O vereador Lucas Aribé (PSB) fez um apelo nesta quinta-feira, 3, na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para que o líder da situação, Professor Bittencourt (PCdoB), articule uma reunião entre o prefeito Edvaldo Nogueira, as pessoas surdas e os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O intuito é mostrar a Edvaldo a importância dos projetos vetados por ele para o município de Aracaju. “Se o problema for a minha presença, eu não preciso ir a este encontro. Se for a autoria dos projetos, que o Executivo assuma e faça. Eu não sou o beneficiado com isso, mas sim, as pessoas com deficiência auditiva, que precisam ter acesso a serviços públicos essenciais. Não vamos permitir que a pequenez da política deixe de beneficiar a cidadania”, clama Aribé.
Lucas relembrou aos parlamentares que o colegiado da Câmara aprovou as proposituras e também deixou como sugestão que os vereadores criem uma comissão para dialogar com o prefeito. A partir do exemplo da Central de Intermediação em Libras, reinaugurada no último dia 24, na cidade de São Paulo, Aribé ressaltou que o trabalho de inclusão tende a fortalecer a imagem do governo Edvaldo Nogueira. “Seria muito bom para a gestão municipal, que pode inserir a iniciativa no programa Cidade Inteligente”, recomenda.
Dois projetos de lei de autoria de Lucas Aribé que beneficiam pessoas com deficiência auditiva foram vetados pelo prefeito. A justificativa é sempre a mesma – os PLs invadem a competência do Executivo e geram despesas aos cofres do município. Após aprovar os dois projetos, a Câmara já voltou atrás e manteve o veto ao PL nº 203/2017, que autoriza a Prefeitura a criar a categoria de intérprete da Libras no quadro permanente de servidores, e deve apreciar na próxima semana o veto ao PL nº369/2017, que institui a adoção de uma plataforma digital de videoconferência que promova a tradução simultânea para a Libras no serviço público.
“Na semana em que foi celebrado o Dia Nacional da Libras, esta Câmara fez o papelão de manter o veto a um projeto tão importante. Quando há vontade política, outros vetos que utilizam os mesmos argumentos são derrubados. Eu peço o apoio dos colegas para que essa postura seja revista”, comenta Lucas.
Interlocução
O líder da situação na Câmara, vereador Professor Bittencourt garantiu apoio a Aribé. “Lucas é um parlamentar da cidade de Aracaju muito respeitado e com legitimidade para tratar dessa temática, não apenas por ser uma pessoa com deficiência visual, mas pela sua trajetória em favor das pessoas com deficiência. Eu me coloco inteiramente à disposição para fazer essa interlocução. Pretendo abrir o diálogo de modo que os pleitos sejam apresentados ao prefeito por Lucas e pelas entidades organizadas”, assegura Bittencourt.
Da CMA
saiba mais
-
26/06 - 20:44 - Câmara de Aracaju aprova 19 projetos de lei
20/06 - 04:59 - Propaganda eleitoral antecipada: TRE-SE condena pré-candidata de Itabi-Se
20/06 - 04:50 - PL de Breno Garibalde quer proibir o uso de fogos com estampido
20/09 - 07:04 - Câmara implementará programa de sustentabilidade
11/09 - 05:40 - Presidente da Câmara e vereadores da capital marcam presença nas festividades de 07 de setembro
31/07 - 19:48 - Quase 20 mil litros de agrotóxicos e 2 toneladas do produto granulado são encontrados pela FPI/SE em
31/07 - 19:45 - Câmara de Aracaju empossa mais 23 aprovados em concurso
31/07 - 19:43 - Milton Dantas toma posse na Câmara de Aracaju
31/07 - 19:41 - Equipe Abate da FPI/SE interdita queijaria e constata atividade irregular de uma pocilga
27/07 - 17:57 - LDO estima receitas de R$ 3 bilhões para Aracaju