Na Política

Biblia Online

29/07/14 | 15:28h (BSB)

Aracaju realiza blitz educativa no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, 28 de julho, foi lembrado em Aracaju com a realização de panfletagem de mobilização pela prevenção da doença. A ação, realizada na avenida Beira Mar, na rótula que dá acesso ao bairro Coroa do Meio, integra a programação da Semana de Luta contra as Hepatites Virais, que está sendo promovida pela Secretaria da Saúde através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.


A blitz, realizada das 17h às 19h, contou com a parceria de agentes do Programa de Redução de Danos (PRD) contra Álcool e Drogas e da SMTT. A cada abordagem, motoristas e pedestres receberam material educativo, laço amarelo simbolizando a campanha, além de preservativos masculinos.


A técnica do programa de DST/Aids, Marília Uchoa, explicou que o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é uma data para reforçar que essas enfermidades são silenciosas e perigosas. "Quando não tratadas ou não diagnosticadas em tempo, podem levar ao câncer de fígado ou à cirrose e consequentemente à morte".

Quem foi abordado pelos agentes recebeu informações sobre como receber a vacina contra o vírus da Hepatite B e onde é feita realização do teste rápido para diagnóstico das hepatites B e C. O resultado é dado em poucos minutos após os testes, que estão disponíveis no município através das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos.

As Hepatites do tipo "D" e "E" são pouco frequentes na população mas podem ser identificadas por meio do exame de sorologia, que também está disponível em todas Unidades de Saúde da Família de Aracaju.


Da PMA



26-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter