Na Política

Biblia Online

15/10/13 | 06:41h (BSB)

Sergipe Mais Justo: oficina sobre forró atraiu jovens de São Cristóvão

O forró deu o tom de uma oficina cultural realizada na comunidade Parque Santa Rita, em São Cristóvão. O curso foi mais uma ação do Edital de Apoio a Oficinas Culturais, realizado em parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e que faz parte do plano ‘Sergipe Mais Justo’.

 

A oficina, intitulada ‘Tocando e dançando: do corpo ao instrumento’, realizada entre os meses de maio e agosto, atraiu alguns jovens da comunidade com idades entre 16 e 29 anos, que puderam aprender a tocar instrumentos e a trabalhar os principais ritmos que compõem o forró, como o xote e o baião, com os músicos Pedrinho e Vinícius Mendonça. “Na oficina os participantes puderam utilizar instrumentos como triângulo, agogô, zabumba, entre outros”, explica a proponente do projeto, Kelly Pereira.

 

Segundo ela, a ideia da oficina surgiu no momento em que ficou sabendo do edital, unido a um desejo antigo de realizar algum tipo de atividade cultural voltada para a comunidade da sua cidade. “Sempre tive vontade em desenvolver um trabalho com dança e música em comunidades economicamente e culturalmente carentes”, afirma.

 

Para Kelly, a aceitação da oficina por parte dos participantes foi grande, tendo um bom aproveitamento por aqueles que chegaram até o fim. “Conseguimos realizar a oficina com êxito e acredito que alcançamos o nosso objetivo com aqueles que permaneceram até o fim. Alguns dos alunos lamentaram o término da oficina, desejando que outras oportunidades como estas voltassem a acontecer. Isso nos deixou felizes e estimulados a tentar dar continuidade ao trabalho que iniciamos, uma vez que acreditamos que iniciativas como estas devem ser contínuas”, defende.

 

Kelly ressalta ainda a importância deste edital para a realização desta oficina, bem como de todas as outras que foram contempladas e que vem mudando a realidade das comunidades assistidas. “O edital foi importante porque possibilitou a realização de um trabalho que não poderia ocorrer sem financiamento e que com certeza foi muito fundamental para aqueles que participaram, já que o acesso a conhecimentos referentes ao fazer artístico são raros para estas comunidades”, finalizou.

 

Sobre o Edital de Oficinas

O Edital de Apoio à Oficinas Culturais contemplou 30 projetos com perspectivas diferentes e que abrangem áreas como artes plásticas, cultura negra, dança, artesanato, cultura popular, música, fotografia, literatura, entre outras, mantendo como foco, sempre, a inclusão social através da cultura.

 

O projeto é uma realização do Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Cada um dos 30 contemplados recebeu uma verba de R$ 15 mil para executar seus projetos ao longo de 2013.

 

Da ASN



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter