Na Política

Biblia Online

24/03/14 | 09:10h (BSB)

Exposição "Sonho Branco: Trilogia", no Sesc

Depois de exposta no Texas, EUA, em Lisboa e Porto, em Portugal, e João Pessoa, chega a Sergipe a exposição e “Sonho Branco: Trilogia”, de Eliane Velozo, que ocorrerá no dia 04 de abril, às 19h, na Galeria de Arte do Sesc, Unidade Centro e contará com a presença da fotógrafa.


A exposição é fruto de um intenso e pessoal processo criativo, no qual o algodão é o material do sonho e prospecção artística para um caminho composto por três momentos: a Jornada Familiar, fotos e histórias de algodão do Brasil; a Jornada Espiritual, fotos e escritos do Texas e a Jornada Ancestral, fotos e diário do Togo (país do continente africano). A trilogia conta com fotos e relatos de experiências durante as viagens.


A mostra é composta por fotografias em preto e branco, captadas com câmera analógica e ampliadas pela própria artista, uma instalação e um objeto.

 

Sobre a fotógrafa
Eliane Velozo nasceu em Lajedo, no estado de Pernambuco, e atualmente reside em Belo Horizonte. É bacharel em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco e mestra em Belas Artes – Fotografia pela University of Illinois at Chicago, nos Estados Unidos.


Viveu em Aracaju, durante cinco anos, trabalhando no Centro de Cultura e Arte (CULTART) da Universidade Federal de Sergipe, onde coordenou, juntamente com Naide Barbosa, as cinco primeiras Semanas Sergipanas de Fotografia. Atualmente, reside em Belo Horizonte.


O destaque de Eliane Velozo para o cenário sergipano deve-se também a abertura do laboratório fotográfico no CULTART, onde dava assistência no laboratório e ministrava inúmeros cursos de fotografia para que toda a população que se interessasse por fotografia o pudesse usar.


Entre os projetos artísticos mais importantes desenvolvidos por Eliane estão: Sonho Branco – Trilogia; Redescobrindo a jornada de meu pai; Gozódromo; Quinquaginta’s; Travessão; Tempos de Tempo; Andanças; Araceae e Feira de Caruaru.


Já expôs individualmente no Brasil e no exterior, destacando-se: Montecatini Terme, na Itália; Lisboa e Porto, em Portugal; Cidade Velha, em Cabo Verde; Texas, Lubbock, Chicago e Saint Louis, nos EUA; e nos estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.


Além disso, faz curadoria e participa, regularmente, de projetos coletivos multiculturais que envolvem artistas de várias partes do Brasil e do mundo. Ministra oficinas e realiza palestras sobre arte, fotografia, sinestesia, criatividade e ecologia.


Eliane Velozo é portadora de degeneração de mácula e retinose pigmentar, trabalha com aproximadamente 10% da habilidade visual de uma pessoa “normal”. Considera-se privilegiada por ter adquirido, nos últimos anos, habilidades perceptivas bastante inusitadas.

 

Enviado pela assessoria



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter