Na Política

Biblia Online

08/09/14 | 15:42h (BSB)

Curta-SE 14 exibe Cidade de Deus - 10 anos depois e projeto Curta o Som na abertura

A cerimônia de abertura da 14ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) será realizada esta noite, a partir das 19 horas, no Teatro Tobias Barreto, com a exibição da 1ª Mostra Competitiva de Longas com Cidade de Deus - 10 anos depois, dos diretores Cavi Borges e Luciano Vidigal, e a apresentação do projeto 'Curta o Som', que trará Arnaldo Antunes da turnê Dois Violões. O evento segue até o próximo sábado, dia 13, com a cerimônia de premiação e show de Zizi Possi, também no projeto Curta o Som, também às 19 horas.

 

A programação retoma na terça-feira, 9, com a exibição de mostras informativas no Cinema Vitória e competitivas no Cinemark do Shopping Jardins. Na quarta-feira, 10, o Curta-SE promove mostras no Cinema Vitória. A Mostra Informativa Festivalzinho e Mostra Competitiva de Videoclipe, no período da manhã, e rodas de debates sobre os longas exibidos nos dias anteriores a partir das 16 horas. À noite, as mostras informativas serão em Laranjeiras e duas competitivas de longas no Cinemark Jardins.


Na quinta-feira, dia 11, a programação começa com a Mostra Informativa de Curtas Fest'Afilm, festival parceiro do Curta-SE, no Cine Vitória. No período da tarde, a segunda roda de conversa sobre os longas de competição. Ainda no Cinema Vitória, à noite, serão exibidas as mostras competitivas de Curtas Sergipanos e Curtas Iberoamericanos. Estância recebe mostras informativas na Câmara de Vereadores. O Oceanário recebe a Mix SE - Feira da Sustentabilidade e a terceira noite do Curta o Som com artistas locais.


O penúltimo dia de Festival é dedicado ao fomento à criação, através do Seminário Sergipe Del Rey com a presença de Rodrigo Camargo, coordenador de planejamento da Ancine, Renato Nery, coordenador de cinema da SPCine, e Lula Oliveira, representante do Minc BA/SE. Na sexta ainda acontece mostras informativas em São Cristóvão na Casa do IPHAN na Praça São Cristóvão. No Oceanário, serão realizados o segundo dia da Mix SE - Feira da Sustentabilidade e o Curta o Som com Naurêa e Global Beats.


Durante toda a semana serão 44 filmes nas Mostras Competitivas e 21 nas Informativas. “Todas as categorias contaram com três júris. Os filmes passaram pela comissão julgadora, que avaliaram os conteúdos que estavam aptos a participar do festival. Nem todas as categorias atingiram o limite máximo de filmes que estava no regulamento, optou o corpo de jurado, para manter a qualidade técnica das mostras”, explicou Luana Vieira, coordenadora das Mostras do festival.


Os ingressos para os shows de abertura e encerramento podem ser obtidos na bilheteria do TTB. A venda de ingressos será limitada e terá o preço promocional de R$40,00 mais um quilo de alimento.


Tema


Durante a semana do festival o universo audiovisual trará uma grande discussão sobre o tema “Felicidade é...”, que surgiu após diversas pesquisas acerca do conceito 'FIB' – Felicidade Interna Bruta – criado em 1972. pelo rei butanês JigmeSingyaWangchuck para retratar a realidade de seu país. Anos depois o conceito foi melhorado e ratificado após três conferências realizadas no Centro de Estudos do Butão, as quais reuniram economistas e cientistas empíricos de vários países para identificar os fatores primordiais para a felicidade que abrange nove dimensões: bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida.


Segundo Rosângela Rocha, diretora Executiva do Curta-SE, a Felicidade Interna Bruta deve ser compreendida na prática, pois só assim a mesma revela uma grande capacidade de promoção do bem-estar social, ambiental e cultural. “O conceito foi desenvolvido a partir de uma visão holística e sistêmica e se revela muito mais que uma linha de pensamento: trata-se de uma estrutura calcada na ciência e no empirismo, que sugere que a busca pelo proclamado desenvolvimento sustentável' seja orientada por um caminho de desenvolvimento psicológico, cultural e espiritual", explica.


Apoio

Através da Lei de Incentivo à Cultura, o Curta-SE acontece de 8 a 13 de setembro nas cidades Aracaju, São Cristovão, Laranjeiras e Estância e tem o apoio do Canal Brasil, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, Avanca Film Festival, Fest’Afilm, Infonet, Instituto Canadá, Revista Preview, Cia Rio, Oceanário, Mistika, Mix Estúdios, Fórum dos Festivais, Sesc, Conselho Nacional de Cineclubes, Shopping Jardins, Federação Internacional de Cineclubes, IPHAN/São Cristóvão, Via Mídia, KJM Telecom, AVBR Produções, Tagi.i, NPD Orlando Vieira, Calango Design e Comunicação, Superlux, Sal & Brasa, Rua do Turista, Hotel Riverside, Imperial e prefeituras de Laranjeiras e Estância . O apoio cultural é do Cinema Vitória, Banco do Nordeste (BNB), Cinemark e Banese, com patrocínio da Petrobras e realização da Casa Curta-SE


Da Ascom



28-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter