O vereador Pastor Diego (PP) se reuniu nesta segunda-feira, 8, com os membros da Comissão de Educação, Cultura e Esportes para eleição do presidente da pasta. O vereador Joaquim do Janelinha (PROS) foi eleito presidente da Comissão e o vereador Binho (PMN) será o secretário. Também compõem esta Comissão os vereadores Professora Ângela Melo (PT) e Sávio Neto de Vardo da Lotérica (PSC).
As Comissões Temáticas foram formadas na abertura da primeira sessão legislativa do ano, ocorrida no dia 2 de fevereiro, seguindo o que diz o Regimento Interno da Casa Parlamentar. Na semana seguinte, os membros da CCJ se reuniram para elegerem o presidente e o secretário da pasta, ficando definido o vereador Anderson de Tuca (PDT) como presidente e o Pastor Diego, como secretário. Além deles, compõem a CCJ a vereadora Emília Corrêa (Patriota), Ricardo Vasconcelos (REDE) e Soneca (PSD).
O vereador Pastor Diego integra duas das cinco Comissões Permanentes que compõem o Parlamento Municipal de Aracaju: a Comissão de Justiça e Redação (CCJ) e a de Educação, Cultura e Esportes.
“São Comissões estratégicas, pois na CCJ vou poder desempenhar minha profissão como advogado e trazer pareceres sobre a constitucionalidade ou inconstitucionalidade de projetos apresentados pelos meus colegas parlamentares. A de Educação também é uma Comissão estratégica para que eu possa defender aquilo que acredito”, afirmou o vereador Pastor Diego.
Além das Comissões de Justiça e Redação e da de Educação, Cultura e Esportes, compõem as Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Aracaju a Comissão de Finanças, Tomadas de Contas e Orçamento; Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor e Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente.
Os grupos temáticos são órgãos técnicos, constituídos pelos próprios parlamentares da Câmara, com a função de emitir pareceres especializados e realizar investigações. Segundo o Regimento Interno da Casa Parlamentar, a composição das Comissões Permanentes é feita pela representação proporcional dos partidos, obtida dividindo o número de vereadores pelo número de membros de cada comissão, e o número de vereadores de cada partido pelo quociente assim alcançado.
Por Moema Lopes
Assessoria de Comunicação do Parlamentar
saiba mais
-
01/03 - 06:55 - Aracaju irá aderir a consórcio público nacional para compra de vacinas contra a covid-19
23/02 - 06:53 - Breno Garibalde leva demandas da população para a Fundat
23/02 - 06:50 - Contêineres no Hospital Fernando Franco ampliarão oferta de leitos covid-19
22/02 - 05:09 - Prefeitura firma parceria com IPHAN/SE
22/02 - 05:05 - Janier se reúne com o Comando da Caatinga
18/02 - 21:56 - Isac propõe à Comissão de Saúde sobre possibilidade de abrir CPI para investigar mortes
17/02 - 12:09 - Professora Ângela Melo apresenta Indicações para reforma e construção de ciclovias em Aracaju
17/02 - 12:01 - FAMES reforça nota da CNM que pede troca de comando do Ministério da Saúde
16/02 - 10:35 - Janier Mota planeja ações para agricultura
16/02 - 10:35 - Aracaju vacinou mais de 86% dos idosos acima de 90