Na Política

Biblia Online

18/12/13 | 06:56h (BSB)

Novo Centro de Cultura e Arte preserva patrimônio histórico e arquitetônico

Em breve, os aracajuanos e turistas poderão frequentar um moderno espaço multicultural localizado na região do Centro Histórico da capital. É que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb), está restaurando o antigo prédio da Alfândega para transformá-lo em um moderno Centro de Cultura e Arte. A administração municipal investe cerca de R$ 2,8 milhões na revitalização.

 

Localizado na Praça General Valadão, área rica em prédios públicos antigos, o futuro Centro Cultural irá valorizar ainda mais o patrimônio cultural material e imaterial, e preservando as manifestações artísticas e estimulando a exposição de obras artísticas. O espaço contará com cinema, teatro, cybercafé, cafeteria, salas de exposição permanente e temporária, livraria, oficina educativa, salas de montagem, som e edição audiovisual.

 

Equipes da Emurb trabalham na preservação e na reconstituição dos aspectos originais do prédio, garantido que a pintura, a arquitetura e a memória histórica do espaço sejam valorizadas. A obra está em fase avançada e se concentra na pintura, parte elétrica e de iluminação, polimento do piso e restauro da escadaria de madeira. Restauradores também trabalham na reconstituição de painéis e murais da pintura original.

 

Segundo Sheila Trope, arquiteta que assina o projeto, a obra tem o cuidado de preservar e resgatar a história da edificação. "Esta obra é de extrema importância para a cultura e história de Aracaju porque, além de ser um futuro centro de cultura e arte, ele resgata a história de uma das primeiras edificações do Centro da cidade", destaca.

 

História

Considerado um dos prédios mais antigos da cidade, a Alfândega foi construída na segunda metade do século XIX. Depois de alguns anos, já na metade do século XX, o prédio passou a ser a Receita Federal, sendo desativada no final do mesmo século. Em 2003, o Governo do Estado tombou através do decreto lei nº 21.765, sendo o edifício transferido da União para a Prefeitura dois anos depois.

 

Da PMA



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter