Na Política

Biblia Online

17/02/14 | 14:10h (BSB)

Baile da Cidade homenageia personalidades sergipanas e coroa o Rei Momo e a Rainha do Carnaval

Resgatar tradição e levar a cultura para diferentes espaços abertos, onde toda a população tenha acesso direto e com entrada franca. Essas têm sido as maiores preocupações da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju), a exemplo do Baile da Cidade, que este ano aconteceu no Espaço Mirante Praia Formosa, na noite de sábado, 15.

 

Este ano, além de serem escolhidos pelo corpo de jurados o Rei Momo e a Rainha do Carnaval, personalidades carnavalescas sergipanas foram homenageadas com o troféu Antônio Lisboa, ícone dos bailes de carnaval de Sergipe. Entre os homenageados estavam os já falecidos Hilton Lopes e João de Barros. Também receberam o troféu Gladston Santos, João Barreto Neto, Paulo Fiúza e Antônio Valadão, além dos blocos Carro Quebrando, Rasgadinho, Galo do Augusto Franco e Axé Kizomba. Também foi feita uma homenagem ao falecido radialista Emanuel Dantas, um dos fundadores do Carro Quebrado.

 

De acordo com a diretora de Arte e Cultura da SEC/Funcaju, devolver o carnaval do povo para o povo é maravilhoso. "Fazer a coroação de Momo em praça pública é uma forma de aproximar o povo da cultura popular, que não pode jamais ser esquecida. Vamos continuar trabalhando para que nossos artistas sejam lembrados, e a população tem entendido isso e nos ajudado a melhorar cada dia", declarou.

 

Preservando os costumes tradicionais de décadas, mas quebrando de vez as barreiras dos clubes fechados, a noite festiva no Mirante da 13 Julho atraiu sergipanos e turistas. "Estou muito feliz pela reeleição de Andrêza e por poder participar desta festa tão bonita, aberta para todos", disse a dona de casa Raiane Silva.

 

Para o secretário Especial de Cultura, Josenito Vitale (Nitinho), foi um momento de engrandecimento da cultura, que o sergipano abraçou. "Estou feliz e orgulhoso por poder participar desta noite e proporcionar uma festa tão bonita. Isso tudo só foi possível porque temos uma equipe unida, que não mede esforços para trabalhar, para promover e resgatar nossa história, a história de nossa gente", comentou.

 

Toda vez que as coisas boas vem ao encontro do povo o resultado é grandioso, destacou a vice-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Alencar. "Trazer essa festa com suas marchinhas e frevos para a praça, é poder reviver os antigos carnavais, acompanhado de muita alegria. A entrega do troféu Antônio Lisboa é um reconhecimento ao esforço da nossa gente que tanto contribuiu com nossa cultura, e que jamais podemos esquecer", enfatizou.

 

A animação da noite ficou por conta da Big Banda, que fez a abertura da festa ao som de conhecidas marchinhas. A escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2014 foi feita pelo corpo de jurados, formado por Paulo Correia, Gladston Santos, Luiz Adelmo, Viera Neto e Ribeiro Filho. Numa disputa bastante acirrada, foram vencedores Adalberto das Neves e Andrêza Souza, que foi reeleita. A coroação do casal que reinará durante toda a folia momesca foi feita pelo secretário Josenito Vitale e a vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

 

O encerramento da noite ficou por conta do som da banda do Bloco Carnavalesco Axé Kizomba, que trouxe para a praça a resistência dos blocos afros sergipanos.

 

Da PMA



27-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter