Na Política

Biblia Online

21/11/13 | 07:36h (BSB)

Curta sergipano é exibido na Argentina através do Edital de Intercâmbio

Ampliar Foto

Fábio Rogério, durante a premiação em La Plata (Foto: Divulgação FESAALP)

Graças a ações de incentivo do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), como o Edital de Apoio a Produção de Curtas Metragens, e também do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, os profissionais sergipanos que atuam na área do audiovisual têm conseguido recursos para produzir seus filmes e a oportunidade de levá-los para outras cidades e até países, mostrando o quanto a produção sergipana tem crescido.

 

Este é o caso do realizador Fábio Rogério, que além de ser um dos contemplados no Edital de Curtas Metragens em 2013, foi, no início do mês de outubro, à cidade de La Plata, na Argentina, para participar da exibição do seu curta ‘A eleição é uma festa’, durante 8º Festival Latino-Americano. A viagem foi custeada pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, que a exemplo de Fábio Rogério, já levou outros realizadores e artistas para mostrar seus trabalhos em outras partes do Brasil e do mundo.

 

Segundo o realizador, além de participar deste festival, ele aproveitou a viagem e foi ao Festival de Cine del Conurbano (FECICO), em Banfield, também na Argentina, uma vez que seu documentário também havia sido aprovado. “'A eleição é uma festa' já tinha sido exibido em vários festivais fora do Brasil, mas em nenhum deles eu acompanhei a exibição e a surpresa com a recepção do público em ambos os festivais foi saber que muitas das pessoas que viram o filme, pensavam que ele era de ficção”, explica.

 

O filme é um vídeo documentário e foi gravado entre agosto e outubro de 2012, durantes os últimos meses de eleição em Aracaju, e fala sobre o processo eleitoral aracajuano e a presença de participantes como ‘Batman’ e ‘Robin’.

 

Fábio Rogério completa que uma das curadoras do FECICO, conversou com ele após a exibição e confessou que tinha selecionado o filme imaginando que ele era ficção. “Isso era algo que eu não estava esperando, pois na minha cabeça era muito clara a idéia de que é um documentário, mas como os argentinos lidam com a política de uma forma muito diferente da nossa, houve um estranhamento muito grande. Eles acham inimaginável que pudesse haver um “Batman” e um “Robin” disputando uma eleição”, comenta.

 

Para ele, o edital é fundamental por dar oportunidade de artistas e produtores verem seus trabalhos pelo mundo. “Ele é de extrema relevância, pois quem lida com a alguma tipo de expressão artística precisa acompanhar como o seu trabalho está sendo recebido e esse edital visa justamente proporcionar essa experiência”, argumenta.

 

Audiovisual em destaque

Além do filme de Fábio Rogério, alguns outros realizadores já puderam mostrar seus trabalhos através do Edital de Intercâmbio. Em 2011, as coordenadoras da Casa Curta-SE Dayse e Rosangela Rocha participaram da 4ª Edição do Fest’Afilm - Festival Lusófono e Francófono de Montpellier, na França e os realizadores Jéssica Araújo e Baruch Blumberg foram a 13ª Mostra Londrina de Cinema, no Paraná, com o documentário “Do Outro Lado do Rio”.

 

Todos os eventos nos quais os artistas sergipanos participaram são reconhecidos e bastante prestigiados por pessoas de todo o mundo. A Mostra Londrina de Cinema, que Baruch Blumberg participou, por exemplo, foi criada em 2009 e tem chamado a atenção da cena brasileira do audiovisual.

 

À época da viagem, o realizado explicou que foi convidado pela organização da mostra para apresentar o documentário. “Depois da exibição fizemos uma calorosa discussão sobre o curta e sobre esta cena em Sergipe e no nordeste. Além disso, estabelecemos ótimos contatos com realizadores de várias partes do país. Isso tudo foi muito produtivo e não seria possível sem o auxílio desse edital”, afirma Baruch.

 

Já o Festival Fest’afilm, ocorrido na França, onde Sergipe foi representado pelas coordenadoras da Casa Curta-SE, é um grande evento do cinema brasileiro e francês. “O apoio da Secult através do Edital de Intercâmbio foi imprescindível para garantir não só nossa participação no evento, mas também possibilitou através da Mostra Curta-Se Brésil, esse intercâmbio diverso e promotor da lusofonia”, destacou na época, Deyse Rocha.

 

Em 2012, foi a vez do realizador Isaac Dourado, participar em Havana, em Cuba, do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano, com o filme “Derredor”, gravado em Rosário do Catete. A viagem ocorreu em 2012 e na época Isaac exaltou a existência do edital e reforçou que essa é uma iniciativa que não deve morrer nunca. “A viajem foi uma experiência única que faculdade nenhuma me deu. Tivemos a chance de conversar com pessoas de vários países e conhecer a realidade o audiovisual por lá”, analisou.

 

Da Secult/SE



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter