Na Política

Biblia Online

10/12/13 | 06:47h (BSB)

Governo promove Mostra de materiais recicláveis na Galeria J. Inácio

Para muitas pessoas o lixo é visto como algo sem valor e que precisa ser descartado o quantos antes. Entretanto, para algumas pessoas o lixo pode servir como uma excelente oportunidade de ganhar a vida. Através dessa visão, durante o período de 9 a 13 de dezembro a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza na Galeria J. Inácio a "I Mostra da Oficina Catando Artes". O projeto visa produzir e divulgar trabalhos de arte provenientes de materiais recicláveis e reutilizáveis, elaborados por diversos catadores e catadoras de Sergipe.

 

A exposição, aberta na manhã dessa segunda-feira, 9, reúne várias peças a exemplo de quadros, brinquedos, adornos de garrafas, almofadas, bolsas, abajur e inúmeros artigos de decoração e utensílios para o lar confeccionados a partir de garrafas pets, plásticos, vidros, latas, fitas, papelão, caixotes, entre outros objetos sem utilidade. Na mostra é possível observar a reciclagem em todas as peças.

 

O catador José Edilson dos Santos, que mora na cidade de Capela, produziu alguns utensílios de decoração e disse estar satisfeito com o resultado do seu trabalho. "Além de incentivar a sociedade com a mudança de hábitos, essa exposição gerou um incentivo para nós catadores em função de buscar uma nova geração de renda para nossa família", comentou.

 

Um novo olhar sobre a reciclagem

Para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, um dos focos dessa exposição é mostrar a sociedade sergipana que é possível transformar os resíduos recicláveis em arte. "A Mostra além de sensibilizar as pessoas sobre a importância da reciclagem a fim de minimizar os impactos ambientais provocados pelo destino inadequado de materiais recicláveis, integra o conhecimento da arte, tendo em vista a preservação ambiental", ressalta Genival.

 

Já a coordenadora da Mostra, a técnica ambiental da Superintendência de Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Larissa Mury, disse que um dos pontos importantes do projeto, além de descobrir novos talentos a partir da criatividade dos catadores, é a mensagem sustentável que proporciona aos visitantes. "A valorização do uso de materiais reutilizáveis e a reciclagem como alternativa de vida", avalia.

 

Ao visitar a Mostra, estudantes do Colégio Estadual Tobias Barreto ficaram deslumbrados com as peças expostas. Exemplo disso foi a aluna Geovana Mayara, 15, que estuda o 1º Ano. "Achei essa exposição bastante interessante, pois além de ter esse cuidado com o meio ambiente, ensina para as pessoas que é possível transformar o mundo por meio de pequenas ações. Outra coisa que me chamou atenção é que podemos utilizar esses materiais em nossas casas, como decoração", apontou.

 

Quem também deu sua contribuição sobre a mostra foi a artesã Vivian Lazer, que promoveu a oficina de materiais recicláveis junto aos catadores. "Vejo essa mostra como uma verdadeira transformação de vida, afinal, ela traz a tona uma problemática bastante discutida no mundo, que é a questão dos resíduos sólidos. Outro ponto importante a ser mencionando foi à dedicação e o empenho dos catadores em produzir esses novos materiais, mostrando para todos que estes podem ser ótimos geradores de renda", afirmou, destacando também que a exposição revela o resgate da dignidade humana.

 

A I Mostra da Oficina Catando Artes é fruto de uma capacitação desenvolvida por meio das ações previstas no Plano Pluri Anual (PPA) da Semarh, através da Superintendência de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento e Educação Ambiental (SQS). Essa capacitação ocorreu no último dia 25 de novembro no Clube do Banese.

 

Da ASN



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter