Na Política

Biblia Online

06/02/14 | 10:18h (BSB)

Banda sergipana foi 1ª a representar o Brasil no Mercado Cultural de Medellín

Através do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural 2013, lançado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a banda sergipana ‘Coutto Orchestra’ teve a oportunidade de receber recursos financeiros para participar, em novembro de 2013, do ‘Mercado Cultural de Medellín - Circulart’, realizado na Colômbia, um dos principais eventos musicais latinoamericanos.

 

A ‘Coutto Orchestra’, com seu projeto ‘Tour eletro FUN farra – Show case Festival Circulart/Medellín’, foi a primeira banda brasileira a representar o país nos palcos do grande evento, o que, segundo o músico e produtor cultural, Alisson Couto, proponente do projeto, é motivo de grande alegria e de reconhecimento da relevância do Edital.

 

“O Edital teve importância significativa no apoio oferecido à banda, no sentido de custear a atuação dos músicos na Colômbia. Conseguimos, através da iniciativa, quatro passagens aéreas de ida e volta para atender ao convite dos organizadores do evento, que selecionaram o nosso grupo pela forte relação do uso da tecnologia associada aos elementos da cultura local”, justificou Couto.

 

Primeiro álbum

Dando início à participação brasileira no Mercado Cultural de Medellín, a apresentação da banda sergipana em território colombiano foi parte integrante da turnê de lançamento do primeiro álbum oficial do grupo, considerando também atuações nas cidades de Brasília (DF), Macapá (AP), Belém (PA) e Recife (PE).

 

“No que diz respeito ao ‘Circulart’, vislumbramos a oportunidade de ampliar nossas possibilidades mercadológicas como produto brasileiro e sergipano, dentro do cenário musical latino e mundial. Para isso, participamos de rodas de negócios da música da banda em ambientes visitados por representantes dos principais Festivais de Música do Mundo, a exemplo do Womex (Europa), SXSW (E.U.A), FAM (Japão), entre outros”, considerou Alisson.

 

Segundo o proponente, a intenção de desencadear uma ação estratégica que visa potencializar a produção contemporânea sergipana aos olhos do mercado musical latinoamericano, ainda rende bons resultados.

 

“Recebemos novos convites para atuar, ainda no primeiro semestre de 2014, no Peru, México, Europa e novamente na Colômbia. No carnaval deste ano, por exemplo, teremos como palco a cidade mineira de Ouro Preto e a capital Belo Horizonte. Essas apresentações tornarão possível a associação da cultura popular, da música de rua, com as batidas eletrônicas, levando a bandeira de Sergipe para o mundo”, acrescentou Alisson Couto.

 

Edital

Dezenas de artistas, pesquisadores e bandas sergipanas já romperam os limites territoriais locais para divulgação dos seus trabalhos culturais, através do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural 2013. Além das viagens, o apoio também é destinado para residências artísticas e cursos de capacitação, contemplando as artes visuais, música, artes cênicas, patrimônio cultural, audiovisual e demais expressões culturais.

 

Um dos bons frutos do Edital foi a participação do pesquisador Lucas Passos, no Seminário Internacional de Políticas Culturais da Fundação Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, em outubro de 2013, por meio do trabalho ‘Elite Intelectual e Patrimônio Cultural no Conselho Estadual de Cultura de Sergipe’, escrito com a co-autoria da pesquisadora Maira Ielena Cerqueira.

 

Da Secult/SE

Foto: couttoorchestra



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter