Na Política

Biblia Online

23/09/13 | 06:31h (BSB)

Delegados municipais se preparam para a Conferência Estadual de Cultura

A Secretaria de Estado da Cultura está a mil com os preparativos para a II Conferência Estadual de Cultura, que acontece nos dias 26 e 27 de setembro, no Clube do Banese, em Aracaju. Esta Conferência reunirá delegados de diversos municípios sergipanos, escolhidos através das Conferências Municipais realizadas no decorrer do ano, e selecionará alguns deles para a III Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada de 26 a 29 de novembro, em Brasília.

 

Cerca de 100 delegados participarão da Conferência, e muitos deles já estão ansiosos com a possibilidade de auxiliar o Estado em um processo tão importante como os debates da Conferência Nacional de Cultura. Este é o caso da estudante de biblioteconomia, Ingrid Fabiana.

 

Ela que atua na Biblioteca da cidade de Estância defende que é necessário que os pontos levantados durante a Conferência sejam amplamente discutidos e colocados em prática. “Temos que mostrar nossas necessidades e depois cobrar dos governantes políticas públicas para essas demandas”, frisou.

 

Quem também está com boas expectativas para Conferência é a historiadora e coordenadora do curso de museologia da Universidade Federal de Sergipe, Janaína Cardoso. Ela que foi escolhida como delegada pelo município de Laranjeiras, espera que através da Conferência possa se discutir um formato de política pública que atenda a multiplicidade culturas e manifestações artísticas de Sergipe, respeitando as singularidade de cada uma.

 

“Além disso sejamos que essa sejam políticas pública criadas sem questões partidárias, e que estejam ligadas ao movimento cultural sergipano como um todo. Assim, poderemos aplicar com ainda mais critério, a ideia de sergipanidade e poderemos mostrar essa cultura tão rica que existem em Sergipe, para todo o país”, completa.

 

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, os delegados municipais são fundamentais para que a Conferência possa suprir as expectativas e levar pontos importantes a respeito da política cultural de Sergipe para Brasília. “Através dessas pessoas que acompanham diariamente o que o fazer cultural e artístico em Sergipe, é que levantaremos boas questões e escolheremos os mais preparados para nos representar na Conferência Estadual”, destaca a gestora.

 

Sobre a Conferência Estadual

A Conferência Estadual de Cultura acontecerá durante todo o dia, das 8h às 18h (com intervalo para o almoço). Delegados escolhidos em seus municípios, pessoas importantes da cena cultural do Estado e demais representantes da sociedade civil poderão participar do evento. Porém, àqueles que não são delegados, nem convidados, não terão direito a voz, nem a voto nos debates.

 

O evento se configura como um passo importante para consolidação dos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura, bem como para a formatação do Plano Estadual de Cultura, reformulação do Plano nacional de Cultura e firmação de importantes políticas públicas para esta área. A etapa nacional, por sua vez, reunirá representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de membros do governo.

 

Da Secult/SE



19-05-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter