Na Política

Biblia Online

21/11/13 | 07:38h (BSB)

Evento na Biblioteca Epifânio Dória debate literatura e cultura afro

Ampliar Foto

Apresentação cultural deu início ao evento (Foto: Ascom/Secult)

Uma coreografia marcante em homenagem a Xangô, apresentada pelo grupo Filhos de Ayrá, do município de Pirambu, deu início aos trabalhos do Encontro Estadual do Proler, que até o dia 21 atrairá à Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) pessoas interessadas em participar das atividades relacionadas à ‘Cultura Afro Brasileira e Políticas para a Leitura, Livro, Literatura e Bibliotecas’, tema desta edição.

 

A diretora da BPED, Sonia Carvalho, lembrou que o evento, que acontece paralelamente ao Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas, é realizado tradicionalmente em outubro, mas foi adiado para novembro pelo simbolismo do mês. “Como as discussões desse ano vão girar em torno da cultura afro-brasileira, decidimos transferir o evento para o mês em que celebramos a Consciência Negra [20 de novembro]”, explicou Sonia.

 

Para o vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da Bahia/Sergipe, Edilberto Santiago, que marcou presença no início dos trabalhos, o tema escolhido pela organização é pertinente. “Pouco se discute sobre a retratação da cultura afro-brasileira na literatura e pouco se executa ações de estímulo à leitura dessas obras. Portanto, estes eventos representam um espaço importante para esse debate”, disse.

 

Tanto o Encontro Estadual do Proler quanto o Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas promoverão palestras, mesas-redondas, exposições, oficinas, exibições de curta metragens, apresentações artísticas e ainda dois mini-cursos. Para o coordenador do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fabiano de Castro, as atividades são atrativas ao público acadêmico. “E essa interação com os diversos públicos, marcada por um trabalho colaborativo, enriquece a formação profissional”, completou.

 

Na manhã de abertura dos eventos, houve o lançamento de exposição, conferência, roda de leitura especial, entre outras atividades. Ambos os encontros são realizados pelo Proler e pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), e contam com o apoio da Secult, Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), UFS, SESC, Universidade Tiradentes (Unit), Infográphic’s, Prosarte: Contadores de histórias e outras instituições.

 

Confira a programação completa:

20/11 (quarta-feira)
9h - Curta “Caixa d’água – Qui-lombo é esse?” Cineasta Everlane Moraes Santos (Diretora do Programa Plural –TV Aperipê)
9h30 - “Panteão dos Orixás” , Juracy Júnior (RENAFRO) a confirmar
10h - “Dez anos da lei 10.639/2003: desafios e perspectivas para a educação em Sergipe”, Prof. Fernando José F. Aguiar (SEED-SE)
Debatedor: Promotor Luís Fausto Valois (Ministério Público de Sergipe)
Coord. Profa. Aglacy Mary (Nossa Escola)
10h40 - Café

 

21/11 (quinta-feira)
8h30 - vídeo Pierre Fatumbi Verger (7min)
Cantos Afros - Profa. Maria Antônia S Costa (Pedagoga/DEA)
9h - Mesa Cultura Afrobrasileira – Coord. Profa. Valéria Maria S Oliveira (UNIT)
"O lugar da tradição oral e da memória nas religiões de presença africana no Brasil" - Profa. Martha Sales Costa (NEAB/UFS)
“Ensino para as relações étnico-raciais: enfoque na educação infantil”
Profa. Ya Sônia Oliveira (MSc. em Política Sociais – Univ. Cruzeiro do Sul – SP)
Debatedor: Prof. Esp. Andrey Roosewelt C. Lemos (Diretor Nacional da UNEGRO, apresentador do Programa Afexurê – FM Aperipê)
10h15 - Café
10h30 - Debate

 

Minicursos (19 a 21/11) - das 14h às 18h
1. “Metodologia do Ensino Afro-indígena (inclusão de conteúdos)” 12 horas
Ministrante: SEVERO D’ACELINO (Educador – CCAS)

2. “Capacitação para auxiliares de bibliotecas públicas” 12 horas
Bibliotecárias: Maria Sônia S Carvalho (BPED), Miriam Elorza (BPED), Cláudia Stocker (BIAFA)

 

Da Secult/SE



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter