Na Política

Biblia Online

13/02/14 | 09:08h (BSB)

Workshop e oficinas movimentaram o Núcleo de Produção digital em 2013

Após passar por uma completa reestruturação, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) retomou as suas atividades em maio do ano passado. Cumprindo o papel de formação e capacitação em audiovisual, o NPDOV realizou em 2013 diversas atividades, entre cursos, workshops. "Reestruturamos o núcleo, que está funcionando em novo endereço, para que ele cumpra o papel para qual foi criado, que é fomentar a produção audiovisual de Aracaju e do Estado, e qualificar profissionais desta área", destacou Josenito Vitale, secretário Especial de Cultura.

 

Entre os eventos promovidos pelo núcleo teve o workshop com o cineasta brasileiro Yves Goulart, que reside em Nova Iorque, autor do documentário "Além da Luz", viabilizado através do Departamento de Cultura e Artes de secretaria, que tem como diretora Antônia amorosa, em parceria com o NPDOV. "Essa parceria e outras que fizemos em 2013 trouxeram bons frutos e espero que este ano possamos dar continuidade trazendo novos projetos", disse a diretora do núcleo, Rosângela Rocha.

 

Também foram realizadas as oficinas de "Roteiro para Documentário" e "Direção para Documentário" em parceria com Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE). Esse eventos deram oportunidade aos alunos participantes, de terem um contato com diretores como Marcelo Pedroso, que já conquistou vários prêmios em importantes festivais brasileiros, a exemplo da Mostra Internacional de São Paulo, o CineEsquemaNovo (RS) e a Mostra do Filme Livre (RJ).

 

De acordo com Rosângela Rocha, os projetos para 2014 já estão sendo encaminhados. "Para este ano, elaboramos um programa de desenvolvimento ao audiovisual de Aracaju ao qual consiste em lançar um edital de produção que contemplará vários formatos e realizadores locais. Está em fase de apreciação e aprovação, para que posteriormente possamos colocá-los em prática", completa.

 

Para a vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, que coordena os trabalhos das unidades da SEC/Funcaju, o ano de 2013, além de mudança física, foi de autenticação do NPDOV. "Foi um ano em que demos vida legal ao núcleo, que passou de programa para se tornar uma unidade da secretaria",conclui.

 

NPD Orlando Vieira

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, integrado à Rede Olhar Brasil, foi fundado em 2006, através de uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a fim de apoiar a produção independente local, bem como promover a inclusão digital e a qualificação dos profissionais da área. O nome é uma homenagem ao ator sergipano Orlando Vieira, uma das principais personalidades do cenário cultural e artístico de Sergipe.

 

Reestruturado e funcionando em novo endereço - na rua Dom José Thomaz, 91, bairro São José - o espaço oferece cursos de formação e capacitação em audiovisual, oficinas, cineclube, mostras, fóruns, workshops, palestras, entre outras atividades. A estrutura conta com salas de aula, DVDteca, ilha de edição de vídeo, ilha de edição de áudio, laboratório de fotografia e sala para preparação de atores e vivência.

 

Da PMA



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter