta do lobby dos donos das empresas de ônibus.

 

O candidato a prefeito de Aracaju da coligação encabeçada pelo PSB, Valadares Filho, diz que a capital sergipana está tendo a oportunidade de dar um salto tecnológico e de qualidade com a implantação de um sistema de transporte de massa moderno, baseado no VLT, o veículo leve sobre trilhos. A outra opção, segundo ele, é o BRT, um sistema superado defendido por João Alves Filho e que só interessa aos donos das empresas de ônibus.

 

O VLT, explica Valadares Filho, é uma das soluções de transporte e mobilidade mais usadas atualmente no mundo, sobretudo na Europa, e que começa a ser implantada no Brasil, tanto em cidades grandes, como Brasília, Recife e Manaus, como nas pequenas Macaé (RJ) e Arapiraca (AL), ambas com pouco mais de 200 mil habitantes.

 

Da assessoria do candidato Valadares Filho

 

 

 

Comentários dos internautas

25/09/2012 - Richard Carvalho

Hoje, na edição de O Globo, há uma materia que informa: A Prefeitura do Rio e a Infraero vão instalar duas estações de BRT no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Se é uma opção ultrapassada, qual a razão se suaimplantação no Rio?

 

* Clique em comentar ou no ícone do Facebook e envie também o seu comentário



15-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter