Na Política

Biblia Online

04/09/12 | 19:04h (BSB)

João: centenário de Augusto Franco

O candidato a prefeito de Aracaju pela coligação "Aracaju não pode esperar", João Alves Filho, prestigiou a missa em comemoração aos cem anos do empresário e ex-governador do Estado, Augusto Franco. "Ele foi um homem raro. Seguramente um dos maiores governadores da história de Sergipe. Era extremamente organizado nos detalhes. Como empresário, tinha uma marca que era interessante: valorizava muito seu Estado, amava muito Sergipe", declarou.

 

João revelou que em uma das conversas que teve com Augusto Franco, ele falou sobre o amor que sentia por Sergipe. "Lembro-me quando ele me disse: João Alves, meus colegas empresários do Sul dizem que se eu não investisse aqui o que eu invisto, multiplicaria meu patrimônio. Mas prefiro investir aqui, que é terra que eu amo e onde viveram meus ancestrais".

 

Augusto Franco, no olhar de João Alves, sempre foi um homem muito organizado. Tanto que não entrou logo na vida pública, embora viesse de uma das mais ilustres famílias da linhagem política do Estado. "Ele só foi investir na política depois dos 50 anos, quando já estava com a família consolidada, os filhos já adultos e muito bem criados ao lado da grande esposa que teve, a Maria Virgínia, uma mulher extraordinária. Educaram os filhos com muita rigidez, austeridade, sobretudo na escola do trabalho, como ele sempre me dizia", frisou o candidato.

 

Além da viúva de Augusto Franco, Maria Virgínia Leite Franco, de 95 anos de idade, dos filhos Albano Franco e Antônio Franco, netos, bisnetos, sobrinhos e demais familiares, também compareceram à missa solene celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, o candidato a vice-prefeito da coligação "Aracaju não pode esperar", José Carlos Machado; João Oliva, de 88 anos de idade, que foi um dos secretários do governo de Augusto Franco; autoridades estaduais e municipais; amigos e representantes da sociedade civil.

 

"Como empresário e como político, Augusto Franco foi uma figura extraordinária. Como empresário não há nem o que se discutir, era incomparável. Foi, na história contemporânea da economia sergipana, o maior de todos. Eu não tenho dúvidas disso. E, como político, claro que ele tinha seus adversários e seus aliados. Ele sabia se comportar como adversário melhor como aliado", afirmou sobre ele o candidato a vice, José Carlos Machado.

 

Ele lembrou que quando exerceu um cargo na mesa da Câmara dos Deputados, a cada ano era indicada uma pessoa para receber a medalha do mérito parlamentar. E na primeira oportunidade foi Augusto Franco, o ilustre homenageado. "Ele já estava morto e seu filho Albano Franco foi quem recebeu em seu nome", lembrou o candidato.

 

José Carlos Machado informou ainda que quando governador de Sergipe, Augusto Franco conseguiu construir a adutora do São Francisco em 30 meses. Lembro também que quando eu era da Cohab, no governo dele, construímos o conjunto Augusto Franco em 36 meses. Hoje o normal é levar quatro, cinco, seis anos, para se construir um conjunto com mil unidades habitacionais", frisou. Para Machado, Augusto Franco deixa um legado extraordinário, sobretudo de seriedade e amor ao trabalho e a Sergipe.

 

Do Comitê de Imprensa do candidato a prefeito de Aracaju, João Alves Filho

 



15-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter