Na Política

Biblia Online

08/10/13 | 05:56h (BSB)

Museu do Mangue recebe o projeto Consciência no Manguezal

Viabilizar medidas necessárias à preservação do Parque Ecológico Tramanday. É com este pensamento que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Torre Empreendimentos e alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), reforçou em mais uma iniciativa a ideia do projeto Consciência no Manguezal. O local escolhido para a nova ação foi o Museu do Mangue, localizado na Coroa do Meio, ao sediar nos dias 3 e 4 de outubro atividades alusiva ao ecossistema.

 

Atividades lúdicas, demonstração do artesanato da Oficina de Papel da Emsurb, exposição de espécies do manguezal, peças teatrais e uma exposição do trabalho dos agentes ambientais em relação à coleta seletiva fizeram parte do evento.

 

De acordo com a assessora técnica da Emsurb, Juçara Benetti, a iniciativa reforça a importância da preservação e a consciência ambiental. "O órgão tem se mostrado muito participativo com as questões que envolvem a preservação dos manguezais e em especial ao Tramanday. Para o evento viabilizamos a vinda de alunos da rede municipal para que conheçam o projeto, a participação de agentes ambientais com atividades lúdicas, a Oficina de Papel e todo apoio foi dado para o desenvolvimento do evento", disse à gestora que desenvolve o projeto ao lado de Trícia Dantas, também assessora técnica da Emsurb.

 

"O evento (Re)Pensar o Parque Ecológico do Tramanday proporcionou a problematização da situação atual desta Área de Proteção Ambiental (APA), evidenciando os problemas socioambientais desde a sua criação. A ação tornou-se possível através da parceria entre UFS, EMSURB, SEMA e TORRE, ao tratar da contextualização e sensibilização dos processos de degradação que os manguezais de Aracaju vêm sofrendo, sobretudo com o crescimento demográfico e o mercado imobiliário, em especial o Parque Ecológico do Tramanday. Por isso, expor e dialogar sobre esses problemas socioambientais tão presentes em nosso cotidiano para alunos da Rede Municipal de Ensino é mais uma ferramenta de sensibilização e formação de cidadãos críticos e reflexivos, no sentido de buscar uma sociedade ambientalmente sustentável e socialmente justa", explicou a professora do curso de Biologia da UFS, Aline Nepomuceno.

 

Estiveny Celestino aluno da Escola Municipal Anísio Teixeira comentou sobre a visita. "Na escola ouvimos falar sobre o manguezal, os animais que vivem nele e hoje conhecemos ainda mais sobre este ambiente. Eu adorei a visitar o museu", justificou.

 

Da PMA



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter