Na Política

Biblia Online

14/04/14 | 11:30h (BSB)

Festival Sergipano de Teatro tem recorde de público

A magia e a ludicidade da montagem infantil 'Os Saltimbancos' deram o tom da última apresentação da quarta edição do Festival Sergipano de Teatro. O espetáculo aconteceu na tarde do ultimo domingo, 13, e encerrou com casa cheia o evento que se consagrou em 2014 batendo recorde de público.

 

Aproximadamente 13 mil pessoas assistiram às 19 peças apresentadas no festival. Espetáculos dos mais variados gêneros, como drama, comédia, romance, além das temáticas infantis, a exemplo da última peça do Festival. Para os integrantes da ‘Eicha! Companhia de Teatro’, que tiveram a missão de fechar com chave de ouro o evento, a satisfação era imensa, mas o sentimento de saudade também era forte.

 

“Para nós é muito importante participar deste festival, pois a Secult é uma grande parceira dos artistas sergipanos. Acredito que eventos desse porte devem continuar além dessa gestão, afinal, ele incentiva e promove a divulgação da arte sergipana, com acesso gratuito. Sem dúvidas foi uma alegria imensa fechar esse evento, e principalmente, com casa cheia”, disse André Santana, que é ator e coordenador da Companhia.

 

Teatros lotados para prestigiar a arte sergipana

Ao longo dos três finais de semana que compuseram o Festival, era possível ver em quase todas as apresentações, pessoas nas escadas dos teatros, em pé, mas sempre com olhar atento ao que se passava no palco. No último espetáculo do evento não foi diferente. O Teatro Tobias Barreto, que tem capacidade para 1.300 pessoas, estava completamente ocupado, e alguns espectadores se acomodaram próximo às escadas ou nas laterais do espaço, tudo para não perder nenhum segundo do musical que estava sendo encenado.

 

A funcionária pública Edjane Lima era uma dessas pessoas que não conseguiram um assento, mas que nem por isso deixaram de assistir à apresentação. Ela estava com o marido, Ronaldo Santos e com a filha, Sara, de quatro anos, e foi ao espetáculo para levar a menina para ver o musical do qual ela é fã. “Ela adora os Saltimbancos. Tem o CD com músicas e com certeza vai cantar junto. Trazê-la para ver de perto, é com certeza um incentivo para que ela goste da arte e da magia do teatro”, frisou.

 

Já a professora Rejane Alves, que estava com seu filho, Gustavo Alves, de cinco anos, também falou sobre o estímulo que é preciso dar às crianças para que elas aprendam desde cedo a valorizar a cultura sergipana. “É a primeira vez que estou vindo para o Festival, mas acredito que eventos assim são oportunidades únicas para quem aprecia a arte sergipana. Principalmente nesta apresentação que é voltada para o público infantil, que tem uma boa produção e que agrada não só nossas crianças, como a nós também”, completou a professora.

 

Teatro como ferramenta de inclusão social

Algumas instituições que amparam crianças em situação de vulnerabilidade social levaram turmas para ver o musical. Este é o caso do projeto ‘Maiores Passos’, da cidade de Macambira, que é mantido pela Associação Clube de Mães Nossa Senhora das Graças.

 

Ao todo, a instituição cuida de 50 crianças e conseguiu levar 40 delas para ver a magia do teatro de perto. “No nosso projeto trabalhamos o teatro, a música e a dança como as principais ferramentas da inclusão social e da socialização dessas crianças. Por isso, fizemos questão de trazê-las para ver este espetáculo que mistura tudo isso”, afirmou uma das coordenadoras do projeto, Daniela Cardoso.

 

Para ela, o Festival Sergipano de Teatro é uma iniciativa única no Estado e que merece crescer e se perpetuar como uma atividade permanente. “Assim, mais e mais pessoas terão a oportunidade de ver a arte que é produzida em Sergipe”, completou.

 

O Ministério Público de Sergipe, através do projeto ‘Bom Samaritano’, que atua na Comunidade do Santa Maria, também levou algumas de suas crianças para ver o último espetáculo do FEST. Para Ana Célia, que foi uma das responsáveis pela ação no Teatro, é muito importante desenvolver o incentivo ao teatro nas crianças. “Ter estes espetáculos de graça é maravilhoso, pois assim podemos trazer projetos como estes e fazer essas crianças conheceram a magia do teatro. O Governo do Estado está de parabéns”, comemorou.

 

Realização

Todas as apresentações do IV Festival Sergipano de Teatro tiveram acesso gratuito. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Instituto Banese, e contou com apoio do Riomar Shopping e Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Sergipe (Sated/SE).

 

Da Secult/SE



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter