Na Política

Biblia Online

10/10/18 | 07:27h

Ampliar Foto
Projeto incentiva a prática da arte em escolas da periferia Foto: Walter Martins/Semed

Foto: Walter Martins/Semed

A arte que vem da periferia sendo valorizada e utilizada como instrumento de educação e transformação. Esse é o objetivo do projeto 'Quebrada Educadora', que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenadoria de Arte e Educação (Coarte). A iniciativa contará com cinco edições, atendendo a escolas de diversas regiões da cidade, promovendo apresentações artísticas, oficinas e incentivando a prática da arte entre os estudantes.


 
O primeiro encontro será na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Deputado Jayme Araújo, no bairro Soledade, com data prevista para o próximo dia 9 de novembro, atendendo, assim, as comunidades escolares de bairros próximos, como Lamarão e 18 do Forte. Outras regiões que também serão contempladas são o bairro Santa Maria, Bairro América e Zona de Expansão.


 
“Acreditamos que a educação tradicional não agrega os valores que vêm da periferia. As diversas formas de aprendizagem que a periferia traz, na verdade, são marginalizadas. Estamos aqui para dizer o contrário, a escola pode agregar tudo isso. Aí sim, pode existir um sentido verdadeiro de pertencimento. É possível que o conhecimento popular e o acadêmico conversem entre si. O sujeito que está la na periferia é o mesmo que vem para a escola, então, se tratarmos de forma antagônica, alguém vai sair perdendo e, sempre quem perde é o aluno.”, explica o coordenador da Coarte, professor Rivaldino dos Santos.


 
Uma das atividades desenvolvidas durante a realização do projeto será a apresentação do espetáculo teatral 'Xangô e o Touro', uma lenda africana que será adaptada à realidade local. Além de tratar sobre a amizade, a peça ainda ajudará na questão da representatividade. “Não se pode falar de cultura afro-brasileira e não falar de religiosidade. Vamos dramatizar essa lenda, que é africana, mas vão entrar as gírias da periferia, que é a nossa cara. Essa peça trará a questão da amizade, essas relações que a 'quebrada' possui. Temos em algumas escolas muita rivalidade entre grupos, por isso, queremos trabalhar a questão da paz, da amizade e da colaboração de um com o outro. Na questão da religiosidade, gostaríamos também que eles não tivessem o medo de trazer isso para visibilidade. Que possam estar em um local em que possam se afirmar socialmente, positivar esses valores que a sociedade inferioriza e subestima e, com isso, aumentar a autoestima de nossos alunos”, completa Rivaldino.


 
Os ensaios para a montagem já começaram e são realizadas no prédio do Departamento de Educação Básica (DEB). A estagiária da Coarte, Keli Regina Nascimento, estudou em escola pública de periferia e conta que percebe, atualmente, a mudança do ensino das artes nas escolas. “Quando eu era pequena, estudava , as aulas de arte eram só pra diversão, na sexta feira em um horário apenas. Não eram levadas á sério como aulas de matemática ou português. Eu vejo que, ao longo do tempo, isso foi mudando, a arte ficou como uma ferramenta educativa mesmo, não como um papel, pincel e tinta apenas. Precisamos levar a arte e a diversidade não só para as escolas, mas também para as ruas, para toda a cidade”, comenta.


 
Oficinas de grafitagem, hip hop, plantação de mudas e discussão de temas sobre diversidade, preservação do patrimônio público, respeito a religiosidade e combate a intolerância também serão trabalhados durante a execução do projeto.

 

Da PMA

10/10/18 | 07:22h

O grupo carioca Melim vai se apresentar pela primeira vez em Aracaju no dia 24 de novembro. O show acontece a partir das 21h, no La Playa Music Bar, que fica na praia de Aruana. Mary Joe, Maria Fumaça e o Dj GUI2IN também vão se apresentar na festa.

 

Os ingressos estão à venda no suite Guichê Web e na loja Inquérito (Shopping Jardins), Auto Peças Macedo (Avenida Hermes Fontes) e Litoral 655 (Centro e Shopping Prêmio).

 

Com informações da organização do evento

26/09/18 | 07:49h

A banda Club 80 vai comandar a festa ‘FlashBack – Anos 70/80’ no dia 28 de setembro, a partir das 21h30, no Iate Clube de Aracaju.

A banda Super Hits e a cantora Rita Mellody também vão se apresentar na festa. As mesas e lounges estão à venda no Iate Clube, de segunda a sábado, das 14h às 18h.

Com informações da organização do evento

19/09/18 | 16:59h

Faltam apenas três meses para acabar o ano, mas ainda dar tempo de reorganizar a vida. Não espere mais para colocar os planos na mesa e decidir o melhor caminho para colocá-los em prática. Mudanças importantes em nossa vida, sem dúvida, exigem muita coragem, determinação e empenho. Por isso mesmo, elas só acontecem a partir do momento em que decidimos firmemente que é hora de virar o jogo e renascer como vencedores.

Inspire-se nas ideias de Edgar Ueda para ganhar a coragem necessária para dar a partida nessa nova jornada na sua vida, rumo ao sucesso. Afinal, caso você se quebre ao longo dessa luta, sempre poderá se restaurar com o ouro de uma vida bem vivida. E as cicatrizes que você conseguir ao longo dessa luta só irão deixá-lo ainda mais forte, belo e valoroso.

Ueda passará por várias Capitais do Brasil e você terá 11 oportunidades, 11 lugares para escolher o seu destino e iniciar a jornada para o sucesso.

Segue a agenda completa.


21 de setembro - Master Business Connection - Rio de Janeiro - RJ.
29 e 30 de setembro - Turnaround Summit - Campinas - SP.
Dias 12, 13 e 14 de outubro - Master Class Kintsugi / Turnaround - Campinas - SP.
Dias 19 e 20 de outubro - Super Jornada do Sucesso - Ribeirão Preto - SP.
Dias 9 e 10 de novembro - Academia do ROI - São Paulo - SP.
Dias 10 e 11 de novembro - Conexão novos passos - Novo Hamburgo - RS.
Dias 17 e 18 de novembro - Master Class - Novo Hamburgo - RS.
Dias 24 e 25 de novembro - Master Class - Aracaju - SE.
Dia 28 de novembro - Palestra Kintsugi - Dourados - MS.
Dia 29 de novembro - Palestra Kintsugi - Campo Grande - MS.
Dias 8 até dia 17 de dezembro - Turnê no Japão

 

Saiba mais através das nossas redes sociais:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9dVl4KESsuBXoeZixiRXcg

Facebook: https://www.facebook.com/edgaruedaoficial/

Instagram: https://www.instagram.com/edgaruedaoficial/

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/edgaruedaoficial

site www.edgarueda.com.br.

 

14/09/18 | 06:41h

A programação oficial do maior evento de moda do estado de Sergipe, o ‘Moda Mix’, foi divulgada pela organização do evento. Com apresentações culturais, desfiles, exposição das novas coleções o ‘Moda Mix’ será realizado no Polo de Moda de Itabaianinha entre os dias 14 a 16 de setembro.

O momento é uma oportunidade para quem deseja conhecer em primeira mão as novas coleções das 30 marcas do ramo têxtil com objetivo de apresentar as novas coleções em um único fim de semana. Para facilitar o diálogo entre os compradores e as marcas o Sebrae realizará uma rodada de negócios.

A terceira edição do projeto Moda Mix que é realizado em parceria entre a Prefeitura de Itabaianinha, Associação de Confecções de Itabaianinha (Ask) e o Sebrae. A presidente da Ask, Rivanda Alves Fontes, conta que o evento surgiu para movimentar o mercado da cidade que hoje é conhecida como a capital sergipana da moda. “O Moda Mix surgiu de uma reunião com os empresários do Polo de Moda de Itabaianinha que estava parado. Percebemos o potencial do setor têxtil, já que possuímos vários segmentos, e decidimos criar o evento”, conta.

Rivanda explica que o evento facilita o momento da compra, já que normalmente as coleções são lançadas em períodos diferentes. “A partir do momento que o evento é preparado, as coleções são mais preparadas, e todos lançam na mesma época. Então dá oportunidade para o cliente poder conferir as coleções em uma época só, evitando ter que se locomover sempre que uma empresa lança uma coleção”, destaca.

 

Da Ascom

14/09/18 | 06:40h

O cantor Daniel Boaventura volta a Aracaju no dia 15 de setembro para lançar seu novo DVD ‘Ao Vivo no México’. O show acontece a partir das 21h, no Teatro Atheneu.

No DVD, o cantor registra os momentos marcantes de seus últimos três anos de carreira. Entre os destaques do novo projeto, estão a sedutora “I´ve Got You Under My Skin”, eternizada na voz de Frank Sinatra, seguida por “Would I Lie To You?” e “Should I Stay or Should I Go?”, clássico do The Clash. Os ingres.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Atheneu e no site Guichê Web. Informações estão disponíveis por meio do telefone (79) 3179 1910.

Com informações da organização do evento

14/09/18 | 06:38h

A organização da Odontofantasy divulgou a programação completa do evento. Ivete Sangalo, Leo Santana, Devinho Novaes e Edson Gomes estão entre as atrações. Nesse ano, a festa acontece no dia 13 de outubro, a partir das 20h, no Sítio Terêncio.

A edição 2018 da Odontofantasy contará com um esquenta na sexta-feira, 12, a partir das 17h, no Mambo Beach Bar com Avinne Vinny, Luanzinho Moares, Mariana Fagundes e Dj Ralk.

A venda online de ingressos está disponível no site da Odonto Fantasy.

Confira a programação completa:

Sexta-feira 12/10 – 17h – Esquenta no Mambo Beach Bar
– Avinne Vinny
– Luanzinho Moares
– Mariana Fagundes
– Dj Ralk

Sábado 13/10 – 20h – Sítio Terêncio
– Ivete Sangalo
– Leo Santana
– Devinho Noaves
– Gabriel Diniz
– Mc Sapao
– Edson Gomes
– Saia Rodada
– Igor Ativado
– Attooxxa
– DJ Paulo Pringles

Com informações da organização do evento

29/08/18 | 06:25h

Na próxima quinta-feira, 30, será a vez do ‘Quarteto SaxAju’ subir ao palco do Teatro João Costa, no Centro Cultural da capital, localizado na praça General Valadão. O evento faz parte do projeto Quinta Instrumental, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

O quarteto é formado por Davysson Lima no sax soprano, Jefferson Tavares no sax alto, Paulo Francisco no sax tenor, Roberto Brito no sax barítono e Flávio André na bateria. O show tem entrada gratuita e começa às 20h. O grupo promete preservar o repertório de compositores da Música Popular Brasileira (MPB).

“Iremos contemplar diversos gêneros populares, valorizando a nossa história musical e incentivando a nova geração que não teve acesso aos compositores e ritmos brasileiros. Além, é claro, de ser uma forma de relembrar algumas músicas conhecidas do público, através da música instrumental”, enfatiza o integrante do quarteto, Roberto Brito.

Segundo o músico, o SaxAju foi lançado oficialmente em março deste ano. “Formamos o quarteto principal no começo do ano, e logo depois nos apresentamos com esse grupo oficial. Mas, paralelo a isso, estamos desenvolvendo este trabalho desde 2017, participando de diversas apresentações na capital e no interior sergipano”, explica Roberto.

O saxofonista ainda faz um convite ao público. “Estamos preparando uma apresentação especial para o Quinta Instrumental que vai envolver a plateia, fazendo todo mundo cantar e se movimentar com os clássicos da Música Popular Brasileira. Vai ser imperdível”, garante Roberto.

O projeto

Desenvolvido através do planejamento estratégico realizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Quinta Instrumental nasceu com o propósito de ocupar o Centro Histórico da capital sergipana com as diversas linguagens das artes.

O projeto tornou-se, num curto espaço de tempo, num atrativo na agenda cultural, oferecendo aos aracajuanos e turistas uma música de qualidade e totalmente gratuita. O evento sempre acontece às quintas-feiras, exceto nos feriados, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), localizado na praça General Valadão, no Marco Zero de Aracaju, às 20h.

 

Da PMA

`


17-10-2018
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter