Com o objetivo de alterar e modernizar o Regimento Interno da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), alguns vereadores entregaram na manhã desta quinta-feira, 14, após a Sessão Ordinária, a revisão do Regimento ao presidente da CMA, Nitinho (PSD). Para realizar a revisão, foi criada uma comissão composta pelos vereadores: Iran Barbosa (PT) como presidente da comissão, Elber Batalha (PSB) como vice-presidente, além dos vereadores Emília Corrêa (PEN), Professor Bittencourt (PCdoB), Carlito Alves (PRB), Américo de Deus (Rede) e alguns assessores da Mesa Diretora da CMA.
O presidente da comissão, Iran Barbosa, entregou o regimento revisado ao presidente da CMA e destacou a importância dessa revisão, que foi o início de um processo de coletivização do trabalho da comissão e de todos os parlamentares. “Nós recebemos a incumbência de apresentarmos um anteprojeto com propostas para alteração do regimento, mas é evidente que a prerrogativa para definir as alterações é do parlamento municipal, por isso essa entrega para que o processo inicie com a tramitação nesta Casa. Quero também dizer que estou sugerindo no documento que o presidente abra sessões de Audiências Públicas para ouvir a população sobre essas questões, que muitas vezes tem ideias interessantes que devem ser ouvidas para democratizar o espaço municipal. Também quero agradecer a confiança de todos, por ter presidido a comissão. O trabalho foi bastante coletivo, não só entre vereadores como assessores da mesa, que contribuíram bastante com propostas”, enfatizou.
Iran Barbosa ainda frisou que o atual regimento é muito antigo e defasado e já estava precisando de atualizações. “O atual regimento é da década de 70, do século passado, período em que havia prevalência dos princípios ditatoriais no Brasil e o regimento recebeu um grande conjunto de emendas, virando uma verdadeira colcha de retalhos, perdendo a sua coerência interna. Por isso a importância dessa atualização, que vai melhorar o próprio funcionamento desta Casa”.
Sobre os principais pontos do Regimento que serão alterados, o presidente da comissão explicou que estão as mudanças do funcionamento da Casa. “A forma como deve funcionar as sessões, os tipos de sessões, a ampliação do espaço de democratização interna para a participação popular, ou seja, são instrumentos que poderão transformar o parlamento municipal numa casa cada vez mais aberta para o povo da cidade”.
O presidente da CMA, Nitinho, agradeceu a colaboração de todos da comissão para realizar essa alteração do Regimento. “A partir desse documento revisado, nós vamos enviar para todos os vereadores o novo estudo do Regimento Interno da Casa para que durante o recesso todos possam analisar com calma e no início de 2018 nós possamos colocar o novo regimento para ser votado aqui da Câmara. Esse regimento é importante para realizar a modernização e fazer com que o regimento esteja atualizado com os novos tempos, para melhorar cada vez mais o trabalho municipal”, finalizou.
Da CMA
saiba mais
-
26/06 - 20:44 - Câmara de Aracaju aprova 19 projetos de lei
20/06 - 04:59 - Propaganda eleitoral antecipada: TRE-SE condena pré-candidata de Itabi-Se
20/06 - 04:50 - PL de Breno Garibalde quer proibir o uso de fogos com estampido
20/09 - 07:04 - Câmara implementará programa de sustentabilidade
11/09 - 05:40 - Presidente da Câmara e vereadores da capital marcam presença nas festividades de 07 de setembro
31/07 - 19:48 - Quase 20 mil litros de agrotóxicos e 2 toneladas do produto granulado são encontrados pela FPI/SE em
31/07 - 19:45 - Câmara de Aracaju empossa mais 23 aprovados em concurso
31/07 - 19:43 - Milton Dantas toma posse na Câmara de Aracaju
31/07 - 19:41 - Equipe Abate da FPI/SE interdita queijaria e constata atividade irregular de uma pocilga
27/07 - 17:57 - LDO estima receitas de R$ 3 bilhões para Aracaju