Na Política

Biblia Online

14/11/13 | 23:56h (BSB)

SEC promove workshop com cineasta brasileiro que reside em Nova Iorque

A Secretaria Especial de Cultura/Funcaju, através do Departamento de Arte e Cultura traz a Aracaju, Yves Goulart, produtor e cineasta brasileiro, radicado em Nova Iorque. Ele estará na capital sergipana de 27 a 29 deste mês, para realização de um workshop com o tema "Documentário Independente no Brasil". Na oportunidade, o filme "Além da Luz", que relata o universo dos deficientes visuais, será exibido.

 

Poderão participar do workshop estudantes e profissionais da área de áudio visual. Os interessados devem realizar suas inscrições de 18 a 22 de novembro, na rua Estância, 39, Centro, no Departamento de Arte e Cultura. Informações 3179-3695. As inscrições são gratuitas.

 

Yves Goulart

Brasileiro natural de Santa Catarina, radicado em Nova York, Yves Goulart é produtor e cineasta. Ele iniciou sua carreira artística em 1995, como ator nos palcos paranaenses, trabalhou na TV Globo e em diversas produções cinematográficas. Formou-se em Cinema com pós-graduação em Educação/Cinema, na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro.

 

Como cineasta, produziu e dirigiu oito filmes que participaram de diversos festivais e mostras nacionais e internacionais de cinema: Ouro Negro (2003), Iluminuras (2003) Na Rota do Comboio Cultural (2008), Lavagem do Bonfim da Bahia A Nova York (2009), Além da Luz (2010) Villa-Lobos Por Uma Soprano (2011), Machado 21 (2012), Making Of - A Música Segundo Tom Jobim (2012).

 

Em 2010, Goulart recebeu o prêmio 'Brazilian Press' da imprensa brasileira nos Estados Unidos, pelo destaque obtido em suas realizações na área de cinema. No mesmo ano, foi nomeado 'Personalidade Lusófona do Ano' pela Associação CHAMA, da Universidade de Strasbourg, na França.

 

Além da Luz

"Além da Luz" mostra a realidade dos cegos no Brasil e nos Estados Unidos e é um dos pioneiros na técnica de audiodescrição. Tudo que acontece no telão é narrado, todas as cenas, os movimentos, o que faz com que o cego possa ir ao cinema e "assistir" ao filme. Produção independente, o documentário foi gravado no interior de Santa Catarina, nas cidades de Criciúma, Urussanga e Cocal do Sul, no Rio de Janeiro, em Nova York e na França. Em "Além da Luz" sete cegos brasileiros mostram com muito otimismo, humor e desenvoltura como vivem uma vida normal e até às vezes mais produtiva que muitas pessoas que enxergam.

 

O filme que tem duração de 82 minutos já participou de sete festivais, sendo que levou o Prêmio Especial do Júri Popular no Festival de Cinema Brasileiro (2010) em Pequim, na China e a Palma de Ouro, no Festival Internacional de Cinema do México (2010). Teve ainda apresentações especiais na ONU, em Nova York, na Unesco, em Paris e no Senado Federal Brasileiro, na Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

 

Por Alexandra Brito



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter