Na Política

Biblia Online

11/02/21 | 06:17h (BSB)

Aracaju inicia segunda fase da campanha de vacinação contra a covid-19

A Prefeitura de Aracaju iniciou, na manhã desta quarta-feira, 10, a segunda fase da campanha de vacinação contra a covid-19 na capital. Nesta etapa, serão imunizados 2.232 idosos com mais de 90 anos, que poderão optar pela vacinação em 40 Unidades Básicas de Saúde ou no posto itinerante instalado no Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira. Nas duas primeiras horas de ação no drive-thru, mais de 200 pessoas foram imunizadas. A abertura desta nova etapa do Plano Municipal de Vacinação foi acompanhada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, pelo governador Belivaldo Chagas e pela vice-prefeita Katarina Feitoza.

“É com muita alegria que começamos essa segunda fase da campanha. Na etapa anterior, priorizamos os profissionais da saúde de linha de frente do combate à pandemia e os idosos em asilos. Agora, iniciamos a imunização dos aracajuanos acima de 90 anos em uma ação muito organizada, com as 40 Unidades Básicas de Saúde de portas abertas e aqui, no Parque da Sementeira, com o drive-thru, uma maneira de vacinar mais rápida, com mais conforto e segurança. Paralelo à vacinação deste público alvo, seguiremos imunizando os profissionais de saúde até alcançar  a meta de 70%”, destacou o prefeito.

Ao enaltecer a importância desta nova fase, Edvaldo explicou que o posto itinerante estará no parque pelos próximos três dias, entre 10 a 12 de fevereiro, com o intuito de manter a organização da campanha. “Não queremos atropelos, filas, então preparamos um esquema para garantir uma ação organizada. Nossa intenção é vacinar a todos que fazem parte deste público priorizado, mas se não for possível nestes dias, vamos ampliar a permanência do drive-thru na Sementeira para que todos os idosos acima de 90 anos possam receber a primeira dose do imunizante”, reiterou.

Também presente na abertura da segunda etapa da campanha de vacinação em Aracaju, o governador Belivaldo Chagas revelou sua satisfação por acompanhar o ato. Ele aproveitou para pedir aos municípios “que tenham a mesma agilidade de Aracaju para colocar a vacina à disposição da população”. “A partir do momento em que o Estado recebe as doses, ele faz o seu papel que é encaminhar as vacinas para quem está na ponta, os municípios. Por isso, pedimos que eles coloquem imediatamente à disposição da população, para que ela possa ser imunizada no menor tempo possível. Desta forma, quem sai ganhando é a população”, pontuou.

Da mesma forma, a vice-prefeita Katarina Feitoza disse que “hoje é um dia de grande alegria”. “Poder ver os idosos acima de 90 anos recebendo a vacina contra o coronavírus, um grupo tão vulnerável, é mais um sonho que se torna realidade. A gente sabe que a taxa de mortalidade entre os idosos é alta, por isso estamos empenhados em vacinar todos os aracajuanos desta faixa etária. Aracaju estará preparada para a vacinação, o que esperamos é que as doses cheguem. Toda a estrutura da Prefeitura está pronta para fazer com que os idosos sejam imunizados, com o carinho que eles merecem”, afirmou a vice-prefeita.

Alívio
Paulo Lourenço Barros, de 91 anos, foi um dos primeiros idosos a receber a vacina contra o novo coronavírus, no drive-thru. Dirigindo o próprio carro, o senhor disse que “receber a primeira dose traz um grande alívio”. “Estou muito animado. Continuo me cuidando, evitando sair para não pegar esse vírus, mas gosto muito de passear. Agora, com a vacina, vou voltar a fazer isso com mais tranquilidade. A esperança é a vacina. Ela nos dá ainda mais vontade de viver. Mas vou continuar usando a minha máscara”, comemorou.

A aposentada Nazide da Silva Cunha, de 98 anos, também afirmou que “estava ansiosa para se vacinar”. “Nunca tive medo. Não via a hora de tomar a vacina. E digo a todo mundo que venha também. A gente precisa se proteger. Tenho essa idade, mas não quero morrer não. Não peguei a covid, me protegi e vou continuar me protegendo. Aproveito também para deixar um recado para os jovens: se cuidem também, cuidem daquelas pessoas que estão próximas. O que não queremos para nós, não levamos para os outros”, destacou.

Esquema
Para receber a vacina no posto volante, os idosos devem se cadastrar no site da Prefeitura, através do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/. Ao acessar o portal, será preenchido um formulário contendo dados pessoais, como endereço, nome completo, CPF e nome do responsável pelo idoso, seguido do anexo do comprovante de residência. Com o cadastro finalizado, equipes da Saúde farão a validação e será emitido um código de acesso ao imunizante que deverá ser apresentado na entrada do Parque da Sementeira, impresso ou no celular. O drive-thru funcionará das 8h às 17h, nos dias 10, 11 e 12, podendo ser prorrogado, caso necessário.

Além do drive-thru, a vacina está sendo disponibilizada em 40 Unidades Básicas de Saúde. Àqueles que optarem pela imunização nas UBS, devem se dirigir à unidade mais próxima da residência, portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso o idoso não possua, poderá apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência para se cadastrar na hora. No caso de idosos acamados que não possuem o cadastro no SUS, a orientação é que um representante legal realize o cadastramento na unidade de saúde portando, além dos documentos pessoais do idoso, um relatório médico. O cadastro também pode ser feito no portal da Prefeitura. A imunização do idoso acamado será feita em sua residência, por uma equipe de Saúde da Família.

“Historicamente, as unidades de saúde são os locais em que as pessoas se vacinam por estarem próximas de suas residências. Então, a pessoa que optar pela UBS, poderá se dirigir àquela que está em seu território, mais próxima da sua casa, e garantir a imunização. Mas também temos essa opção do drive-thru. E para se vacinar no posto volante, é obrigatório o cadastramento no portal da Prefeitura porque ele comprova que o idoso reside em Aracaju”, declarou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

A secretária detalhou, ainda, como ocorre a liberação do acesso do idoso ao posto volante. “Após realizar o cadastramento, será liberado o código de autorização para o idoso, que poderá vir ao parque. Aqui, ele vai passar pelo primeiro stand, para preenchimento do seu cartão de vacinação, e segue para o fundo do parque. Até a manhã de hoje, tínhamos 1.200 idosos cadastrados e cerca de 500 validados. Até sexta-feira faremos um balanço e, a partir dele, saberemos se será necessário ampliar os dias do drive-thru”, salientou.

Vacinação em Aracaju

A campanha de vacinação contra a covid-19, em Aracaju, teve início no dia 19 de janeiro. Na primeira fase, foram priorizados os profissionais de linha de frente do combate à pandemia e idosos que residem em asilos ou abrigos. Nesta primeira etapa foram imunizadas 11.013 pessoas.  Na nova fase, iniciada nesta quarta, a meta é vacinar 2.232 idosos que já têm mais de 90 anos, acamados ou não. Paralelo à segunda fase da campanha, a Prefeitura de Aracaju dará continuidade à imunização dos profissionais de saúde.


Da Ascom



05-03-2021
 

 

 

Resultados - Eleições

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter