Na Política

Biblia Online

08/04/14 | 08:02h (BSB)

Temporada 2014 da ORSSE terá 20 concertos até dezembro

A temporada de 2014 da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) já está com a programação definida. Entre os meses de abril e dezembro, o grupo se apresentará em 20 ocasiões, que acontecerão nos teatros Tobias Barreto e Atheneu, no Museu da Gente Sergipana e na Primeira Igreja Batista de Aracaju – em substituição à Catedral Metropolitana que, este ano, passa por reformas. A temporada de concertos da ORSSE é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do Ministério da Cultura e do Instituto Banese, com patrocínio do Banese e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

A iniciativa de promover o acesso à música clássica para a população já é uma realidade em Sergipe desde 2007. Desde então, a cada ano, as apresentações da ORSSE vêm integrando periodicamente a agenda cultural do estado. “Temos uma perspectiva extremamente positiva para a temporada de 2014, que representa um fechamento de ciclo e abertura de um novo momento para a orquestra. Ao longo desses anos, ela conseguiu construir um público extremamente significativo e tem sido motivo de orgulho para os sergipanos”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

 

A temporada deste ano contará ainda com uma apresentação especial do Coro Infantil da Orquestra Jovem de Sergipe, marcada para o mês de dezembro. “Isso mostra como nossos músicos estão preparados, inclusive, para contribuir com a formação musical de uma nova geração”, ressalta a secretária. Além disso, o projeto Orquestra na Estrada também estará de volta, disseminando o trabalho da ORSSE pelas cidades do interior e possibilitando que mais sergipanos conheçam e se encantem com o grupo sinfônico.

 

Clássico e popular

Ao mesmo tempo em que difunde e valoriza a música erudita, a orquestra busca se aproximar do público sergipano com um repertório popular e regional. No dia 05 de junho, a ORSSE receberá a cantora sergipana Patrícia Polayne no palco do Teatro Tobias Barreto. Já no dia 27 do mesmo mês, o Museu da Gente Sergipana terá uma noite em homenagem à forrozeira Clemilda. E não para por aí: em maio, o concerto Disney/Broadway será realizado no Teatro Atheneu, enquanto que, em agosto, será a vez do concerto Beatles Sinfônico.

 

“O desafio de se produzir bons shows populares-sinfônicos é muitas vezes maior do que se produzir concertos clássicos e requer muito trabalho da direção no planejamento dos eventos”, explica o maestro e diretor artístico da ORSSE, Guilherme Mannis, enfatizando o processo de preparação do grupo. “Os músicos vêm crescendo, ano a ano, no aprofundamento em relação aos repertórios abordados. Portanto, creio que, mais uma vez, eles farão um grande papel frente ao nosso público”, destaca Mannis.

 

Na próxima quinta-feira, dia 10, a Orquestra Sinfônica de Sergipe inicia oficialmente a temporada de 2014 com a “Série Cajueiros I”, no Teatro Tobias Barreto. Sob a regência de Daniel Nery, maestro adjunto da ORSSE, a apresentação acontecerá às 20h30.

 

Da assessoria, Secult/SE



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter