Na Política

Biblia Online

10/10/13 | 16:48h (BSB)

Laranjeiras realiza neste domingo festa dos Lambe-sujos e Caboclinhos

A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura realiza neste domingo, (13), mais uma edição da tradicional festa dos Lambe-Sujos e Caboclinhos, que todos os anos é encenada no segundo domingo de outubro. A programação terá início às 4h30min, com a alvorada e cortejo dos Lambe-Sujos e Caboclinhos pelas principais ruas da cidade. Às 9h é realizada uma bênção em frente à igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, às 15h30min, acontecerá a chamada peleja, que se encerra pontualmente às 17h.

 

Para garantir a tranqüilidade de laranjeirenses e turistas, a prefeitura solicitou reforço policial da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), como também, o juiz da comarca local, Amintas Noronha, determinou que fossem fechados todos os bares da cidade já na noite de sábado, reabrindo no domingo pela manhã normalmente.

 

“Laranjeirenses e turistas devem ficar tranqüilos. Tomamos medidas preventivas para coibir a ação de pessoas mal intencionadas e solicitamos reforço policial, que foi atendido prontamente pela SSP/SE. Desde o sábado à noite e durante todo o domingo teremos em Laranjeiras policiais da CPRV, GATI e Choque, como também iremos contar com 8 militares no plantão”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Gilberto Madureira.

 

O secretário informou ainda que: “os policiais vão iniciar os trabalhos no sábado a partir das 21h. Eles estarão atentos aos sons de mala (paredões) e aos motociclistas que fazem alterações no escapamento das motos para emitir barulho. Quem for pego, responderá conforme as penalidades da lei. Além disso, fica proibida também a comercialização de bebidas alcoólicas em bares e em isopores de vendedores ambulantes a parir das 22h do sábado. A atividade será retomada na manhã de domingo”, frisou Gilberto.

 

Tradição - Quem vai à festa já sabe que o uso de roupas velhas é um requisito a ser levado a sério. "Você pode correr e se esconder, mas em algum momento um lambe-sujo vai te dizer, dá, dá, iô iô e mesmo que você dê o dinheiro que ele pede, o agradecimento será um abraço bem melado", conta o secretário municipal de Cultura, Irineu Fontes.

 

O evento dura o dia inteiro e é considerada uma das maiores manifestações de teatro espontâneo ao ar livre do mundo. Festa do Lambe-Sujo x Caboclinhos, conta a história dos escravos africanos e como suas fugas e artifícios confundiam os capitães do mato. O próprio termo "Lambe-Sujo" vem da camuflagem que os escravos aplicavam sobre o corpo para facilitar sua fuga. A luta entre estes e os índios, devido à instalação dos quilombos em territórios dos "caboclinhos.

 

O Lambe-Sujo possui um número ilimitado de participantes dentre eles, existe o rei, o primeiro e segundo feitores, mãe Suzana, princesa e negros. Nos Caboclinhos, o rei e a rainha, cacique, pajé e caboclinhos. De short e gorro de flanela vermelhos são os adereços pessoais de cada brincante que colore as ruas da cidade. Os lambes-sujos pintam o corpo com uma mistura de tinta preta e melaço de cana e carregam uma foice símbolo da luta pela liberdade. Já os caboclinhos pintam o corpo de vermelho e se vestem com índios, com saiote e colar de penas.

 

No período da tarde é vez das figuras reais dos grupos entrarem em cena. Enquanto os lambe - sujos buscam seu rei, o pai Juá e sua mãe Susana, os caboclinhos buscam seus príncipes e princesas. Começa então a fase crucial da festa aonde os grupos folclóricos encenam a derrota dos negros todos são sempre acompanhados por grupos musicais.

 

Fonte: Ascom



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter