Na Política

Biblia Online

21/11/19 | 14:24h (BSB)

Professores anunciam greve por tempo indeterminado

Ampliar Foto

Sintese

Do Portal NaPolítica

 

Os professores das escolas da rede estadual irão paralisar as atividades por tempo indeterminado, a partir da próxima terça-feira, 26. A decisão foi feita durante assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, 21.

Os motivos são dois Projetos de Lei (PL) encaminhados para Assembleia Legislativa (Alese) nesta semana e que estão causando desentendimento entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) e o Governo do Estado. Os dois entendem os efeitos dos PLs de forma diferente.

De acordo com o Sintese, se o projeto que altera a regra do triênio dos professores da ativa e aposentados for aprovado, ocasionará em “uma redução salarial que pode chegar a 40% da remuneração”. Outro ponto é a carga horária, que “só professores e professoras que têm 16 anos de serviço poderão continuar com o direito”.

O Governo confirma que enviou dois PLs para a Alese, mas que “nenhum deles há discussão sobre retirada de triênio dos professores ou diminuição de salários dos servidores da educação”. Será enviada uma emenda à Casa Legislativa para que não ocorra interpretações indevidas.

Ainda esclarece que o primeiro projeto tem o objetivo de “promover uma extinção dessas reduções [da carga horária dos professores da rede estadual ao longo da carreira], o que provocará uma economia na folha de pagamento”. O segundo PL trata da “incorporação de gratificações para professores em período de aposentadoria”. A greve poderá ser cancelada, se o governo recuar com esses projetos.

 

Da redação



26-04-2024
 

 

 

Resultados - Elei��es

 

Setransp

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter