Na Política

Biblia Online

11/09/23 | 05:36h (BSB)

Mais de 5,6 mil capelenses são atendidos durante ‘Sergipe é aqui’

A população de Capela, localizado no leste sergipano, atendeu ao chamado e aproveitou os mais de 150 serviços e ações levados pelo Governo do Estado durante o ‘Sergipe é aqui’, realizado no município. Na 10ª edição do Governo Itinerante foram realizados 5.685 atendimentos. Cerca de 570 colaboradores, das mais de 15 secretarias e órgãos da administração pública estadual, além das equipes da Prefeitura de Capela, participaram da ação. Nas dez edições já realizadas, o ‘Sergipe é aqui’ totaliza 44.627 atendimentos.

Esta ação de governo, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), tem por objetivo aproximar a gestão estadual da população, no município em que ela reside, levando até os cidadãos serviços que são ofertados pelo governo. No dia em que acontece, a capital do estado é transferida simbolicamente para o município.

Mais procurados

Em Capela, as unidades móveis – carretas e ônibus – foram responsáveis por 40,12% dos atendimentos realizados. Já os serviços ofertados no espaço da Secretaria de Estado da Administração (Sead) corresponderam a 40,6% do total, seguidos pelos da Polícia Civil (29,9%) e os da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), 24,7%.

Na área da Saúde, o município de Capela ficou marcado como o primeiro a zerar a fila de cirurgias eletivas pelo programa Opera Sergipe. Lá foram realizados 16 atendimentos durante o 'Sergipe é aqui'. Já o programa Sorrir Sergipe, que tem como objetivo ações de conscientização e detecção precoce do câncer da cavidade oral - mais conhecido como câncer de boca, foram feitos 120 atendimentos para avaliação, triagem e encaminhamentos, além da entrega de 120 kits para higiene bucal.

Nas carretas do homem e da mulher foram realizados 265 atendimentos, entre consultas com especialistas e exames como ultrassonografias e citologia, além de verificação de pressão arterial e glicemia. Foram realizados, ainda, 420 testes rápidos nas Unidade Móvel Fique Sabendo, para detecção de sífilis, HIV e hepatites B e C, além de palestras educativas sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. Trinta e duas pessoas fizeram o cadastramento para doação de medula óssea, ação levada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH).

Serviço sempre muito procurado durante todas as edições do 'Sergipe é aqui', em Capela não foi diferente e 278 pessoas foram beneficiadas com a emissão gratuita da 1ª ou 2ª via da carteira de identidade.

Mais uma vez as equipes da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) participaram do Sergipe é aqui' e na área de cadastramento e atualização do Cadastro Único (Cadúnico) foram 25 pessoas atendidas, outras 42 foram beneficiadas pelo programa RG Inclusivo, para pessoas com deficiência, idosos, grávidas e transexuais.

No Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) Móvel levado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), a Defensoria Pública realizou 140 atendimentos, durante o Governo Itinerante em Capela, para emissão gratuita de certidão de nascimento, casamento e óbito, ações familiares (como divórcio, pensão alimentícia e união estável) e ações criminais, além de orientação para questões de procedimentos de saúde. Também foram emitidos 30 documentos de Passe Livre Intermunicipal para idosos e pessoas com deficiência.

Saúde animal

No serviço de Castramóvel, ofertado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por Meio da Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal), foram 80 atendimentos no Castramóvel, entre consultas e avaliações, realização de 57 castrações de felinos e caninos e dez aplicações de vacina antirrábica.

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou, em Capela, 127 atendimentos na unidade móvel, onde os usuários puderam solicitar diversos serviços como ligação ou religação de água, parcelamentos, solicitação de tarifa social ou transferência da titularidade.

A parte esportiva foi bem movimentada durante o 'Sergipe é aqui' em Capela. Trezentas e uma pessoas participaram das oficinas práticas de atividades físicas, vivências esportivas em diversas modalidades e aula funcional.

Aprovação

A população que compareceu à edição do ‘Sergipe é aqui’ em Capela aprovou os serviços e ações levados pelo Governo do Estado. A moradora do conjunto João Nunes, Joaninha dos Prazeres Silva, de 67 anos, foi uma delas. Logo cedo, ela marcou presença e fez teste rápido na Unidade Móvel do Fique sabendo da Secretaria do Estado da Saúde. “Essa ação é muito boa para a população local. Meu atendimento foi bem rápido. A gente aqui de Capela estava precisando de um serviço assim”, elogiou.

O ‘Sergipe é aqui’ é uma oportunidade para colocar os exames em dia. Esse foi o caso do trabalhador rural Edvaldo Silva Santana, que saiu do Povoado Pirunga para fazer seus exames na Carreta do Homem. “A gente aproveita uma ação dessa para se cuidar e economizar, não é? Já que os serviços oferecidos aqui são de graça”, observou. 

O aposentado José Cláudio Santana Santos aproveitou para castrar suas duas gatas. No dia anterior ele foi até o local para a triagem de seus animais e no dia da ação conseguiu resolver a sua necessidade. “É muito bom ter o Castramóvel aqui. Com a castração conseguimos diminuir o número de gatos nas ruas”.

Investimentos

Durante o ‘Sergipe é aqui’ em Capela, o Governo do Estado também entregou equipamentos para segurança pública e autorizou convênio e obras de infraestrutura em benefício dos capelenses, frutos de um investimento total de R$ 5.706.316,97. Foram ainda assinadas ordens de serviço para obras de recapeamento asfáltico, implantação e pavimentação de vias.

Na oportunidade, o governador Fábio Mitidieri também autorizou os serviços de reforma da Delegacia de Capela, um investimento de R$ 136.246,38 para melhoria do espaço, que tem área de 255,62 metros quadrados, com alojamentos, gabinete do delegado, cartórios, custódia de material, dentre outros ambientes necessários à atuação da Polícia Civil. Parte dos recursos é proveniente de emenda parlamentar do senador Alessandro Vieira.

Próxima edição


E a 11ª edição do ‘Sergipe é aqui’ desembarca na próxima sexta-feira, 15, em Santo Amaro das Brotas, município da grande Aracaju. Lá, os serviços e as ações serão desenvolvidos no Colégio Estadual Esperidião Monteiro, localizado na praça Coronel Jacinto Ribeiro, a partir das 8 horas.

Da Ascom



28-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter