Na Política

Biblia Online

19/06/17 | 09:35h

As artes visuais se misturam a figurinos artísticos e outros elementos que compõem a simbologia dos festejos juninos na nova exposição da Galeria de Arte J. Inácio, lançada nesta quarta-feira, 14. Intitulada “Sergipe é o País do Forró”, a mostra foi lançada com a animada apresentação da Quadrilha Junina da Escola Estadual Alencar Cardoso, com alunos de 9 a 12 anos de idade.


Na abertura, o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, reforçou a importância de desenvolver ações que reforcem a identidade sergipana. “O Governo do Estado tem uma preocupação muito grande com que a nossa cultura não perca suas origens, suas raízes. Esta exposição é uma forma de resgate desta cultura e de interação com a sociedade, demonstrando mais uma vez que nossos equipamentos públicos estão à disposição dos sergipanos. É mais uma ação da Secult para consagrar os festejos juninos que foram abertos ontem, no dia de Santo Antônio”, declarou o secretário.


Com curadoria da diretora da Galeria, Jane Junqueira, a exposição é composta por pinturas em tela dos artistas visuais Joel Dantas, Jo’k, Fábio Sampaio, Adauto Machado e Ana Denise, que também trouxe xilogravuras e fotos de Diogo Di Souza. Para remeter ainda mais ao período, a mostra conta ainda com um exemplar do tradicional Barco de Fogo de Estância, além de vestimentas das quadrilhas juninas Unidos em Asa Branca, Pioneiros da Roça, Luiz Gonzaga e Abusados da Roça.


Segundo Jane Junqueira, a J. Inácio tem recebido de 200 a 300 visitantes por mês, sobretudo de um público formado por estudantes. “A Galeria de arte tem que receber toda a celebração que é ligada à cultura, e o festejo junino é uma marca da nossa cultura nordestina e sergipana. Então, através desta exposição, as pessoas vão ter a oportunidade de ver trabalhos de artistas sergipanos e de quadrilhas juninas que fazem parte das nossas raízes”, afirmou.


A artista visual, Ana Denise, que já expôs diversas vezes na J. Inácio revelou que há muito tempo traz essa temática nos seus trabalhos. “Eu fotografo muito as festas de São João como estudo para utilizar nos meus trabalhos, mas tem uma característica, raramente coloco as fisionomias das pessoas que fotografo e no lugar faço o rosto das bonecas de pano daqui do mercado de Aracaju. Acho muito importante a presença das escolas na Galeria, porque cultura a gente ensina desde cedo. Quando eu fazia minhas exposições individuais, eu sempre rodava pelas escolas para ensinar as crianças, explicar como fazer, pois me estimula ver as crianças aprendendo”.


Alunos das escolas estaduais Professor Joaquim Vieira Sobral e Vitória de Santa Maria também visitaram a exposição. A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alencar Cardoso, Cris Souza, contou que há anos a Escola frequenta a Biblioteca e a Galeria. “O cargo chefe da nossa escola é o livro. Então, eles gostam de ler e de frequentar estes espaços, que possibilitam o acesso aos artistas. Esta exposição é um resgate à cultura sergipana, importante para que as nossas crianças aprendam sobre sua identidade, e se desenvolvam sem esquecer suas raízes”, opinou.


“Eu achei a exposição incrível, é bonita e muito interessante, pois mostra uma cultura que não tem fim. Então, eu queria dar parabéns a todos os artistas que estão fazendo seus quadros para por nas bibliotecas e outros locais de cultura. Gostei muito desta pintura, porque parece que as pessoas estão vivas, ela me inspira”, afirmou a estudante de oito anos, Lara Letícia, que deseja ser escritora.

A exposição fica aberta ao público, com acesso gratuito, até o dia 03 de julho na Galeria de Artes J. Inácio, que fica em anexo a Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Bairro 13 de Julho, Aracaju. Escolas e grupos interessados em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179 – 1969.


Da ASN

19/06/17 | 09:33h

São João é tempo de comidas típicas, forró e cultura em Sergipe. E todo esse clima começou a alegrar a população a partir deste sábado, 17, com a abertura dos Festejos Juninos do Arraiá do Gonzagão, no Complexo Cultural que leva o nome do Rei do Baião. A festa faz parte do Encontro Nordestino de Cultura, evento promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio.

Bandeirinhas, comidas típicas e muito forró de raiz marcam a programação do evento que, além do Arraiá do Gonzagão, oferece ao público o concurso de Quadrilhas do Arranca Unha, no Centro de Criatividade, no bairro Getúlio Vargas e o Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, que completa dez anos em 2017. “Vemos um apreço muito grande da população por esses eventos realizados pelo governo do Estado, pois são festas que envolvem as famílias, com tranquilidade, segurança, e atrações que exaltam nossa cultura popular”, destaca o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama.

Na Orla de Atalaia, a festa acontece a partir do dia 22 de junho e segue até o dia 30, reunindo 52 atrações entre artistas e bandas sergipanas, nordestinas e de destaque nacional, quadrilhas e grupos folclóricos, selecionadas via edital. O espaço conta com toda infraestrutura para os visitantes, formando uma verdadeira vila do interior, com igreja, bodega, estandes de comidas típicas, artesanato, além de espaço kids.

As atrações do Palco Clemilda na noite de abertura, 22 de junho, às 19h serão Orquestra Sanfônica de Sergipe, Quadrilha Junina Retirantes do Sertão, Correia dos Oito Bastos e Falamansa. Já no Coreto, haverá apresentação do grupo Peneirou Xerém, Gilson do Acordeon e Odir Cairus. “Procuramos montar em todos os dias uma programação diversificada, com atrações tradicionais que agradam a todo o público”, afirma o superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, acrescentando que o acesso ao Arraiá, assim como ao Gonzagão e Centro de Criatividade, é gratuito.

As atrações artísticas foram selecionadas democraticamente através de edital, avaliado por uma comissão especial. O processo seletivo foi dividido em sete categorias entre bandas, músicos, grupos musicais, trios e quadrilhas juninas. O valor total de investimento nos três eventos que compõe o Encontro Nordestino de Cultura é cerca de R$ 1,3 milhão.


Concursos de quadrilhas


No Arraiá do Gonzagão, que começou sábado, 17, e segue até o dia 29 de junho, haverá 22 quadrilhas que disputarão um dos mais tradicionais concursos de quadrilhas do estado. As apresentações eliminatórias acontecem nos dias 17, 18, 23, 24, as semifinais nos dias 25 e 28 e a grande final no dia 29.

Outro evento que marca as festividades realizadas pela gestão estadual é o Arranca Unha, no Centro de Criatividade. O Espaço está sendo reformado pelo governo e, este ano, retorna com seu animado concurso de quadrilhas. No dia 21, o governador Jackson Barreto irá abrir as festividades em uma abertura simbólica do espaço, uma vez que as obras continuarão até o mês de novembro. O concurso de quadrilhas terá sua fase eliminatória nos dias 22, 23, 24 e 25; as semifinais nos dias 28 e 29 e a grande final no dia 30. Tanto no Centro de Criatividade como no Gonzagão, a programação inicia sempre às 20h.


Da ASN

19/06/17 | 09:31h

Foi divulgada na noite desta sexta-feira, 16, a programação completa do Arraiá do Povo 2017, evento que integra o Encontro Nordestino de Cultura e promove os Festejos Juninos realizados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A festa inicia no dia 22 de junho com a presença da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), apresentando ao público seu concerto junino; Quadrilha Junina Retirantes do Sertão; Correia dos Oito Baixos; Jurandir da Feira; e Falamansa encerrando a noite no Palco Clemilda. Já no Coreto, o grupo folclórico Peneirou Xerém, Gilson do Acordeon e Odir Caius fazem a festa. A programação tem início às 19h e a última atração sobe ao palco a meia noite.

Na véspera de São João a festa será comandada pelas bandas Rastapé, Casaca de Couro, Quadrilha Junina Pioneiros da Roça, além de Amorosa, Helber Mateus, Gilvan Lima, e do Samba de Coco da Barra dos Coqueiros. No dia 24, marcam presença na festa Mestrinho, Valtinho do Acordeon, Sena, João da Passarada, Sovifa Baiões,Odir Caius, além do grupo folclórico Ben Ti Vi e a quadrilha Arriba Saia.

O dia de São Pedro também será um dos mais esperados. Sobem ao palco Clemilda, Glauber do Acordeon, Joésia Ramos, Maciel Salú e Zé Tramela. A noite terá ainda apresentação da Quadrilha Junina Meu Sertão. O coreto será comandando por Vem Vem do Nordeste e João Bezerra, Cassiano do Forró e Odir Caius. Nando Cordel, uma das grandes atraçoes em 2017, se apresenta no dia 30, acompanhado de Erivaldo de Carira e outros grandes nomes da música tradicional sergipana.

Confira a programação completa AQUI

07/06/17 | 10:09h

A tradicional Festa do Caminhoneiro de Itabaiana começa nesse sábado, 3 de junho. O evento conta com shows, grandes carreatas, palestras, homenagens, gincanas e sorteios. Entre as atrações musicais estão Xand e Aviões do Forró, Saia Rodada, Mano Walter, Samira Show e Cintura Fina. A comemoração encerra no dia 13 com a procissão de Santo Antônio.

Confira a programação:

3 de junho
20h30 – Show com Erivaldo de Carira

4 de junho
8h – Carreata Mirim
18h – Zueirões do Forró
20h30 – Concurso Rainha do Caminhoneiro

8 de junho
14h – Início da Feira

9 de junho
18h – Jogo dos Caminhoneiros

10 de junho
A partir das 22h
Léo Wander
Amado Batista
Aline Souza
Saia Rodada
Carlos Lima e Luciano
Gil Mendes

11 de junho
10h – Marquinhos e banda
12h – Almoço do caminhoneiro
Ricardo Marques e Cartas na Mesa
A partir das 21h
Forró Ativado
César Menotti e Fabiano
Antônio o Clone
Xand e Aviões do Forró
Lairton e Cintura Fina

12 de junho
6h – Alvorada Festiva – Mega Carreata
A partir das 21h
Jailson Lima e Leo Lopes
Henrique e Juliano
Alma Gêmea
Mano Walter
Gabi Oliver
Samyra Show

13 de junho
16h - Procissão de Santo Antônio

Por Jéssica França

07/06/17 | 10:08h

cantor e compositor Raffael Oliveira sobe ao palco do Teatro Lourival Baptista no dia 13 de julho. Seu novo show terá canções autorais e releituras de clássicos da MPB.

Raffael vai receber amigos cantores, entre eles, Fábio Lima , Luiz Fontenelli e o baiano André Lima. Os ingressos antecipados estão à venda por meio do telefone (79)99996-8445 e do email raffaproducoes@gmail.com.

Show: Raffael Oliveira & Amigos
Convidados: André Lima, Fábio Lima e Luiz Fontenelli
Data: 13 de Julho
Hora: 20h (abertura do Teatro às 19h)
Local: Teatro Lourival Baptista (Rua Laranjeiras 1967 - Getúlio Vargas)
Ingresso: R$40 (antecipado)

Com informações da organização do evento

07/06/17 | 10:06h

O ano de 2017 é de comemoração em Aracaju. Em junho o Projeto Tamar completa 15 anos de funcionamento em prol da conservação das tartarugas marinhas. Além disso, é um mês muito especial para conservação da natureza, comemora-se o dia mundial do meio ambiente, 5, o dia mundial dos oceanos, 8 e o dia internacional da tartaruga marinha, 16. Para unir essas datas e celebrar a vida das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, o Projeto Tamar realizará um evento comemorativo no dia 13 de junho (terça-feira) com a participação de artistas sergipanos e nacionais. As comemorações iniciarão às 18h com apresentação do Barco de Fogo, nos Lagos da Orla de Atalaia. A partir das 20 horas no espaço cultural do Tamar, terá as apresentações dos sergipanos DJ Kaska, Burundanga e Zé Tramela, e também do renomado artista nacional Toni Garrido.

Inaugurado no dia 13 de junho de 2002, o Tamar de Aracaju é o primeiro oceanário do Nordeste. Instalado na praia da Atalaia, a 500m do mar na forma de uma tartaruga marinha, funciona como núcleo de sensibilização e educação ambiental, além de oferecer lazer, entretenimento e serviços. Junto com a loja é uma estrutura fundamental de geração local de emprego e renda, arrecadando recursos para as ações de conservação das tartarugas marinhas, sendo um importante meio de comunicação com a sociedade, sensibilizando mais de 1 milhão e 700 mil pessoas, cerca de 160 mil visitantes por ano.

Em 35 anos de parceria Tamar e Petrobras já liberaram em Sergipe mais de 7 milhões e 180 mil filhotes de tartarugas marinhas ao mar, marco esse que também será comemorado no dia 13. “Esse número representa os esforços empreendidos aos longo de 35 anos, com a ajuda da comunidade hoje conseguimos garantir com que mais filhotes cheguem ao mar e retornem daqui a 20 anos para desovar” comenta César Coelho, coordenador do Projeto Tamar em Sergipe.


TAMAR

O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

SHOW TONI GARRIDO
Data -13 de junho de 2017
Horário -a partir das 20h00
Local -Projeto TAMAR, Av. Santos Dumont, 1010, Atalaia, Aracaju, Sergipe.
Mais informações: (79) 3243 3214, das 09h00 as 12h00 e 14h00 as 18h00.

Da Assessoria de Imprensa

24/05/17 | 09:48h

O cantor e compositor Lula Ribeiro se apresenta no Teatro Tobias Barreto, no próximo dia 30 de maio, às 21h, com a presença do cantor e compositor carioca Paulinho Moska. Nesse show, o cantor sergipano dá início a temporada 2017 do projeto "Lula Ribeiro convida", apresentado nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte e há três anos em Aracaju, onde sempre recebe um grande nome da Música Brasileira.

No show, o cantor Lula Ribeiro fará um passeio por sua obra, com destaque para o repertório do CD e DVD “Palavras Que Não Dizem Tudo”, além de canções inéditas, que farão parte do seu novo CD, atualmente sendo gravado, com produção do baixista Arthur Maia e participações especiais de grandes músicos brasileiros.

O show é uma celebração musical, onde Lula se mostra um veterano na arte de interpretar e compor canções, que traduzem suas impressões sobre a vida, por meio de versos, que falam do sentimento humano. Uma das surpresas do show é a participação especial de Paulinho Moska, que irá tocar e cantar algumas canções do seu repertório, além de dividir outras músicas com o Lula, como "Mercê de você" e "Estou pensando em você", entre outras. No show os artistas mostram toda a intimidade construída em muitos anos de amizade e parceria em palcos e estúdios.

Nesta apresentação intimista, Lula Ribeiro também prestará homenagens a compositores da música brasileira, como Luiz Melodia, Dorival Caymmi, Dolores Duran, alguns deles já gravados pelo cantor.

Com informações da Assessoria de Imprensa

24/05/17 | 09:46h

O Bar e Restaurante Regional Recanto do Chorinho realiza neste domingo, 28, mais uma Domingueira Favorita no Parque da Cidade.

O grupo Regional Recanto do Chorinho e as cantoras Anna Aparecida e Lene Hall agitam o evento com o melhor da música brasileira.

A festa acontece a partir das 17h30. Os ingressos estão à venda no local do evento. Informações através do telefone (79) 9 9933-1361.


Da ascom

`


29-06-2017
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

Tudo Salvo

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter