Na Política

Biblia Online

11/08/14 | 20:12h (BSB)

Salão de Fotografia de Aracaju incentiva novos talentos

Criado com o objetivo estimular e promover o cenário da fotografia sergipana nos níveis amador e profissional, o Salão de Fotografia de Aracaju chega a sua quarta edição com muito sucesso. O concurso, promovido pela Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), traz como tema desta edição "Uma visão sobre o Patrimônio Histórico de Sergipe".


"Nossa preocupação maior é incentivar os artistas regionais, por isso a cada ano escolhemos tema sempre voltado para a cultura do nosso Estado", afirma o diretor da GAAS, Luiz Adelmo Soares. O Salão, que é realizado em agosto por ser o mês internacional da fotografia, está com as inscrições abertas até amanhã, dia 12, recebendo tanto trabalhos de amadores, como de profissionais.


Em sua primeira edição, realizada em 2010, o Salão de Fotografia contou com a participação de 119 fotógrafos inscritos e 59 trabalhos selecionados para exposição. Desde então, o concurso tem sido uma porta de entrada para os novos talentos e um espaço de incentivo à fotografia artística. Esse ano a exposição estará aberta entre os dias 26 de agosto a 26 de setembro, data em que a GAAS comemora seu 48º aniversário.


Segundo a vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, a importância da existência de um evento como este está em valoriza os fotógrafos e estimular os jovens que estão entrando nessa área, dando oportunidade de terem seus trabalhos analisados por especialistas. "Podemos ver que a cultura sergipana influencia na escolha dos temas. No ano passado o Encontro Cultural de Laranjeiras serviu de objeto fotográfico para muitos inscritos", afirma.


Na primeira edição o tema foi livre, nas seguintes a Galeria propôs um tema para que os fotógrafos pudessem contar a história de Sergipe e das manifestações culturais a partir dos enquadramentos e de suas lentes. "Estamos recebendo fotografias muito interessantes nesta edição. Com o tema que propomos, os fotógrafos interpretam sob a lente de suas câmeras, sua visão sobre o nosso patrimônio que é muito rico", complementa o diretor.


O fotógrafo Arthur Guimarães, que conquistou segundo lugar no Salão 2013, disse que pretende participar nova mente do concurso este ano. Ele foi premiado pela foto "Pai Juá", figura representativa do rei na tradicional festa de Lambe Sujo e Caboclinho, realizada na cidade histórica de Laranjeiras.


Ele conta que participou do Salão, já na primeira edição, mas por não ter seu trabalho selecionado, motivou-se a buscar novos conhecimentos sobre fotografia e acabou sendo premiado na terceira edição. "Acredito que para ser profissional, o fotógrafo tem que ter conhecimento das técnicas. Acho que estou no processo de evolução, vivo da fotografia mais não me vejo como profissional super qualificado. Ainda preciso estudar muito, pois fotografia é um processo de maturidade".


Para Arthur Guimarães, o salão é uma oportunidade de interagir com outros fotógrafos e conhecer seus trabalhos, além de promover um intercâmbio cultural. "O Salão é fundamental para quem quer iniciar uma carreira como fotógrafo, aqui os iniciantes entram em contato com o universo da fotografia através das oportunidades que são dadas", acrescenta. O vencedor do prêmio de primeiro lugar, Alejandro Zambrana, que expôs a foto "Peleja Lambe - Sujo", está passando uma temporada na Espanha fotografando, por isso não participará desta edição.

A inscrição no concurso é gratuita e os interessados em participar devem entregar as fotografias na GAAS, em tamanho 20x30 cm, preto e branco ou colorida. Todos os trabalhos passarão por um processo de seleção, de uma comissão julgadora que irá avaliar a criatividade, a técnica aplicada e a correlação com o tema sugerido.


Da PMA



27-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter