Universo Político.com

COTIDIANO -
Aracaju realiza blitz educativa no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais
Aracaju realiza blitz educativa no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, 28 de julho, foi lembrado em Aracaju com a realização de panfletagem de mobilização pela prevenção da doença. A ação, realizada na avenida Beira Mar, na rótula que dá acesso ao bairro Coroa do Meio, integra a programação da Semana de Luta contra as Hepatites Virais, que está sendo promovida pela Secretaria da Saúde através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.


A blitz, realizada das 17h às 19h, contou com a parceria de agentes do Programa de Redução de Danos (PRD) contra Álcool e Drogas e da SMTT. A cada abordagem, motoristas e pedestres receberam material educativo, laço amarelo simbolizando a campanha, além de preservativos masculinos.


A técnica do programa de DST/Aids, Marília Uchoa, explicou que o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é uma data para reforçar que essas enfermidades são silenciosas e perigosas. "Quando não tratadas ou não diagnosticadas em tempo, podem levar ao câncer de fígado ou à cirrose e consequentemente à morte".

Quem foi abordado pelos agentes recebeu informações sobre como receber a vacina contra o vírus da Hepatite B e onde é feita realização do teste rápido para diagnóstico das hepatites B e C. O resultado é dado em poucos minutos após os testes, que estão disponíveis no município através das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos.

As Hepatites do tipo "D" e "E" são pouco frequentes na população mas podem ser identificadas por meio do exame de sorologia, que também está disponível em todas Unidades de Saúde da Família de Aracaju.


Da PMA