Na Política

Biblia Online

25/06/14 | 06:15h (BSB)

Centro de Criatividade é palco do Arraiá do Arranca Unha

Com quase três décadas de história, o Arraiá do Arranca Unha é uma das mais tradicionais festas juninas de Sergipe. Em 2014, os freqüentadores e admiradores do evento, especialmente os moradores do bairro Getúlio Vargas e região, têm um motivo a mais para comemorar o período junino: no último dia 16, o governador Jackson Barreto assinou ordem de serviço para revitalizar o Centro de Criatividade, palco da festa. O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão.

 

Tendo o concurso de quadrilhas juninas como carro-chefe da programação, o Arraiá do Arranca Unha atrai milhares de pessoas diariamente para celebrar os santos mais festeiros do calendário. Gente animada, como dona Maria Dalva Cardoso, moradora da Maloca. “Quando recebemos a notícia da reforma e ampliação desse nosso espaço, ficamos muito felizes. O que Jackson fez aqui é uma benção para todos nós”, disse ela, que além de se divertir na festa, aproveita para garantir renda extra com a venda de salgados, caruru e outras delícias.

 

No último sábado, Jackson Barreto acompanhou a festa e ficou emocionado com a integração dos moradores que a festa no Centro de Criatividade promove. Ele lembrou que foi morador da comunidade por muito tempo. “Fui criado aqui no bairro Cirurgia, aqui é a nossa antiga Caixa D’Água transformada no Centro de Criatividade, então estou em casa. Morei 40 anos aqui e estou feliz por ter a oportunidade de autorizar a obra para revitalizar e ampliar este espaço cultural, que é o mais democrático de Aracaju”, pontua.

 

A programação do Arraiá do Arranca Unha começou no dia 19 e retorna na quinta-feira, 26, com apresentações das quadrilhas Xodó da Vila, Unidos em Asa Branca, Massacará, Balança Mais Não Cai e Balanço Nordestino. Nos dias 27 e 28, serão realizadas as semi-finais, já no dia 29, os seis melhores grupos da competição disputarão a grande final e o público conhecerá a melhor quadrilha junina de Sergipe em 2014.

 

Promovido pelo Governo do Estado de Sergipe com apoio da secretaria de Estado da Educação e Banese Card, os festejos juninos do Centro de Criatividade ocorrem há 27 anos e já é tradição para a comunidade do bairro Getúlio Vargas e adjacências. Por noite o evento reúne público de mais de 2,5 mil pessoas com a participação de várias caravanas do interior e turistas de vários estados.

 

Sobre a reforma

A reforma terá um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão e contemplará serviços como novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, reforma das guaritas de acesso, revisão de esquadrias, revestimento, pavimentação e pintura de todo o espaço, e instalação de plataforma elevatória e rampas para pessoas com necessidades especiais. Serão realizados também projetos de paisagismo e de urbanização, além de instalação de nova cobertura, com impermeabilização, e sistema de combate a incêndio.

 

Outro ponto importante desta reforma diz respeito à construção de um alojamento neste espaço cultural. Através dele, artistas e demais agentes culturais do interior que precisarem vir fazer apresentações ou cursos em Aracaju, terão um local para descansar e pernoitar quando preciso. “Esta era uma necessidade da classe artística e que conseguiu ser atendida através desta reforma do Centro de Criatividade”, frisa Eloisa Galdino.

 

Além disso, a política de uso do novo Centro de Criatividade terá diálogo direto com os elementos culturais da Maloca, comunidade composta por remanescentes de um quilombo urbano e donos de uma cultura negra muito forte. “A nossa ideia é equipar o Centro com os espaços de auditório, de laboratório, inclusive de audiovisual, dando a ele uma nova vida, não só do ponto de vista estrutural, mas sobretudo vocacional, uma vez que aqui nós temos oficinas das mais diferentes áreas e poderemos direcioná-las para demandas específicas da comunidade”, destaca a secretária.

 

Da ASN



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter