Na Política

Biblia Online

10/04/14 | 12:18h (BSB)

Nova edição do Edital de Oficinas Culturais contemplará todo o Estado

No último mês de fevereiro, durante o encerramento da primeira edição do Edital de Apoio a Oficinas Culturais, as Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) firmaram o compromisso de desenvolver a segunda versão do projeto. Na tarde desta terça-feira, 08, representantes da Secult se reuniram com os proponentes interessados, com o objetivo de esclarecer as dúvidas existentes e explanar os detalhes sobre o novo edital.

 

Em 2013, por meio de 30 oficinas selecionadas, jovens em situação de vulnerabilidade social (com renda per capita familiar de até R$ 70,00) tiveram acesso a diferentes atividades culturais. Cidadãos de comunidades localizadas em Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro puderam ter contato com a música, dança, teatro, artes plásticas, moda, cultura popular, dentre outras manifestações.

 

Este ano, o projeto ampliará seu alcance, abrangendo municípios de todas as regiões do Estado. A quantidade de oficinas selecionadas ainda não foi definida, mas é certo que o Governo de Sergipe aumentará o investimento neste edital de forma significativa em comparação à primeira edição, que teve um aporte de R$ 450 mil. Na segunda quinzena de maio, o edital terá sua data de publicação definida e anunciada.

 

Cultura e inclusão social

Após concluir a prestação de contas do ano anterior, quem participou da primeira edição também poderá concorrer novamente. No ano passado, Givanildo Santos e a esposa dele, Isabela Bispo, idealizaram no Povoado São Braz, em Nossa Senhora do Socorro, o “Projeto Pescando Memórias”. Através da ação, jovens entre 16 e 20 anos puderam se inteirar do passado, dos costumes e das tradições relacionados àquela comunidade ribeirinha.

 

“Foi bastante proveitoso. A autoestima dos garotos aumentou: antes, eles tinham vergonha de dizer de onde eram; hoje, eles dizem com alegria que moram no São Braz, porque conheceram a riqueza da história do povoado. E gente quer ampliar isso”, explicou Givanildo, frisando – com louvor – que o “Pescando Memórias” foi incluído no banco de projetos do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

 

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, acredita que o Governo levará cultura e cidadania a um maior número de jovens nesse segundo edital. "Na primeira edição restringimos o investimento a projetos na Grande Aracaju. Com o êxito alcançado, vimos que era possível ampliar essa iniciativa e contemplar atividades em todo o Estado", diz.

 

Para Eliane Aquino, secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, a continuidade do edital consolida o projeto como uma política de Estado. "No evento de encerramento do primeiro edital, nos comprometemos a fazer o possível para garantir uma segunda edição e felizmente conseguimos. Assim teremos a oportunidade de promover mais inclusão social através da arte e fazer com que os agentes culturais e sociais beneficiados com o projeto possam cobrar do poder público que a iniciativa seja repetida ano a ano, independente de quem estiver à frente da gestão", explica.

 

Da Secult/SE



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter