Na Política

Biblia Online

14/01/14 | 09:16h (BSB)

Final de semana em Japaratuba é marcado pela Festa das Cabacinhas

A Festa Social de Santos Reis e São Benedito, também conhecida como Festa das Cabacinhas, realizada em Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, terminou na noite de ontem (12), deixando mais um saldo positivo. Iniciada na última sexta-feira (10), a comemoração atraiu milhares de pessoas à cidade, tanto para aproveitarem os shows, realizados na Praça de Eventos, quanto para se divertirem com o principal artefato da festa: a cabacinha.

 

Apenas na noite de abertura, que contou com apresentações das bandas Swing Bamba, Forró dos Mais, Pablo e João Neto e Cezinha, milhares de pessoas prestigiaram o evento. E a participação expressiva do público, continuou se destacando no sábado (11). Às 13h, as principais ruas de Japaratuba já estavam tomadas por festeiros, que aguardavam o arrastão com a banda Oito7Nove4, comandada pelos filhos do cantor Bell Marques.

 

À noite não foi diferente. A Praça de Eventos permaneceu lotada por foliões que foram embalados por grandes atrações, sendo elas as bandas Suíte Forró, César Menotti e Fabiano, Carlos André e As Coleguinhas Simone e Simaria. “Preparamos uma programação diversificada, que agradasse a todos os públicos e graças a Deus, o sucesso foi obtido. Recebemos visitantes de diversas localidades do país e isso nos deixou felizes. A festa tem crescido a cada ano” destacou Robson Rodrigues, secretário de Cultura da cidade.

 

No domingo (12), último dia de festa, a multidão presente no município começou a brincar logo cedo. Ainda pela manhã, blocos de rua desfilaram por algumas vias da cidade, marcando o primeiro momento. Homens fantasiados de mulheres, atraíram os olhares curiosos daqueles que presenciavam o cortejo. Na sequência, em diversos pontos da cidade, foliões realizavam guerras de cabacinhas, enquanto aguardavam o grande arrastão com Léo Santana e Parangolé.

 

Incidentes – Em meio a tantas brincadeiras, o que não era de se esperar é que dois ocorridos fossem registrados neste dia. O primeiro, acontecido na Avenida Otávio Accioly Sobral, deixou seis pessoas feridas, após uma troca de tiros entre meliantes. Os primeiros atendimentos aos feridos foram prestados na Clínica de Saúde da Família. Das seis vítimas, quatro tiveram ferimentos leves e foram liberadas logo em seguida. As outras duas, incluindo um dos causadores do incidente, foram recebidas na unidade de saúde, receberam os primeiros atendimentos e foram encaminhadas para Aracaju.

 

“Queremos ressaltar que a informação de que uma criança foi baleada não procede. Ela apenas se sujou com o sangue do pai ferido, porque se abraçou a ele no momento do ocorrido. Nós a recebemos junto com seu pai na clínica, a acalmamos e depois a examinamos para nos certificar de que nada tivesse acontecido com ela. É preciso lembrar ainda que o causador do incidente, identificado como morador da Barra dos Coqueiros, já chegou à clinica detido. Foi atendido, encaminhado para Aracaju, mas sob o comando da polícia”, detalhou a diretora de Saúde, Delba Mara.

 

Já no segundo fato, ocorrido no trecho final do percurso elaborado para o arrastão, cinco pessoas ficaram feridas. Destas, três, com ferimentos leves, foram atendidas também na Clínica de Saúde e liberadas. As outras duas receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), precisaram ser removidas para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, mas não correm risco de morte.

 

“Lamentamos profundamente o ocorrido, mas, infelizmente, não podemos conter as ações inconsequentes de pessoas que se dirigem às festas apenas com o propósito de tumultuar. O policiamento na cidade foi garantido e havia policiamento assegurando a segurança dos foliões. Tanto que, dentro do espaço fechado, não foram registrados incidentes”, explicou Joaquim Silva, secretário de Comunicação de Japaratuba, continuando.

 

“Sem contar que, câmeras de seguranças foram colocadas em pontos estratégicos da cidade, as pessoas eram revistadas antes de entrar no espaço da festa e policiais civis a paisana estavam espalhados por diversos pontos. Com a ação rápida da polícia, essas pessoas que causaram os incidentes foram presas. Queremos parabenizar ainda a equipe de Saúde que atendeu prontamente aos chamados e socorreu rapidamente todos os feridos”, acrescentou.

 

Encerramento – Para a programação da noite, milhares de foliões compareceram à Praça de Eventos. Estima-se que aproximadamente 30 mil pessoas tenham prestigiado os shows de Bartô Galeno, Aviões do Forró, Max e Gabriel e Calcinha Preta. A animação tomou conta do público que curtiu a festa até o último momento. “Quero agradecer a todas as pessoas que vieram participar da nossa festa a engrandecendo. Aproveito para agradecer ainda ao governador do Estado, Jackson Barreto que, além de nos ajudar com a organização do evento, se fez presente. Agradecemos também a deputada Estadual, Conceição Vieira que acompanhou todas as noites, ao meu amigo e deputado federal, Fábio Reis, que também marcou presença, e ao empresário, Marcos Franco, também presente”, salientou Hélio Sobral, prefeito de Japaratuba.

 

Fonte: Ascom



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter