Na Política

Biblia Online

20/08/14 | 23:07h (BSB)

Espaço Cultural de agosto na Alese é aberto com novidades

A arte volta a ocupar o hall da Assembleia Legislativa. O Espaço Cultural Djenal Tavares de Queiroz recebe mais uma mostra de talentos de Sergipe, com música, artes plásticas, escultura, literatura e fotografia. A abertura do evento ocorreu na noite de terça-feira, 19, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Fraco. “Um país sem cultura não possui nenhum legado. Amo a arte, sobretudo a arte feita em Sergipe”, comentou o parlamentar durante a abertura da mostra.


José Franco disse que os artistas participantes da mostra de agosto dão orgulhos aos sergipanos. “Nesta noite temos um elenco de alto nível, formado por artistas que têm como marca em comum a inspiração fecunda e a criatividade realizadora. Pedro Boeira, Nailson Moura, Antônio da Cruz, Elvis Boamorte e Jerônimo Freitas Selam um pacto pela cultura. Façam bom proveito”, observou o presidente da Assembleia.


A escultura está representada por dois grandes nomes. Jerônimo Freitas está expondo esculturas, a maioria já comercializada, que revelam o talento para a criação. O artista usa materiais abandonados para produzir suas peças. A reciclagem torna as esculturas de Jerônimo ainda mais apreciadas. Usa argila, vidro, madeira, bambu, arame, cerâmica plástica e isopor.


“Amo o lixo. Busco no lixo materiais que me ajudam a criar meu trabalho. A reciclagem surgiu quase como uma terapia”, explica Jerônimo Freitas, que vem de uma família de artesãos, como o pai, Seo Freitas, Robson e o Pezão. “Não me dediquei apenas à argila, como meus irmãos”, afirma o escultor que se divide entre Aracaju e Salvador. Seus trabalhos já foram expostos em Oregon- Portland, nos Estados Unidos.


O Espaço Cultural da Alese recebeu ainda as fotografias de Nailson Moura que integram o livro ‘Crônicas do Ateliê’. A obra mostra o dia a dia do escultor Antônio da Cruz. São fotografias que desnudam a rotina de Cruz cortando, modelando, soldando, desenhando peças em aço, material com o qual ele faz suas esculturas e telas. O escultor completa 40 anos de trabalho e o livro de Nailson, que tem a participação de Cruz, foi lançado na abertura da mostra.


”O livro possui fotografias de Antônio da Cruz no processo de criação. É uma obra que na verdade destaca os quarenta anos de atuação do artista. A obra possui crônicas de Cruz”, afirma Nailson. Para o escultor, a noite de autógrafos celebra quatro décadas de criação. O artista maruinense tem peças no Museu da Gente Sergipana, Museu-Palácio Olímpio Campos, Sociedade Semear, Hospital Nestor Piva, Universidade Tiradentaes – Unit; Galeria de Arte Álvaro Santos, Pinacoteca da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Museu da Câmera Federal e no Museu de Vitória da Conquista (BA), entre outros.


A curadora do Espaço Cultural, Ilma Fontes, afirma que o espaço ‘apartidário’ tinha a honra de ser comandado por um parlamentar que aprecia as artes e que engrandecia a Assembleia Legislativa, o presidente José Franco. “É estimulador das artes, da cultura, é o lendário criador do Forró de Areia Branca. A programação de agosto chega com a força da juventude”, destacou.

 

Da Alese



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter