Na Política

Biblia Online

25/05/15 | 15:20h (BSB)

João vê movimentação eleitoral com situação das chuvas, e fala de providências da prefeitura

Prefeito destaca prioridade para obras emergenciais de escoamento. Forró Caju fica em 2º plano

Por Raissa Cruz

 

Diante das fortes chuvas que atingiram a capital, deixando ruas inundadas e pessoas desabrigadas, o prefeito João Alves Filho (DEM) concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira, 25, anunciando medidas que já foram iniciadas nas áreas mais afetadas. João Alves, entretanto, aproveitou o momento para rechaçar as criticas que vem recebendo de políticos, a exemplo do deputado federal Valadares Filho (PSB) e do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), e disse que vê movimentação eleitoral em volta da situação das chuvas.

 

“Como, infelizmente, essa tragédia aconteceu em momento pré ano eleitoral, alguns pré-candidatos estão incitando a população, fazendo críticas à prefeitura e dizendo que o prefeito está viajando muito. Eu quero explicar à população que não estou viajando a passeio, mas com essa falta de recursos terrível nós temos que ir em busca de alternativas. Alternativas que quem critica não apresenta. Semana passada, por exemplo, estive em Brasília buscando recursos. Todo mundo tem direito de ser candidato, desde que saiba respeitar os momentos da cidade”, acentuou ele.

 

João disse, inclusive, que foi convidado pelo Congresso Nacional a falar nos próximos dias em nome dos prefeitos do Nordeste sobre a revisão do Pacto Federativo para ajudar financeiramente os Municípios, e também, em outras oportunidades, a falar sobre a transposição do Rio São Francisco que ele contesta.

 

Medidas emergenciais

O prefeito afirmou que o acumulo de chuvas na barragem do Rio Poxim provocou a enchente na região que envolve Santa Lúcia, Jota K, Sol Nascente entre outras localidades. E disse que todas as máquinas da prefeitura já estão nos bairros de situação mais crítica para solucionar os problemas das inundações de maneira emergencial. “Nós lamentamos muito o que ocorreu, mas já enviamos técnicos da Emurb para ver a possibilidade de abrir pequenos canais de escoamento, mesmo sendo áreas privadas. Mas dizer que isso resolveria totalmente o problema nós estaríamos voltando com a verdade”, pontuou o prefeito, completando ainda:

 

“Estamos fazendo o possível para prevenir o escoamento inclusive pensando em obras maiores diante do que pode ser avaliado com o dano ocorrido agora com a ultrapassagem do nível de chuvas”. João disse também que a prefeitura já está preparando os relatórios necessários para buscar junto a Defesa Civil Nacional os recursos para essas obras de emergência, devido aos prejuízos por ocorrências naturais.

 

Quanto às áreas do Aeroporto e Largo da Aparecida, onde há famílias desabrigadas por conta da inundação, o prefeito disse que a prefeitura já está auxiliando aqueles moradores, e obras emergenciais serão feitas ali também.

 

Forró Caju em segundo plano

Indagado se a necessidade de investimento em obras emergências implicaria na não realização do Forro Cajú, o prefeito ponderou: “o Forró Cajú é uma festa tradicional, oficializado ainda pelo então prefeito e ex-governador Marcelo Déda, e queremos que aconteça. Mas preciso dizer que diante de situações emergenciais como essa, a prioridade dos recursos serão para as obras urgentes. O Forró Caju fica em segundo plano, primeiro plano é ajudar o povo”.

 

Da redação NaPolítica 

 



26-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter