Na Política

Biblia Online

24/09/13 | 06:32h (BSB)

VII Primavera dos Museus trará exposição do artista plástico Nelsino Pastor

Em Sergipe, a sétima edição do evento nacional que abrilhanta a chegada da estação das flores, a Primavera dos Museus, será marcada pela divulgação das potencialidades culturais brasileiras em diversas unidades museais do Estado, entre elas o Museu Histórico de Sergipe, no município de São Cristóvão. O espaço, gerenciado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançará na próxima quarta-feira, 25, a partir das 11h, a exposição temporária "Sob o céu azul um mundo caótico e injusto", assinada pelo artista plástico Nelsino Pastor.

 

A homenagem ao artista plástico fará parte do evento realizado em Sergipe, cuja programação foi iniciada nesta segunda-feira, 23, e será finalizada em 23 de outubro, com atividades que se propõem a enaltecer a cultura negra nos museus sergipanos. De acordo com o curador da exposição, Nivaldo Oliveira, serão trazidas ao Museu Histórico de Sergipe 16 peças que poderão ser apreciadas pelo grande público durante trinta dias.

 

“Em virtude da ausência do artista plástico por motivo de força maior, pretendo trazer à Sergipe as belíssimas peças que traduzem a beleza do céu da Bahia. Essa nobre iniciativa que conta com o apoio do Governo de Sergipe, através da Secult, pretende tornar ainda mais atrativa a programação da ‘VII Primavera dos Museus’, evento que por si só enfatiza os encantos da natureza e da cultura por ela também inspirada”, detalha o curador.

 

Para Nelsino, que além de transpor para as telas o lirismo do tema nuvens, atua como restaurador de pinturas, a oportunidade de participar de um evento de tamanho porte, na quarta cidade mais antiga do Brasil, é única. “Serão exibidas as pinturas executadas do que se pode observar das nuvens a olho nu, em diferentes perspectivas, desde o seu conceito científico até o teológico. Considerando o desafio da mobilidade das nuvens e a riqueza de paisagens inspiradoras, como o pôr-do-sol visto do Farol da Barra, em Salvador, a exposição tende a provocar boas sensações nos sergipanos”, assegura.

 

O artista

Nelsino Pastor é bacharel em Artes Plásticas, formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também concluiu bacharelado em Jornalismo. O artista plástico participa de diversas exposições individuais desde 1990 e coletivas, desde 1998, colecionando trabalhos em acervos em instituições, como o Instituto de Cacau da Bahia, na cidade de Ilhéus, e na Associação de Professores Universitários da Bahia (APUB), em Salvador.

 

Primavera dos Museus

Trata-se de um projeto coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), mediante ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país. O evento acontece anualmente desde 2007 e nesta edição, traz o tema ‘Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira’, na perspectiva de divulgar todas as potencialidades culturas existentes no Brasil.

 

Em Sergipe, o Governo do Estado através da Secult, está promovendo uma vasta programação em homenagem à cultura negra nos espaços museais administrados pelo poder público estadual, cuja cerimônia de abertura será realizada nessa terça-feira, 24, no Museu de Arte Sacra, em Laranjeiras, com a exposição “Coroação das Taieiras” e apresentação do grupo Renantique, que faz parte do projeto ‘Patrimônio em Concerto’, em parceria com a Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac).

 

Da Secult/SE



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter