Na Política

Biblia Online

14/10/13 | 10:27h (BSB)

Festa dos Lambe-shjos e Caboclinhos encanta sergipanos e turistas

A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura realizou ontem, (13), mais uma edição da tradicional festa dos Lambe-Sujos e Caboclinhos, uma encenação teatral de rua que acontece todos os anos no segundo domingo de outubro. O evento encanta sergipanos e turistas, que nesta data lotam o município histórico para prestigiar mais uma preservação das manifestações folclóricas.

 

A programação teve início às 4h30min, com a alvorada e cortejo dos Lambe-Sujos e Caboclinhos pelas principais ruas da cidade. Ainda pela manhã, foi realizada uma bênção em frente à igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Este ano, a tradicional peleja não foi realizada por conta da forte chuva que vem atingindo diversos municípios sergipanos.

 

Quem vem à festa já sabe que o uso de roupas velhas é um requisito a ser levado a sério. "Você pode correr e se esconder, mas em algum momento um lambe-sujo vai te dizer, dá, dá, iô iô e mesmo que você dê o dinheiro que ele pede, o agradecimento será um abraço bem melado", destacou o secretário municipal de Cultura, Irineu Fontes.

 

O prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala) frisou que as festas populares são prioridade da atual gestão, por este motivo a prefeitura não mede esforços para garantir o sucesso da batalha entre lambe-sujos e caboclinhos."É muito bonito de se ver as manifestações populares, ainda mais nesta cidade que possui uma riqueza cultural diversificada. Por isso, a prefeitura não mede esforços para garantir o sucesso dessa festa tão importante e tradicional de Laranjeiras. Nesta data, a cidade fica lotada de sergianos e turistas, que vem conferir de perto uma das maiores encenações teatrais de rua", frisou o gestor.

 

O evento dura o dia inteiro e é considerado uma das maiores manifestações de teatro espontâneo ao ar livre do mundo. Festa do Lambe-Sujo x Caboclinhos, conta a história dos escravos africanos e como suas fugas e artifícios confundiam os capitães do mato. O próprio termo "Lambe-Sujo" vem da camuflagem que os escravos aplicavam sobre o corpo para facilitar sua fuga. A luta entre estes e os índios, devido à instalação dos quilombos em territórios dos "caboclinhos.

 

O Lambe-Sujo possui um número ilimitado de participantes dentre eles, existe o rei, o primeiro e segundo feitores, mãe Suzana, princesa e negros. Nos Caboclinhos, o rei e a rainha, cacique, pajé e caboclinhos. De short e gorro de flanela vermelhos são os adereços pessoais de cada brincante que colore as ruas da cidade. Os lambes-sujos pintam o corpo com uma mistura de tinta preta e melaço de cana e carregam uma foice símbolo da luta pela liberdade. Já os caboclinhos pintam o corpo de vermelho e se vestem como índios, com saiote e colar de penas.

 

Fonte: Ascom



28-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter