Na Política

Biblia Online

29/06/23 | 07:00h (BSB)

Forró Caju 2023: Camarote da Acessibilidade oferta abafadores de ruídos para pessoas com autismo

De forma inédita e inovadora, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Assistência Social, oferta a pessoas com espectro autista e/ou que possuam sensibilidade auditiva, abafadores de ruídos, no Camarote da Acessibilidade, durante o Forró Caju 2023.

Os abafadores foram adquiridos a partir da identificação e o olhar técnico das coordenações das Proteções Sociais Básica e Especial em outros eventos realizados pela administração municipal. O objetivo é garantir que as pessoas que acessem o Camarote da Acessibilidade e possuam algum tipo de sensibilidade auditiva, tenham mais conforto para assistir aos shows promovidos durante os festejos juninos.
 
“É mais um equipamento de inclusão para pessoas autistas dentro do Camarote da Acessibilidade. Sentimos a necessidade nos últimos eventos, o aumento de pessoas com autismo no Camarote cresceu e a gente sentiu a necessidade de estar trazendo os abafadores para esse espaço. Esse ano, disponibilizamos dez abafadores. A resposta é muito positiva, os elogios e o reconhecimento da necessidade ficou realmente identificado, então foi uma grande inovação do Camarote da Acessibilidade durante do Forró Caju”, destaca a secretária da Assistência Social, Simone Santana, destacando ainda que, em todos os eventos que a Assistência Social esteja presente, os abafadores de ruídos estarão disponibilizados, com perspectiva, inclusive, do aumento da oferta.
 
A coordenadora da Proteção Social Básica, Catharina Menezes, foi uma das profissionais que esteve à frente da iniciativa de aquisição dos abafadores. Como mãe de autista, a partir do olhar técnico, identificou a necessidade de disponibilizar os equipamentos durante os eventos no Camarote da Acessibilidade. “Quando a gente fala de acessibilidade, a gente precisa pensar nessa palavra de modo amplo e não só na acessibilidade física, como rampa e espaços mais abertos para entrar cadeira de rodas, mas acessibilidade para outros tipos de deficiência. Na última experiência do Camarote da Acessibilidade percebemos autistas com sensibilidade auditiva que necessitavam desses abafadores. Então, a gente trouxe esses abafadores para facilitar e para permitir que mais pessoas que tenham transtorno do espectro autista e que tenham sensibilidade auditiva possam participar com mais tranquilidade da festa”, disse.
 
O pequeno Murilo Souza, 13, é autista não-verbal e necessitou do abafador de ruídos devido a sensibilidade auditiva. Para a mãe do Murilo, Tatiane Nascimento Souza, a oferta dos abafadores foi uma novidade muito boa. Ela diz que foi a primeira vez que acessou o espaço e pretende voltar mais vezes. “Me senti muito acolhida, desde a entrada com a rampa de acesso para cadeirantes, local  bem espaçoso e  confortável, e algo fundamental para alguns PcDs são os abafadores acústicos. Ter a disposição esses abafadores é de uma importância gigantesca, meu filho fica assustado com o barulho de fogos, com o som muito alto e o abafador é indispensável num momento desse. Tinha planejado ficar pouco tempo aqui no show, mas graças ao abafador e o tratamento dado ao meu filho conseguimos nos divertir além da conta”, destacou.

O jovem Tasso Tabosa, 16, possui Síndrome de Down com sensibilidade auditiva. Para o seu pai, o administrador Alemberg Tabosa, os abafadores disponibilizados são muito importantes, porque oferta conforto para todos que acessam o espaço e possuem alguma sensibilidade auditiva. “É a primeira vez que viemos ao Camarote da Acessibilidade, soubemos desse espaço por amigos e nos sentimos muito acolhidos, ainda mais para o Tasso. O Tasso é um jovem incrível gosta muito de música e de cultura. Ele está confortável podendo apreciar aos shows de grandes nomes da música nordestina e celebrar o São João, um movimento cultural rico em cores, danças, músicas. É um ato de inclusão incrível, sempre que tiver outros eventos da Prefeitura irei ao camarote porque irão tratar meu filho da melhor maneira”, disse.
 
A presidente da Associação dos Usuários da Saúde Mental de Sergipe (Ausmes) e deficiente intelectual, Ana Angélica dos Santos, 56, esteve no Camarote durante o São João e, sabendo da disponibilidade dos abafadores, aproveitou o São Pedro também no Camarote da Acessibilidade. “Nesse espaço nos sentimos acolhidos e assistimos aos shows com tranquilidade e conforto. Tenho sensibilidade auditiva e a disponibilidade dos abafadores de ruídos é incrível, devido a minha deficiência, com ele posso aproveitar mais a festa”, pontua.

Fotos: Ascom / Assistência Social de Aracaju



28-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter