Na Política

Biblia Online

07/10/15 | 08:57h (BSB)

Secretário presta contas das ações da saúde

O secretario municipal da Saúde, Luciano Paz, compareceu no plenário do Legislativo de Aracaju, na manhã da última terça-feira (06), para apresentar aos parlamentares e à sociedade em geral as ações da pasta nos últimos meses. “Espero que todos fiquem satisfeitos com essa explanação”, adiantou-se Luciano.


Na sua fala, na tribuna da Câmara Municipal, ele revelou que , o perfil em Aracaju assemelha-se ao encontrado no resto do país que enfrenta a chamada tripla carga de doença, algumas delas crônicas não-transmissíveis, acidentes e violências, além da presença persistente de doenças infecto-parasitárias. "A capital apresentou como principais causas de mortalidade doenças do aparelho circulatório especialmente as doenças cérebro-vasculares (23%) e causas externas (16%) afetando sobremaneira pessoas de 30 a 69 anos (mortes prematuras) e neoplasias (14%)”, destacou Luciano.


Segundo o secretário, as equipes de saúde básica realizaram em 2014 mais de 105 mil procedimentos. “Jà nos primeiros quatro meses de 2015 foram cerca de 30 mil atendimentos em 20 mil usuários beneficiados com ações coletivas. Nas áreas de psiquiatria e psicologia foram realizados, em 2014, mais de 11 mil atendimentos na atenção básica; nos primeiros quatro meses de 2015 já foram realizados 6 mil atendimentos”, disso Paz.


Ainda, de acordo com o secretário, existem em andamento obras de reforma e construção de vários unidades de saúde em diversos bairros de Aracaju. “Construção das unidades básicas de saúde Elizabeth Pita (Santa Maria); Niceu Dantas (Mosqueiro); Oswaldo Leite (Santa Maria); Bugio; Max de Carvalho (Luzia); Amélia Leite (Suissa); Maternidade (Bairro 17 de Março) e reforma do caps Primavera (Beira Mar). Vamos divulgar nos próximos dias quanto custa a manutenção de cada unidade de saúde, para que o cidadão saiba como está sendo investido os recursos da SMS”, falou Luciano.

O secretário destacou ainda o aumento na divulgação da Ouvidoria da Secretaria de Saúde, no sentido de melhor atender aos cidadãos “Nós aumentamos a demanda da Ouvidoria para que o cidadão saiba a quem se dirigir, caso não tenha sido atendido ou não tenha obtido resultados satisfatório sobre seu atendimento. Para isso estamos colocando cartazes em vários pontos da cidade para facilitar ainda mais esse contato do público com a Secretaria", disse, acrescentando que também, já iniciou o sistema de informatização da Secretaria, visando disponibilizae, dentre outros serviços, o prontuário eletrônico dos pacientes nos postos de saúde”.


Da CMA



26-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter