Durante a votação da pauta da 59ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisaram o Veto Total nº 22 ao Projeto de Lei Nº 316/2017, que trata sobre a disponibilização de informação sobre medicamentos distribuídos gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de autoria do vereador Seu Marcos (PHS). Mais 33 proposituras foram analisadas e votadas durante a Sessão de hoje.
O Veto ao PL 316/2017 foi mantido pelos parlamentares, com seis votos favoráveis e nove votos contrários, sendo que para ser derrubado, seriam necessários 13 votos contrários.
De acordo com o autor do PL, Seu Marcos, o projeto serve para acesso à informação de utilidade pública e que não há inconstitucionalidade. “Existem muitos usuários e pacientes que não sabem os medicamentos que são distribuídos pelo SUS. O projeto fala sobre a disponibilização da lista de medicamentos em estoque para que os pacientes saibam quais os medicamentos disponíveis nas farmácias dos postos de saúde. Isso não vai onerar os cofres públicos”, explicou o vereador.
Durante a discussão do Veto, alguns vereadores como Américo de Deus (Rede), Kitty Lima (Rede), Lucas Aribé (PSB), Anderson de Tuca (PRTB), Isac Silveira (PCdoB), Iran Barbosa (PT) e Emília Corrêa (Patriota) se manifestaram a favor do Projeto de Seu Marcos e destacaram a importância do acesso a essas informações para os pacientes do SUS. Já Fábio Meireles (PPS) informou que seria necessário cobrar essas informações das farmácias particulares, que disponibilizam medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Ministério da Saúde e que muitas pessoas não sabem.
“É importante respeitar as opiniões contrárias e os pensamentos diferentes. Quero deixar claro que não sou contra o projeto, mas a partir da análise dos procuradores do município, que avaliaram como inconstitucional, o prefeito traz o Veto a esta Casa, mas foi feito uma análise para vetar o Projeto. Não há escolhas de projetos ‘A’ ou ‘B’ para vetar”, afirmou o líder do prefeito na CMA, Professor Bittencourt (PCdoB).
Ainda durante a votação, foram aprovadas mais 33 proposituras, sendo 21 Projetos de Lei, 11 Projetos de Decretos Legislativos e um Substitutivo a Projeto de Resolução. O Projeto de Lei Nº 69/2018, de autoria do vereador Lucas Aribé, foi aprovado em 2ª discussão, e institui no calendário oficial do município de Aracaju a Semana de Prevenção à Endometriose e à Infertilidade.
Foi aprovado em 3ª discussão o PL Nº 370/2017, de autoria da vereadora Kitty Lima, que institui o Dia Municipal de Prevenção ao Consumo de Drogas.
Da Ascom
saiba mais
-
26/06 - 20:44 - Câmara de Aracaju aprova 19 projetos de lei
20/06 - 04:59 - Propaganda eleitoral antecipada: TRE-SE condena pré-candidata de Itabi-Se
20/06 - 04:50 - PL de Breno Garibalde quer proibir o uso de fogos com estampido
20/09 - 07:04 - Câmara implementará programa de sustentabilidade
11/09 - 05:40 - Presidente da Câmara e vereadores da capital marcam presença nas festividades de 07 de setembro
31/07 - 19:48 - Quase 20 mil litros de agrotóxicos e 2 toneladas do produto granulado são encontrados pela FPI/SE em
31/07 - 19:45 - Câmara de Aracaju empossa mais 23 aprovados em concurso
31/07 - 19:43 - Milton Dantas toma posse na Câmara de Aracaju
31/07 - 19:41 - Equipe Abate da FPI/SE interdita queijaria e constata atividade irregular de uma pocilga
27/07 - 17:57 - LDO estima receitas de R$ 3 bilhões para Aracaju