Na Política

Biblia Online

12/08/14 | 21:57h (BSB)

Educandos da Orquestra Jovem participam de ensaio

Violinos, violas, contrabaixos, violoncelos e as vozes do coral da Orquestra Jovem de Sergipe já se reuniram no primeiro ensaio geral. O encontro, realizado no último sábado, 09, marcou o início da etapa de preparação para os concertos que se aproximam e que são tão esperados por cada uma das crianças e adolescentes inseridos no projeto. Vencer os próprios limites e se apresentar para o público é sem dúvida o ponto mais alto da concretização desse sonho.


É por isso que a aluna de viola, Débora da Silva, 16 anos, está tão empenhada em dar o melhor de si no ensaio com os outros instrumentos e com o coral. “A gente precisa estar bem preparado para o dia da primeira apresentação, por isso temos que nos concentrar muito para cada dia errar menos e tudo ficar perfeito. Estamos ansiosos para que esse dia chegue logo, vai ser a realização de um sonho e o dia mais lindo do projeto”, revela com sorriso no rosto. Projeto esse que, segundo ela, ainda não consegue definir bem com palavras. “O projeto Orquestra Jovem é inexplicável na minha vida. É maravilhoso estudar música, algo que transmite tanto sentimento e está mudando o meu dia a dia”.


Evitar cada vez mais os erros técnicos ao tocarem em conjunto é um dos objetivos do ensaio geral, mas o coordenador do projeto, Márcio Rodrigues, destaca que o ensaio com todos os naipes e com o coral também pretende deixar os educandos mais a vontade para o momento de tocarem em público. “Além de trabalhar em grupo os pontos mais complicados de cada música, estaremos a partir de agora reunindo todos os alunos para inseri-los com calma nessa realidade de estar no palco tocando para uma plateia. É uma nova fase do projeto que com certeza eles irão se adaptar facilmente, como aconteceu desde o início do projeto, afinal de contas eles têm sempre muita vontade de aprender”, garante Márcio Rodrigues.


A pequena Evellyn França Santos, de apenas 8 anos, já está muito a vontade com o violino, instrumento que escolheu para tocar na Orquestra Jovem, mas não nega que sua ansiedade no primeiro ensaio com todos os colegas. Segundo ela, até a primeira apresentação estará bem mais tranqüila. “Meu coração ficava batendo forte quando entrei logo no projeto, mas já melhorei e gosto muito de tocar violino. Agora ele está batendo forte de novo, mas é porque eu ainda não tinha tocado com todo mundo junto. Logo logo vai passar e no dia do concerto eu vou ficar bem calma”.


Seu colega de naipe, Lucas Levi Santos, de 11 anos, também realiza um sonho ao fazer parte da Orquestra Jovem de Sergipe e afirma que cada fase do projeto só lhe traz boas sensações. “Sempre sonhei tocar um instrumento clássico, como um violino, e por isso aproveito tudo do projeto, gosto das aulas, mas principalmente dos ensaios. Fico só imaginando quando a gente for tocar em um lugar com muitas pessoas assistindo, vai ser tão emocionante, a melhor sensação que já senti”, afirma Lucas.

A Orquestra Jovem


A Orquestra Jovem de Sergipe é uma iniciativa do Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e do Instituto Banese, viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. O projeto conta com o patrocínio das empresas Sergas, Energisa e Almaviva.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar a crianças e adolescentes de nove a 17 anos o contato com a música clássica e de coral para que elas possam se tornar uma porta de entrada para a profissionalização. Atualmente são atendidos 100 meninos e meninas de famílias com renda per capita mensal de até R$ 70. Cada um dos alunos recebe o auxílio mensal de R$ 100 como estímulo à permanência no projeto.

As aulas acontecem no Colégio Vitória de Santa Maria e são ministradas por professores de música, que em sua maioria integram a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE).

Do Instituto Banese

 



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter