Na Política

Biblia Online

12/05/14 | 06:14h (BSB)

Alunos da Orquestra Jovem encontram inspiração em concerto da ORSSE

Apreciar a boa música e relembrar algumas canções memoráveis das animações Disney foi o que motivou centenas de pessoas a comparecerem nesta quinta-feira, 8, ao Teatro Atheneu, para mais uma bela apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). Além destes, outros motivos trouxeram um grupo de crianças e adolescentes ao concerto: estímulo e inspiração.

 

Talvez essas sejam as duas condições mais importantes para que, em breve, esses meninos e meninas, hoje alunos da Orquestra Jovem de Sergipe, alcancem qualidade musical necessária e ocupem esse mesmo palco para mostrarem seus talentos e o quanto a música é capaz de transformar vidas.

 

Chegar até aquele lugar cheio de luz e de instrumentos musicais, todo vestido de preto e bem elegante, é o sonho de Aldair Santos Santana, de 16 anos. Na Orquestra Jovem, ele aprende a tocar contrabaixo, e foi na performance desses instrumentistas que ele ficou de olho durante todo o concerto. “É até inexplicável pra eu dizer o que senti vendo esse concerto. Foi muito emocionante ouvir essas músicas e pensar imediatamente nos desenhos. Me emocionei também só de pensar que um dia todos nós da Orquestra Jovem iremos subir num palco como esse e que se eu me esforçar poderei tocar como esses contrabaixistas tocam”.

 

A magia e o encanto da noite estavam refletidos no olhar da pequena Emily Silva, de apenas 10 anos, que estuda violino. Ela, que só tinha visto uma orquestra através da televisão, não escondeu a emoção e a ansiedade. “Só de entrar no teatro já fico muito feliz. Eu quero ser uma violinista pra poder tocar aqui um dia”. Esse também é o desejo de Naely dos Santos Maia, de 11 anos. Ela se prepara pra cantar no coral da Orquestra Jovem e por isso disse que quer aprender muito com a professora e soprano da ORSSE Nalini Menezes. “Eu vi minha professora cantando hoje e fiquei impressionada com a voz dela. Quero cantar como Naline”.

 

Levar até esses meninos e meninas toda a fantasia que envolve a música e ao mesmo tempo mostrar que ela pode se tornar uma realidade em suas vidas foi o principal objetivo do coordenador da Orquestra Jovem e Spalla da ORSSE, Márcio Rodrigues, ao levá-los para assistir ao concerto. “Esse também é um momento muito importante no processo de formação deles. Trazê-los para ver esse concerto é especial porque a fantasia se mistura com a música e porque eles podem ver seus professores no palco, o que os estimula ainda mais. Além disso, muitos deles nunca estiveram no teatro e proporcionar isso é muito gratificante”.

 

Para o professor de contrabaixo e teoria musical e também contrabaixista da ORSSE, Jair Maciel, a iniciativa de trazer os alunos da Orquestra Jovem ao concerto se resume a incentivá-los e familiarizá-los com o estilo musical. “Inseri-los nessa atmosfera musical e revelar pra eles que a música orquestral também está na TV, no cinema e no desenho que assistem todos os dias é fundamental. Além disso, ao assistir a orquestra eles podem ouvir essas músicas de uma forma desmembrada, sentir mais as sensações e reproduzi-las no instrumento que eles irão tocar”.

 

Quem prestou bastante atenção e conseguiu associar as músicas aos desenhos foi Alef Souza, aluno da Orquestra Jovem e, portanto, futuro violoncelista, como ele mesmo diz. “O repertório é encantador e as músicas são bastante conhecidas, mas sem dúvida, tocadas pela orquestra elas ficam ainda mais bonitas e chamam mais atenção. Emoção mesmo foi quando ouvi ‘Let it go’, do desenho Frozen. Hoje eu tive mais certeza ainda de que quero crescer no mundo da música”, afirma.

 

Envolvimento familiar

Além do grande interesse das crianças e adolescentes inseridos no projeto Orquestra Jovem, a iniciativa tem contado com o apoio incondicional das famílias, que incentivam, elogiam e acompanham as ações do projeto. A prova disso é que muitos deles também prestigiaram junto com seus filhos o concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

 

Além de prestigiarem a apresentação, eles compartilharam do sonho desses meninos e meninas de um dia se apresentarem para centenas de pessoas. Nerleide Amália Araújo da Silva, mãe da aluna Márcia, já imagina o que sentirá ao ver sua filha fazendo parte de um momento tão especial. “Se já estou emocionada por ela estar aqui assistindo, imagina quando for a vez dela. Não sei nem descrever essa sensação”. Enquanto esse dia não chega, Márcia aproveita pra aprender a tocar contrabaixo, instrumento que escolheu e orgulhar ainda mais sua família. “Eu nunca toquei nenhum instrumento, mas estou vendo que é isso mesmo que eu quero pra mim. Por enquanto estou me preparando pra quando chegar a minha vez tocar bem bonito e ganhar muitos aplausos”.

 

Orquestra Jovem

A Orquestra Jovem de Sergipe é uma iniciativa do Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e do Instituto Banese, viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. O projeto conta com o patrocínio das empresas Sergas, Energisa e Almaviva.

 

A iniciativa tem como objetivo proporcionar a crianças e adolescentes de nove a 17 anos o contato com a música clássica e de coral para que elas possam se tornar uma porta de entrada para a profissionalização. Atualmente são atendidos 100 meninos e meninas de famílias com renda per capita mensal de até R$ 70. Cada um dos alunos recebe o auxílio mensal de R$ 100 como estímulo à permanência no projeto.

 

As aulas acontecem no Colégio Vitória de Santa Maria e são ministradas por professores de música, que em sua maioria integram a Orquestra Sinfônica de Sergipe.

 

Da ASN



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter