Na Política

Biblia Online

18/03/14 | 00:08h (BSB)

Museu da Gente Sergipana atinge a marca de 200 mil visitantes

Inaugurado em 26 de novembro de 2011, o antigo prédio do Atheneuzinho é hoje o Museu da Gente Sergipana (MGS). Durante esses quase dois anos e meio de funcionamento, o Museu foi palco de diversas demonstrações culturais e recebeu um grande número de visitantes e, nesta quarta-feira, dia 12, chegou à marca de 200 mil visitantes.

 

No Facebook, a página do Museu da Gente Sergipana também é um sucesso, com mais de 10 mil curtidores. Esta popularidade também deve-se também ao seu reconhecimento nacional através de diferentes prêmios. Em outubro de 2012, conquistou o prêmio O Melhor da Arquitetura 2012, na categoria ‘Restauro’, da Revista Arquitetura e Construção. O Guia Quatro Rodas Brasil 2013, também reconheceu o MGS como “Atração do Ano”. E em 2013, recebeu o prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade na categoria ‘Responsabilidade Social’, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

O museu apresenta instalações lúdicas em sua exposição permanente, que permitem não apenas a observação de um acervo, mas também a interação e a brincadeira, próprias das Culturas Populares, além de valorizar personagens marcantes de Sergipe e espaços coletivos onde o patrimônio cultural se mantem vivo. Ele também busca sempre surpreender o visitante com ações culturais, como apresentações de grupos folclóricos e outras manifestações artísticas.

 

Somente no mês de janeiro o espaço foi visitado por mais de 10.000 pessoas, na sua maioria, turistas de outros estados e até de outros países. Segundo um dos coordenadores do Museu da Gente Sergipana, Romero da Silva, a marca é confirmação de que o local é um sucesso. “200 mil visitantes é uma confirmação que estamos no caminho certo e que a ideia que foi projetada há dois anos e meio atrás está dando frutos”, comenta Romero.

 

A professora Marlene Silva da Fonseca, natural de Arapiraca, foi a visitante número 200.000, e ficou encantada ao visitar o Museu pela primeira vez. “A minha filha está morando aqui e me falava sempre sobre Aracaju e sobre o Museu. Eu adorei a visita, o lugar é muito bonito. Foi um prazer ser a visitante número 200.000 e esse número expressivo com certeza é a prova do trabalho realizado pelo local”, declarou a visitante ilustre, após conhecer o Museu.

 

A diretoria do Instituto Banese, que faz a gestão do Museu da Gente Sergipana, está muito satisfeita com este novo alcance do local. O Diretor Superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, destacou a importância do trabalho envolvido na criação do Museu. “O Instituto está muito satisfeito em saber que todo esse trabalho que envolveu o Governo do Estado, através da visão estratégica do ex-Governador Marcelo Déda, está sendo tão bem aceito pelo público”, apontou.

 

Na opinião do diretor de programas e projetos, Marcelo Rangel, o espaço está se consolidando como um agente de desenvolvimento. “Estamos colaborando para fortalecer a imagem do estado, o que dá retorno para o turismo, e estamos também colaborando para que os jovens sergipanos entendam um pouco mais sobre os nossos costumes e nossa cultura, que estão retratados de uma forma contemporânea no local”, finalizou.

 

Da Secult/SE



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter