Na Política

Biblia Online

18/11/13 | 07:02h (BSB)

Alunos da rede municipal de Socorro dão um show no espetáculo “O Eclipse do Beija-flor” em Aracaju

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite dessa quarta-feira, 13, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, o evento com a apresentação do espetáculo “O Eclipse do Beija-flor”, que faz parte do Projeto Arte na Escola. O evento teve a participação de 600 alunos de várias escolas do município.

 

“Vejo esse espetáculo como uma oportunidade de novos caminhos para essas crianças e adolescentes, pois, a partir desse projeto, eles passam a ter novas perspectivas de futuro, pensando na melhoria de vida. Algumas delas já estão fazendo o Enem e já disseram que vão escolher o curso de dança. Então mostra que esse projeto não é só dançar por dançar, porque gera em seus componentes uma expectativa de melhoria vida. Aqui fazemos a educação por meio da arte, da dança e do teatro, inclusive mostrando a temática meio ambiente, tema escolhido para a apresentação desse ano”, explicou a idealizadora e organizadora do projeto, professora Anúbia Melo.

 

A secretária de Assistência Social e primeira dama, Sílvia Fontes, assistiu pelo quarto ano consecutivo, a apresentação do espetáculo. Para ela, o projeto é maravilhoso, incentiva à cultura, a arte, além de ser uma maneira que a administração encontra para ocupar a mente das crianças e adolescentes com lazer, arte, conhecimento e aprendizado.

 

“É gratificante demais. Emocionante ver que crianças que tem todo tipo de limitação estavam ali, no palco, tentando superar, seja a limitação motora ou visual. É gratificante para todos nós que estarmos aqui, mais um ano, acompanhado esse espetáculo e incentivando um evento como esse que reúne cultura, arte e educação. Hoje deu para perceber que o teatro já está pequeno para esse evento apesar de ser o maior espaço público que temos no Estado para essas apresentações. Já ficamos preocupados e pensando como vamos fazer no próximo ano”, enfatizou Silvia Fontes.

 

O deputado estadual, Zé Franco, também prestigiou os alunos. “Vejo esse espetáculo como uma perfeição, digno de muitos elogios. Precisava que esse espetáculo fosse a todos os municípios sergipanos para entenderem a grandiosidade do evento. É uma dádiva de Deus e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, porque aqui tem crianças e jovens socorrenses superando seus limites. Fiquei emocionado com as abelhinhas que deram um show, com apenas dois, três anos de idade e já se apresentando. Imagine a felicidade para os pais e os avós que estavam aqui presentes?”, declarou Zé Franco parabenizando todos os envolvidos no espetáculo e organização.

 

Educação

Para o secretário de Educação, Carlos Cunha, esse espetáculo é a culminância de um projeto pedagógico que vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino. “É um projeto que começou no início do ano passado, começando pela discussão de conteúdo, sendo que esse ano foram envolvidos 600 alunos, dos 13.700 alunos que temos na rede de ensino. No que se refere a público, fomos surpreendidos e tivemos todos os cuidados necessários para sair tudo certo, sob a orientação e o rigor da direção do teatro. Agradeço muito a todos os organizadores, em especial a professora Anúbia, aos participantes, ao prefeito Fábio Henrique pelo apoio, a direção do teatro. No final tudo é muito gratificante”, acrescentou Cunha.

 

“É com muita alegria e felicidade que venho, mais uma vez, assistir a esse belíssimo espetáculo. É um momento muito importante. O evento foi crescendo tanto que resolvemos, desde o primeiro ano de governo, trazer para o Teatro Tobias Barreto. Aqui é o maior palco da cultura e da arte do Estado de Sergipe e para os nossos alunos queremos o melhor. Esse ano foram 600 alunos e já percebemos que a cada ano esse número vai aumentando. Esse ano, tivemos um pequeno problema com a superlotação do teatro, mas isso é a prova do sucesso do espetáculo. Tivemos pais e familiares prestigiando e é muito bonito ver os alunos, filhos e filhas do povo socorrense como verdadeiros artistas (atores e atrizes) no maior palco. É um momento de muita alegria, porque isso também é educação e eles são alunos do Mais Educação (educação em tempo integral) do nosso município. Acredito que hoje vimos aqui um espetáculo inédito, talvez no Brasil, pois não sei se há no país um espetáculo tão grandioso com alunos da rede municipal de ensino. Isso deve ser divulgado, ampliado, porque temos muita coisa boa para mostrar para o Brasil", enfatizou o prefeito Fábio Henrique.

 

Familiares e participantes

Os pais, tios, avós, primos e irmãos fizeram questão de assistir ao espetáculo “O Eclipse do Beija-flor”. Eles estavam emocionados com todo o encanto que presenciaram, mesmo aqueles que já tinham ido a outras apresentações.

 

Claudinete Arcanjo da Silva, moradora do Parque dos Faróis, disse que todo ano fica emocionada com o talento deles. “Eles nem parecem que são crianças pobres. Parece um espetáculo de profissionais. Minha filha tem nove anos e participa há três do projeto, que fez ela se desenvolver muito. Ela adora e nós também”.

 

Silvânia de Melo Silva, moradora do Parque dos Faróis, foi prestigiar a sobrinha de sete anos que também se apresentou pela segunda vez. “O projeto ensina muito a eles. Modifica bastante o comportamento, o pensamento deles. Para nós, da família, é um privilégio vê-los em uma apresentação como essa”.

 

A moradora do Porto Grande, Maria José Teles, mãe de Cailane, sete anos, também afirma que o projeto trouxe desenvolvimento para a filha e seus coleguinhas. “Eles gostam muito e percebo o aprendizado, além de gostar do balé, da dança, do teatro, aprendem e se divertem, isso é muito bom. Pense na emoção que estamos sentindo hoje”, enfatizou Maria José.

 

Beatriz Dias Santos, 15 anos, aluna do colégio José do Prado Franco Sobrinho, no Marcos Freire I, há quatro anos participa do projeto. “Acho maravilhoso e emocionante para todos nós. Resumo tudo isso à palavra família, pois considero a todos como uma segunda família. É muito bom treinar, ensaiar o ano todo e agora ir ao palco e se apresentar para tanta gente. Ficamos um pouco nervosos, mas depois passa”, diz Beatriz antes de começar a apresentação.

 

Para Carlos André dos Santos, morador do Porto Grande, foi emocionante a apresentação da filha que, pela primeira vez, vai ao teatro. Ele estava ao lado da filha Salete Tereza Mota Santos, 9, que se apresentou pela primeira vez. “Gostei muito de participar e, no próximo ano, quero participar novamente. Estou muito feliz”, disse Salete após a apresentação.

 

Lucas Vinicius Xavier Costa 11 anos, mora no conjunto João Alves. Ele fez três participações na apresentação como o ‘encantador’. “Acho muito educativo, nós aprendemos sobre o meio ambiente, sobre teatro, dança, música, aprendemos muito com os colegas também. Um vai ajudando o outro nos ensaios e é muito divertido”.

 

Fonte: Secom Prefeitura de Socorro



27-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter